ANÁLISE DOS SLOGANS DE PRODUTOS DE BELEZA COM BASE NOS TIPOS DE ARGUMENTO E NOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS

Autores

  • Fernanda Alvarenga Rezende Universidade Federal de Uberlândia-UFU

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v7i2.2775

Palavras-chave:

Tipos de Argumento, Operadores Argumentativos, Slogans de Produtos de Beleza, Público Feminino

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar catorze slogans de produtos de beleza desenvolvidos, principalmente, para o público feminino, com o intuito de definir os tipos de argumentos mais utilizados pelos publicitários para chamar a atenção das mulheres e, assim, persuadi-las a comprar o produto. Além disso, também observamos a presença dos operadores argumentativos, que servem para indicar a força argumentativa dos enunciados. Em uma sociedade que valoriza tanto a imagem e a beleza, pretendemos desvendar o que se esconde por trás do véu da publicidade dos produtos de beleza e, desse modo, conhecer as estratégias utilizadas pelos profissionais da área para divulgarem seus produtos.

Biografia do Autor

Fernanda Alvarenga Rezende, Universidade Federal de Uberlândia-UFU

Docente/Doutora-Escola de Educação Básica - Eseba

Referências

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 13. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2009.

ALMEIDA, Lucimar de. Análise semântica de operadores argumentativos em textos publicitários. 2001. 187 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Letras e Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001.

CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. A força das palavras: dizer e argumentar. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

DUCROT, Oswald. Provar e dizer: linguagem e lógica. São Paulo: Global, 1981.

DUCROT, Oswald. Argumentação e “topoi” argumentativos. In: GUIMARÃES, Eduardo (Org.). História e sentido na linguagem. São Paulo: Pontes, 1989, p. 13-38.

GUIMARÃES, Eduardo. Texto e argumentação: um estudo de conjunções do Português. Campinas, SP: Pontes, 1987.

KOCH, Ingedore G. Villaça. Linguagem e argumentação. In: A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1992. p. 29-61.

KOCH, Ingedore G. Villaça. A inter-ação pela linguagem. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1995.

PERELMAN, Chaїm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

REBOUL, Olivier. Como identificar os argumentos? In: Introdução à retórica. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

TERRA, Ernani; NICOLA, José de; CAVALETTE, Floriana Toscana. Português para o ensino médio: língua, literatura e produção de textos. Série Parâmetros. São Paulo: Scipione, 2002.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Rezende, F. A. (2018). ANÁLISE DOS SLOGANS DE PRODUTOS DE BELEZA COM BASE NOS TIPOS DE ARGUMENTO E NOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS. Revista Do Sell, 7(2). https://doi.org/10.18554/rs.v7i2.2775