CONECTANDO MULTISSEMIOSES E TECNOLOGIAS DIGITAIS À PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Gilda das Graças e Silva Universidade Federal de Uberlândia/ PROFLETRAS
  • Maria Aparecida Resende Ottoni Universidade Federal de Uberlândia (UFU) / Instituto de Letras e Linguística (ILEEL)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v6i3.2434

Resumo

Partindo da relevância de um ensino de Língua Portuguesa voltado para as práticas sociais de uso da linguagem, apresentamos, neste artigo, um protótipo de leitura e análise crítica e de produção de textos multissemióticos em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental. Baseamo-nos na Análise de Discurso Crítica (ADC) proposta por Fairclough (2003), na proposta da pedagogia de multiletramentos (ROJO, 2012, 2015; COPE; KALANTZIS, 2006, 2008) e nos letramentos digitais (DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016). Esse protótipo prioriza o ensino de gêneros discursivos digitais do cotidiano do aluno, compartilhados em redes sociais e em aplicativos. Tal escolha deve-se ao fato de vivermos na era das linguagens fluidas - era digital, na qual nos deparamos com a necessidade de estratégias que correspondam com as demandas atuais do ensino e com as dos alunos. Dessa forma, destacamos que a escola é o espaço ideal para desenvolvimento dessas habilidades, para a promoção da autonomia e para o fortalecimento identitário do aluno. 

 

Biografia do Autor

Gilda das Graças e Silva, Universidade Federal de Uberlândia/ PROFLETRAS

Mestranda em Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras na Universidade Federal de Uberlândia, na área de Linguagens e Letramentos. É professora da Educação Básica na rede pública há 22 anos e na SEEDF, atuou também como Coordenadora Intermediária e colaborou na construção do Currículo em Movimento da Educação Básica.

Maria Aparecida Resende Ottoni, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) / Instituto de Letras e Linguística (ILEEL)

MARIA APARECIDA RESENDE OTTONI possui graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de Uberlândia (1988), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (1999) e doutorado, também em Linguística, área de concentração Linguagem e Sociedade, pela Universidade de Brasília (2007). Fez um estágio de doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sob a orientação do prof. Dr. Carlos Gouveia. Ministrou aulas de Lingua Portuguesa e Literatura Infanto-Juventil para turmas de 5o. ao 8o. ano, na Escola de Educação Básica da UFU, onde também atuou como coordenadora da CARO Aluno e Professor - Coordenação Acadêmica para a Relação e Orientação ao Aluno e Professor. Ministrou ainda aulas em diferentes cursos em faculdade particular. Atualmente, é docente dos cursos de Letras e de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, da Universidade Federal de Uberlândia, e dos Programas de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Foi coordenadora local do PROFLETRAS. Seu trabalho é voltado para o ensino de Língua Portuguesa, a análise crítica do discurso, os gêneros discursivos, para a análise da constituição/representação das identidades e para o humor.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

e Silva, G. das G., & Ottoni, M. A. R. (2017). CONECTANDO MULTISSEMIOSES E TECNOLOGIAS DIGITAIS À PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Do Sell, 6(3). https://doi.org/10.18554/rs.v6i3.2434