O EU-LITERÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE AUTORA, OBRA E LEITOR NO CONTO “O ANJO” DE MARIELL

Autores

  • Antonio Daniel Felix Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
  • Wellingson Valente dos Reis

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v7i2.3026

Palavras-chave:

Recepção, Relação Literária, Eu-Literário

Resumo

Este trabalho visa discutir a respeito de como ocorre a relação entre autor, obra e leitor, em especial, entre esses dois últimos, a partir de uma análise do conto “O anjo” de Marielle e da análise da recepção dele por um grupo de universitários do curso de licenciatura plena em língua portuguesa.  E, a partir dessas análises, visamos descobrir as possíveis relações entre o primeiro e o segundo plano, isto é, as relações entre a obra em si e o conhecimento de mundo de cada leitor, e o pólo artístico, momento em que o autor escreve a obra, e o pólo estético, momento em que o leitor ler a obra, buscando mostrar quais signos linguísticos cooperam para essa possível relação entre autor, obra e leitor. Este trabalho terá como base, principalmente, os estudos de Iser (1996) seguidos pelas contribuições de Compagnon (2010) e Zilberman (2001) dentre outros.

Biografia do Autor

Antonio Daniel Felix, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Graduação em Letras - Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Referências

BAKHTIN, Michail Mikhailovitch. Estética da criação verbal. Introdução e tradução de Paulo Bezerra. 6ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

______ Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 16ª ed. São Paulo: Hucitec, 20014.

CÂNDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. 9ª ed. Rio de Janeiro: Ouro e Prata, 2006.

CARDOSO, Marielle Pereira. Diário de uma escritora. Disponível em: <http://mcardosoescritora.blogspot.com.br/p/sobre.html?m=1>. Acesso em: 23 dez. 2017.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão, Consuelo Fortes Santiago. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

ECO, Umberto. Obra aberta: formas e indeterminações nas poéticas contemporâneas. 10ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Vol. 1-2. Tradução de Johannes Kretschmer. 34ª ed. São Paulo: Editora 34, 1996.

JAUSS, Hans Robert, A história da literatura como provocação à teoria literária. Vol. 36. São Paulo: Editora Ática, 1994.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2013.

PORTELLA, Eduardo. Teoria da comunicação literária. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1970

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.

ZILBERMAN, Regina. Fim do livro, fim dos leitores? São Paulo: Editora Senac, 2001.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Felix, A. D., & dos Reis, W. V. (2018). O EU-LITERÁRIO: UMA ANÁLISE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE AUTORA, OBRA E LEITOR NO CONTO “O ANJO” DE MARIELL. Revista Do Sell, 7(2). https://doi.org/10.18554/rs.v7i2.3026