Desterritorialização e desumanização em Antônio Torres*

Autores

  • Roseane Oliveira de Araújo Félix Universidade Federal de Goiás/RC-UFCAT em transição
  • João Batista Cardoso Universidade Federal de Goiás/RC-UFCAT em transição

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v9i2.4088

Palavras-chave:

Desterritorialização, Desumanização, Diáspora.

Resumo

O escopo do presente estudo é mostrar a interface entre ficção e história, a partir da saga dos personagens que aparecem na obra Essa terra, de Antônio Torres. Nessa obra, os dois processos que se irmanam e se completam são a desterritorialização e a desumanização, num tipo de relação em que um processo produz e acentua o outro. A metodologia consistiu na leitura de obras que tratam da citada interface, bem como um estudo estrutural da obra que serve como corpus literário, a fim de demonstrar, num fenômeno concreto, como se dá os dois processos citados. Empregamos inúmeros autores, com destaque para Dalcastagnè (2003), Polar (2000) e Mesters e Orofino (2000). Recorremos, ainda, à Bíblia Sagrada para demonstrar como na obra em estudo ocorreu também o que se denomina intertextualidade não por acaso, mas para indicar as interações entre o sobrenome cruz e a cruz como instrumento de suplício em tempos remotos da história da humanidade. Concluímos que, de fato, a ficção se faz a partir da história. Esta fornece, por meio do que Aristóteles denomina de Mimese, os insumos que produzem e alimentam a obra literária.

Biografia do Autor

Roseane Oliveira de Araújo Félix, Universidade Federal de Goiás/RC-UFCAT em transição

Graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão. Mestranda em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem (PPGEL), na Universidade Federal de Goás UFG-RC/UFCAT em transição. Pesquisa com ênfase em História, política e sociedade na ficção brasileira do século XX.

João Batista Cardoso, Universidade Federal de Goiás/RC-UFCAT em transição

Doutor em Literatura. Realizou e concluiu pesquisas pós-doutorais (UFMG e UnB). Professor Titular da Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística (UFCAT), onde atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação: (Mestrado/Doutorado) em Estudos da Linguagem. Exerce docência, pesquisa, extensão e orientação em todos os níveis, tendo quantidade significativa de produtos vinculados ao seu projeto de pesquisa, áres de atuação abrangem Literatura Brasileira e Portuguesa, Metodologia de Pesquisa Científica, Teorias dos Gêneros Literários e Leitura e Produção textual, com destaque para o texto acadêmico.

Referências

ANDRADE, Gislene Motta. O mítico e o trágico em Essa Terra. 1981. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Letras, UFMG, Belo Horizonte.

AUERBACH, Erich. Mimesis: A representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2007. 507 p.

BARROSO, Eloísa Pereira. Miscelânea Revista de Literatura e Vida Social. In: História e literatura: um percurso metodológico no estudo da cidade. Assis vol. 13 jan. – jun. 2013.

BÍBLIA SAGRADA. N. T. Apocalipse. São Paulo: Edição Pastoral. 1990. cap. 21, p. 1612.

BÍBLIA SAGRADA. N. T. Marcos. São Paulo: Edição Pastoral. 1990. cap. 8, p. 1293.

CARDOSO, J. B. América Latina: sua história, sua identidade, sua literatura. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2018.

DALCASTAGNÈ, Regina. Sombras da cidade: o espaço na narrativa brasileira contemporânea. Estudos de literatura brasileira contemporânea. Brasília, nº 21, p 33-53, jan./jun. 2003.

GONZÁLEZ, Elena Palmero. Escritas do entre-lugar: uma poética da viagem na obra de Alejo Carpentier. Revista Brasileira do Caribe, Goiânia, v. VI, nº12. Jan-Jun 2006, p. 319-338.

MESTERS, Carlos & OROFINO, Francisco. Apocalipse de João: esperança, coragem e alegria. 2.ed. São Leopoldo: Contexto, 2000.

POLAR, Antonio Cornejo. O condor voa: literatura e cultura latino-americanas. Trad. de Ilka Valle de Carvalho. Belo Horizonte: UFMG, 2000.

SEIDEL, Roberto Henrique. Deslocamentos marcam a vida e a criação literária de Antônio Torres. In: NOVAES, Cláudio Cledson; SEIDEL, Roberto Henrique. Espaço nacional, fronteiras e deslocamentos na obra de Antônio Torres. Feira de Santana: UEFS Editora, 2010.

TORRES, Antônio. 9. ed. São Paulo: Ática, 1988.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Oliveira de Araújo Félix, R., & Cardoso, J. B. (2020). Desterritorialização e desumanização em Antônio Torres*. Revista Do Sell, 9(2), 317–338. https://doi.org/10.18554/rs.v9i2.4088