Análise de desvios de ortografia na escrita de alunos do sétimo ano do ensino fundamental de Uberaba-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v9i1.4096

Palavras-chave:

Produção Textual, Desvios de Escrita, Oralidade.

Resumo

 Este estudo tem como objetivo analisar os desvios de ortografia em produções textuais de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas municipais de Uberaba-MG. O embasamento teórico está contido no campo da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo, 2005). Para a coleta dos dados, foi aplicada uma proposta de produção de texto de tipologia narrativa. Os desvios ortográficos encontrados foram separados em dois grupos, sendo (i) relacionado ao sistema de convenção de escrita e (ii) decorrentes da transposição de hábitos da oralidade para a escrita. Na análise, seguiu-se a diagnose de desvios no ensino de língua materna elaborada por Bortoni-Ricardo (2005). O levantamento dos desvios de ortografia revela que os alunos recorrem à oralidade para elaborar suas hipóteses de escrita revelando a sua variação linguística através de processos fonológicos como monotongação, ditongação, alçamento e apagamento do /r/ dos infinitivos. A hipossegmentação e hipersegmentação também foram reveladoras. A maioria dos desvios encontrados nos textos foi de motivação fonológica. Os sons das palavras são assimilados em relação aos fonemas emitidos e, esse aspecto indica um modo de escrita ortográfica. Cabe ao professor propiciar um ambiente de letramento propício para a resolução de conflitos ortográficos de motivação fonológica.

PALAVRAS-CHAVE: produção textual; desvios de escrita; oralidade.

Biografia do Autor

Soraya Mattos Oliveira Nunes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro -UFTM Escola Municipal Professor José Macciotti

Mestre em Letras - Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM. Especialista em Linguística e o Ensino de Língua Materna - Universidade de Uberaba/UNIUBE. Graduada em Letras - Português/Inglês e respectivas Literaturas - Faculdades Associadas de Uberaba/FAZU. Professora da Escola Municipal Professor José Macciotti.

Renata Aparecida Batista dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM Escola Municipal Professora Stella Chaves

Mestre em Letras - Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM (2020). Especialista em Leitura e Escrita num Contexto Social pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG em parceria com o Senac/MG. Especialista em Gestão Estratégica da Educação pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro/FCETM. Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade de Uberaba. Atualmente é professora efetiva da Escola Municipal Professora Stella Chaves, atuando como professora de Língua Portuguesa e professora da sala de recursos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e é alfabetizadora.

Juliana Bertucci Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM e UNESP-Araraquara/SP

Pós-Doutoranda PNDP/CAPES/UNESP-Araraquara. Departamento de Linguística e Língua Portuguesa (DLL) da UFTM-Uberaba.Profletras/UFTM

 

Referências

BARONAS, J. E. As Marcas de oralidade no texto escrito. Signum: Est. Ling., Londrina, v.12, n.1, p.15-32, julho, 2009.

BORTONI-RICARDO, S. M. O estatuto do erro na língua oral e na língua escrita. In: GORSKI, Edair M.; COELHO, Izete L. (Org.) Sociolinguística e ensino: contribuições para a formação do professor de língua. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006a.

BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.

BORTONI-RICARDO, S. M.Métodos de alfabetização e consciência fonológica: o tratamento de regras de variação e mudança. Scripta, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 201220, 1º sem. 2006b.

BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemu na escolar, e agora? Sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

OLIVEIRA, M. A. de. Conhecimento linguístico e apropriação do sistema de escrita. 1. ed. Belo Horizonte: CEALE/FAE/UFMG, 2005. v. 01.

PEDROSA, J. L. Variação fonético-fonológica e ensino de português. In MARTINS, M. A. [et al] Ensino do português e sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014.

SENE, M. G. de; BARBOSA, J. B. Quando a oralidade chega à escrita: discutindo os desvios em textos do Ensino Fundamental II de Uberaba/MG. Cor das letras. Bahia, 2019.

TENANI, L.; PARANHOS, F. Análise prosódica de segmentações não-convencionais de palavras em textos do sexto ano do Ensino Fundamental. Filologia e Linguística Portuguesa, 13(2). São Paulo: USP, 2011, p.477-504.

Downloads

Publicado

2020-06-29

Como Citar

Oliveira Nunes, S. M., Santos, R. A. B. dos, & Barbosa, J. B. (2020). Análise de desvios de ortografia na escrita de alunos do sétimo ano do ensino fundamental de Uberaba-MG. Revista Do Sell, 9(1), 88–104. https://doi.org/10.18554/rs.v9i1.4096