Entre o videogame e o jogo da vida – o afeto no episódio “STRIKING VIPERS”, da série Black Mirror

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v9i1.4037

Palavras-chave:

Afeto, (Des)territorialização, Ciborgue.

Resumo

No mundo contemporâneo, as relações sociais acontecem cada vez mais mediadas por novas tecnologias e os dispositivos móveis estão cada vez mais funcionando como uma extensão do corpo, dando acesso a redes sociais e aplicativos de trocas de mensagem, entre outros. Neste trabalho, valendo-nos dos conceitos de afeto (ESPINOZA, 2009), corpo vibrátil (ROLNIK, 2011), territorialização e desterritorialização (ROLNIK, 1986), amor prático (BARROS FILHO; PONDÉ, 2017) e ciborgue (HARRAWAY, 2016), procuramos fazer uma análise de como se dá a relação de afeto mediada/proporcionada pela tecnologia no episódio Striking Vipers, da série Black Mirror. Como percurso/proposta metodológica, apoiamo-nos em trabalhos de Deleuze e Guattari (1995) e de Sueli Rolnik (2011), procurando nos afastar de uma proposta de trabalho dita arborescente e tentando nos aproximar daquilo que Deleuze e Guattari (1995) chamam de rizoma. Nesse sentido, não iremos nos filiar a um quadro teórico fechado, ao invés disso, procuraremos mobilizar conceitos oriundos de diferentes áreas, de modo a percorrer um caminho singular na problematização dos efeitos da tecnologia nas relações afetivas entre os três personagens principais do episódio elencado no corpus que nos propusemos a analisar, fazendo uma análise sobre a relação de conexão/influência mútua homem/máquina.

Biografia do Autor

Rogério de Castro Ângelo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Graduação em Licenciatura Letras Português/Inglês e Literaturas. Mestrando no Programa de Pós Graduação em Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Professor de Português e Inglês no IFTM - Campus Ituiutaba.

Simone Tiemi Hashiguti, Universidade Federal de Uberlândia-UFU

Professora Associada do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, atua no curso de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Doutorado  e mestrado em Linguística Aplicada, ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Bacharel em Linguística. Experiência nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, atuando principalmente com os seguintes temas: corpo e outras materialidades visuais, ensino/aprendizagem de língua inglesa, produção de materiais didáticos, tecnologias de informação e comunicação na educação e educação a distância. Líder do Grupo de Pesquisa: O Corpo e a Imagem no Discurso. 

Referências

BARREIRO, M. F.; CARVALHO, A. B.; FURLAN, M. R., A arte e o afeto na inclusão escolar: potência e o pensamento não representativo. In: Childhood and Philosophy. Vol 14, N. 30. 2018. DOI: https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.30164. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/view/30164. Acesso em: 03 jul. 2019.

BARROS FILHO, C.; PONDÉ, L. F. O que move as paixões. São Paulo: Papirus, 2017.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia. Vol 1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

ESPINOZA, B. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

HARAWAY, D. J. A Cyborg Manifesto: Science, Technology, and socialist-femiinism in the late twentieth century. University of Minnesota Press, 2016. Disponível em: https://warwick.ac.uk/fac/arts/english/currentstudents/undergraduate/modules/fictionnownarrativemediaandtheoryinthe21stcentury/manifestly_haraway_----_a_cyborg_manifesto_science_technology_and_socialist-feminism_in_the_....pdf. Acesso em 03 jul. 2019.

MANSFIELD, N. Subjectivity: theories of the self from Freud to Haraway. Nova York: New York University Press, 2000.

MARQUES, M. R. Afeto e sensorialidade no pensamento de B. Espinosa, S. Freud e D. W. Winnicott. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Psicologia, 2012. DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20706.

ROLNIK, S. Amor, o impossível... e uma nova suavidade. 1986. Disponível em: https://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/Novasuavidade.pdf. Acesso em: 03 jul. 2019.

ROLNIK, S. Cartografia sentimental: Transformações contemporâneas do desejo. Porto

Alegre: Sulina, 2011.

STRIKING VIPERS, episódio da série Black Mirror. Direção: Owen Harris. Escrito por: Charlie Brooker. Elenco: Anthony Mackie como Daniel “Danny” Parker; Yahya Abdul-Mateen II como Karl; Nicole Beharie como Theo Parker; Pom Klementieff como Roxette; Ludi Lin como Lance; August Muschett como Tyler; Fola Evans-Akingbola como Mariella. Netflix, World-wide. 2019. (61 min.) widescreen.

Downloads

Publicado

2020-06-29

Como Citar

Ângelo, R. de C., & Hashiguti, S. T. (2020). Entre o videogame e o jogo da vida – o afeto no episódio “STRIKING VIPERS”, da série Black Mirror. Revista Do Sell, 9(1), 01–18. https://doi.org/10.18554/rs.v9i1.4037