A discursividade da “NÃO IDEOLOGIA” no texto de posse de JAIR BOLSONARO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v9i1.4081

Palavras-chave:

Ideologia, Texto de posse, Funcionamento discursivo

Resumo

Neste artigo, analisamos recortes do texto de posse de Jair Bolsonaro, proferido em 2019, procurando compreender as discursividades nele materializadas, buscando o funcionamento discursivo que ancora os dizeres que constituem tal materialidade. No texto de posse, o locutor polariza a questão da ideologia, almejando produzir efeito de que seus dizeres se comprometem com a “verdade” plena e absoluta. Para esse investimento analítico, apresentamos uma discussão a respeito do conceito de ideologia a partir de Althusser e de Pêcheux, refletindo sobre a discursividade da ‘não-ideologia’ em funcionamento no discurso em tela. O método de análise segue os princípios da Análise de Discurso de base francesa, perspectiva para a qual os processos que constituem a linguagem são histórico-sociais e, por isso, o discurso é visto como efeito de sentido entre interlocutores. As nossas análises serão globais e locais acerca do discurso em questão. Nesse procedimento de análise, é possível a identificação de formações discursivas e ideológicas que apontam para um viés ideológico de extrema direita, recorrentes nos pronunciamentos de Jair Bolsonaro, que se se constrói como uma posição-sujeito, cujos dizeres se pretendem não-ideológicos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Martins de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutoranda em Letras. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. Especialista em Formação de Formadores pela UnB. Graduada em Letras. Professora da educação básica - Secretaria de Estado da Educação. Com experiência na área de Educação, Letras e Linguística, com ênfase em Educação, nos níveis fundamentais, médio e superior.   Membro do Grupo de Estudos Tocantinense em Análise de Discurso - GETAD. Membro do grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins - GESTO, da Universidade Federal do Tocantins.

Maria Deusa Brito de Sousa Apinagé, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduação em Letras pela Universidade Federal do Tocantins. Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é professora - Secretaria da Educação e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: criatividade, informação e publicidade. Participante do Grupo de Estudos Tocantinense em Análise de Discurso (GETAD).

Referências

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado. 3. ed. Lisboa: Editorial Presença/Martins Fontes, 1985 [1969].

BRUST, Viviane Teresinha Biacchi. De Língua e de Línguas: slogans políticos e ideologias de governos. Revista Escrita. Ano 2014. Número 19, p. 48-57. ISSN 1679-6888. Rio de Janeiro

ENGELS, Friedrich. A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. 3 ed. Tradução de Leandro Konder. p.07-223 São Paulo: Expressão Popular, 2010.

MESSENBERG, Débora. A direita que saiu do armário: a cosmovisão dos formadores de opinião dos manifestantes de direita brasileiros. Revista Sociedade e Estado – Vol. 32, n.3, p 621-647. Setembro/Dezembro 2017.

MOREIRA, Miguel Ângelo Conceito de família na representação discursiva de adolescentes em situação de rua, EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, Ilhéus, n.4, p. 72-88, jun.2013.

ORLANDI, E. P. Análise do discurso: sentidos e fundamentos. 6. ed. Campinas: Pontes, 2005.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2015.

PÊCHEUX, M. Análise de Discurso: Michel Pêcheux. Textos escolhidos por Eni Puccinelli Orlandi. Campinas: Pontes, 2015.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Pulcinelli Orlandi et al. 2.ed. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1995.

PÊCHEUX & FUCHS (1975). A propósito da Análise Automática do Discurso. In: GADET & HAK (org). Por uma análise automática do discurso. Campinas: Ed. Unicamp, 1997 [1975]. p. 163-252.

PÊCHEUX, Michel. O mecanismo do (des) conhecimento ideológico. In. ZIZEK, Slajov. Um mapa da ideologia. p. 143-152. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

Downloads

Publicado

2020-06-29

Como Citar

Oliveira, A. C. M. de, & Apinagé, M. D. B. de S. (2020). A discursividade da “NÃO IDEOLOGIA” no texto de posse de JAIR BOLSONARO. Revista Do Sell, 9(1), 243–257. https://doi.org/10.18554/rs.v9i1.4081