Discursividades construídas a partir dos enunciados “Piso Salarial” E “Teto Salarial”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v8i2.4005

Palavras-chave:

Discursividade, Metáfora Discursiva, Charge.

Resumo

RESUMO: Este artigo, resultado de estudos e debates realizados em disciplina que problematiza discursividades, em curso de pós-graduação stricto sensu, analisa discursivamente duas charges, como materialidade linguística, nas quais aparecem os enunciados “piso salarial” e “teto salarial”, levando em consideração os efeitos de sentido provocados pela linguagem multimodal (verbal e não-verbal) constantes nos dois textos. A partir de subsídios teóricos e metodológicos da Análise de Discurso francesa, buscamos explicar os processos de construção de sentidos provocados pela linguagem nos objetos simbólicos analisados, assim como a relevância das escolhas lexicais dos termos “piso” e “teto” presentes nos dois enunciados. Tais enunciados estão inseridos no campo discursivo trabalhista/profissional como metáfora discursiva construída a partir de outro campo ou esfera discursiva (engenharia civil, por exemplo), o que implica sobreposição ao que já é limitado por outro dizeres (salário/salarial). Esta análise mostrou algumas ancoragens como possibilidades interpretativas para a construção dos sentidos. Ratificamos que a formação discursiva e ideológica na qual o sujeito está filiado é fator determinante para a constituição dos sentidos. 

Biografia do Autor

Ana Cláudia Dias Ribeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)

Doutoranda em Ensino de Língua e Literatura, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especialização em Metodologia do Ensino Superior - UNIR. Especialização em Mídias na Educação - UNIR. Graduação em Letras - UNIR. Professora efetiva, atuante no ensino presencial e à distância, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade da Amazônia - GEPISA. Membro do Grupo de Estudos Integrados sobre Linguagem, Educação e Cultura - GEAL. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância (GPED).

Janete Silva Dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)

Mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Unicamp. Licenciada plena em Letras pela UFPA. Docente (professor adjunto III) da universidade Federal do Tocantins (UFT) no curso de Letras (graduação) e no PPGL. Membro do Comitê PIBIC da UFT na área de Ciências humanas, sociais aplicadas e Letras. É líder do grupo de pesquisa LES (Linguagem, Educação e Sustentabilidade). Experiência na área de Letras, Linguística, com ênfase em Letras/Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: gramática e contextualização, escrita, texto, ensino, estratégia de leitura em livro didático, análise do discurso, letramento, discursos de sustentabilidade.

Referências

Brasil. [Constituição (1988)] Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. – Brasília: Senado Federal,Coordenação de Edições Técnicas, 2016.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

FERNANDES, C, A. Análise do discurso: Reflexões introdutórias. São Carlos: Claraluz, 2008.

INDURSKY, Freda. O texto nos estudos da linguagem: especificidades e limites. IN: ORLANDI, Eni; LAGAZI-RODRIGUES, Suzy (orgs) Discurso e Textualidade. 3ª ed. Pontes Editores: Campinas, 2017. Cap. 2 p. 37 – 88.

FOUCAULT, Michel. O sujeito de poder. In: RABINOW, P. & DREYFUS, H. Michel Foucault. Uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária,1995.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise de Discurso: Princípios e Procedimentos. Campinas. SP: Pontes, 6ª edição, 2005.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Interpretação; autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 3ª ed. Editora Vozes, Petrópolis, 2001.

PECHÊUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni P. Orlandi [et al.]. Campinas: Editora da UNICAMP, 1995.

O piso respeitual. Direito é Legal. 31 de ago. de 2017. Disponível em: https://direitoelegal.com/tag/piso-salarial/ Acesso em 10 de dez. 2018.

Conheça o piso salarial das principais profissões. Guia das Profissões. Disponível em: https://www.guiadacarreira.com.br/salarios/conheca-o-piso-salarial-das-principais-profissoes/ Acesso em 9 de dez. 2018

Congresso aprova aumento para STF e, com isso, amplia o teto salarial de todos os servidores públicos. Portal Terra. 07 de nov. De 2018. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/congresso-aprova-aumento-para-stf-e-com-isso-amplia-o-teto-salarial-de-todos-os-servidores-publicos,57022ea36b7ea9f128843197ff56b380lm2bvrro.html acesso em 29 de jan. 2019

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Ribeiro, A. C. D., & Santos, J. S. D. (2019). Discursividades construídas a partir dos enunciados “Piso Salarial” E “Teto Salarial”. Revista Do Sell, 8(2), 225–241. https://doi.org/10.18554/rs.v8i2.4005