Reflexões sobre o processo de leitura e de escrita na perspectiva da análise de discurso Pêcheuxtiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v8i2.4070

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Leitura-interpretação, Escrita

Resumo

Propomo-nos, neste trabalho, tecer considerações sobre o processo de leitura e de escrita na Educação Básica, ancorados na perspectiva discursiva pêcheuxtiana. Consideramos que essas práticas discursivas no espaço escolar, no processo de leitura-interpretação de textos, constitui-se pelo efeito do imaginário de que o sentido se fecha na materialidade linguística, apostando, assim, na unicidade da significação. Entretanto, para a Análise de Discurso francesa (AD), aporte teórico-metodológico ao qual nos filiamos, a linguagem é opaca, sendo a sua incompletude constitutiva. Assim sendo, considerando a equivocidade da materialidade linguística, embora haja esta ilusão do efeito de unidade e de transparência do sentido, todo e qualquer texto abre espaço para a dispersão. Para pensarmos no processo de leitura e de escrita nas aulas de língua portuguesa, analisamos a abordagem teórica apresentada pelo livro didático e as respostas produzidas pelos sujeitos-discentes a partir de uma atividade de leitura e de produção de texto escrito. Em nossas considerações analíticas, observamos que o livro didático apresenta teorizações a respeito da AD, e nas respostas do exercício eleito para análise, encontramos pontos de deriva que diferem da sugestão de resposta direcionada ao professor.

Biografia do Autor

Felipe Gonçalves Carneiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) / Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduação em Letras. Graduação em Engenharia de Alimentos. Pós-graduação em Docência do Ensino Superior. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura.

Andréia Nascimento Carmo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas. Mestrado em Ensino Língua e Literatura. Doutoranda em Letras.

Referências

BARRETO, Ricardo Gonçalves; BÁRBARA, Marianka Gonçalves-Santa; BERGAMIN, Cecília. Ser protagonista: língua portuguesa, 1º ano: ensino médio. 3º ed. – São Paulo: Edições SM, 2016.

LACAN, Jacques. A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, [1953] 1998.

MARIANI, Bethania; MAGALHÃES, Belmira. Lacan. In: Oliveira, Luciano Amaral. Estudos do Discurso: perspectivas teóricas. 1ª edição. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 12ª ed. – Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª ed. - Campinas, SP: Editora da Unicamp, [1992] 2007.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e Leitura. 9ª ed. – São Paulo: Cortez, 2012.

PÊCHEUX, Michel. O Discurso: estrutura ou acontecimento / Michel Pêcheux; tradução: Eni Puccinelli Orlandi et al. – 7ª ed. – Campinas, SP: Pontes Editores, [1985] 2015.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do obvio / Michel Pêcheux; tradução: Eni Puccinelli Orlandi et al. – 5ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, [1975] 2014.

PÊCHEUX, Michel. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux / Organizadores Françoise Gadet; Tony Hak; tradução Bethania S. Mariani... [et al.] – 5ª ed. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, [1969] 2014.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. 27ª edição. São Paulo: Cultrix, [1916] 2006.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Carneiro, F. G., & Carmo, A. N. (2019). Reflexões sobre o processo de leitura e de escrita na perspectiva da análise de discurso Pêcheuxtiana. Revista Do Sell, 8(2), 349–363. https://doi.org/10.18554/rs.v8i2.4070