A modalidade Veridictória na articulação do suspense

Autores

  • Leliane Regina Ortega Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho Universidade Federal do Maranhão - UFMA http://orcid.org/0000-0002-9715-2099
  • Antônio Carlos Santana Souza Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v8i1.3556

Palavras-chave:

Semiótica, Modalidade Veridictória, Suspense.

Resumo

O suspense, como fio condutor de algumas narrativas, mobiliza a ansiedade do leitor e por meio da tensa espera prende sua atenção até o desfecho do enredo e a revelação do inesperado. A Semiótica francesa ou greimisiana oferece subsídios, em suas fases de aprofundamento do estudo do texto, para compreendermos como a modalização do ser, especialmente por meio da modalização veridictória do segredo, auxilia essa construção tão presente em novelas, filmes, romances e em diversos tipos de narrativas. Nosso objetivo nesse trabalho é revisitar alguns conceitos da Semiótica que nos ajudem a compreender a modalização veridictória, como modo de construção do suspense por meio da estrutura modal do não parecer/ser que subsidia a formação do segredo, responsável por aguçar e prender o interesse dos leitores por toda a narrativa. Para isso nos amparamos nos estudos de Greimas e Courtés (2011), Fontanille (2011), Barros (2005), Fiorin (2000) e Silva (2011). O texto literário possui particularidades quanto a organização da linguagem capazes de estimular até os leitores mais desinteressados, por isso, faz-se necessário estudar teorias que expliquem essa organização e nos ajudem a compreender as diferentes composições literárias. Como obra literária, nos apropriaremos de Pântano de sangue de Pedro Bandeira para exemplificar e refletir sobre os conceitos estudados.

Biografia do Autor

Leliane Regina Ortega, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Graduação em Letras. Mestrado Profissional - área de Concentração: Linguagens e letramentos. Doutoranda em Letras pelo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras - área de Concentração: Linguagem e sociedade na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professora da Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná.

Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduado em Letras. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa. Mestrado em Letras. Doutorando no programa de pós-graduação em Letras - Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professor do Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos da Universidade Federal do Maranhão.

Antônio Carlos Santana Souza, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Graduação - Bacharelado e Licenciatura em Letras (Português/Hebraico e Respectivas Literaturas). Mestrado em Semiótica e Linguística Geral. Doutor em Letras. Pós-Doutorado em Linguística. Docente Colaborador Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Letras da UNEMAT-Sinop. Líder do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguístico, Dialetológicos e Discursivos do CNPq (NUPESDD-UEMS) e do Laboratório Sociolinguístico de Línguas Não-Indo-europeias e Multilinguismo do CNPq (LALIMU).

Referências

BANDEIRA, Pedro. Pântano de sangue. 5. ed. São Paulo: Moderna, 2014.

BARROS, Diana Luz de. Teoria semiótica do texto. 4. ed. São Paulo: Editora Parma, 2005. Disponível em https://drive.google.com/file/d/0B2wn2mmgpSR8OUFpQmJxUzVJZWs/edit

BARTHES, R. S/Z. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992. Disponível em http://monoskop.org/images/d/d6/Barthes_Roland_S-Z_2002.pdf

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Tradução de Waltensir Dutra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

FIORIN, José Luiz. Modalização: da língua ao discurso. Alfa, São Paulo, 2000. p. 171-192.

________. A crise da representação e o contrato de veridicção no romance. Revista do Gel. São José do Rio Preto, v. 5, n. 1, 2008, p. 197-218.

FONTANILLE, Jacques. Semiótica do discurso. Tradução: Jean Cristtus Portela. São Paulo: Contexto, 2011.

HOUAISS, Instituto Antônio. Houaiss eletrônico – versão monousuário 3.0. Rio de Janeiro: Objetiva, junho de 2009.

LIMOLI, Loredana. Atualização narrativa, paixão e suspense na telenovela. In: CORTINA, Arnaldo; SILVA, Fernando Moreno da (Orgs.). Semiótica e comunicação: estudo sobre textos sincréticos. Araraquara/SP: Cultura Acadêmica, 2014, p. 143-168.

LIMOLI, Loredana; TEIXEIRA, Lucia. O suspense nas frisadas da Avenida Brasil. CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada, v. 12, n. 1, 2014, p. 101-136.

SILVA, Fernando Moreno da. MODALIZAÇÃO: teoria e aplicação. Revista Prolíngua – ISSN 1983-9979. Volume 2 Número 2 - Jul./Dez. de 2009. p.48-56.

SILVA, Odair José da. O suplício na espera dilatada: a construção do gênero suspense no cinema. Tese (Doutorado em Semiótica e Linguística Geral). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2011.

Downloads

Publicado

2019-07-30

Como Citar

Ortega, L. R., Silva Filho, M. N. dos R., & Souza, A. C. S. (2019). A modalidade Veridictória na articulação do suspense. Revista Do Sell, 8(1), 128–145. https://doi.org/10.18554/rs.v8i1.3556