Didatização do gênero anúncio publicitário no livro didático de português do ensino médio: uma abordagem discursiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v9i1.4103

Palavras-chave:

Livro Didático, Gênero “Anúncio Publicitário”, Discuro, Escolarização.

Resumo

Resumo: Neste artigo, interessa-nos analisar e problematizar o modo como o gênero textual “anúncio publicitário” é alçado a objeto de abordagem no livro didático de Português do ensino médio. Para tanto, na esteira do que Pêcheux (2014) concebeu como “divisão social do trabalho da leitura”, vamos derivar a perspectiva de que, nessa didatização, há processos discursivos que produzem unidade-dispersão na incorporação desse gênero no livro didático. Para procedermos às análises, consideramos o anúncio publicitário na sua relação com os exercícios que a ele estão vinculados no livro. Teórico-analiticamente, para pensar a questão da unidade-dispersão, vamos partir da perspectiva de que a didatização põe em jogo a base material dos processos discursivos: Que tipo de anúncio publicitário é mobilizado? Que tipo de exercício é produzido sobre ele? Não podemos nos esquecer de que a escolarização desse gênero aponta para a referida divisão de sentidos, dadas as condições de produção do livro didático, no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Além disso, há as discursividades instauradas pelos documentos oficiais sobre o ensino de Língua Portuguesa. As análises mostram que os exercícios fazem acentuar a “divisão social do trabalho da leitura”, inserindo o gênero no jogo entre unidade-dispersão.        

 

Biografia do Autor

José de Alcântara Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão, mestrando na Universidade Federal do Tocantins.

João de Deus Leite, Universidade Federal do Tocantins

Professor e doutor na Universidade Federal do Tocantins.

Referências

PÊCHEUX, Michael. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, Eni P. (org.). Gestos de leitura: da história no discurso. 4. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014. cap. III, ISBN 978-85-268-1054-9.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Brasil). Governo Federal. Edital do convocação nº 04/2015. Edital de convocação para processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2019, Brasilia, ano 2015, n. 04, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: Língua portuguesa – guia de livros didáticos – Ensino Médio/ Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasilia, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2017. 109 p.

CEREJA, Willian Roberto; VIANNA, Carolina Assis Dias; CODENHOTO, Christiane Damien. Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. v. 1

Downloads

Publicado

2020-06-29

Como Citar

Ribeiro da Silva, J. de A., & Leite, J. de D. (2020). Didatização do gênero anúncio publicitário no livro didático de português do ensino médio: uma abordagem discursiva. Revista Do Sell, 9(1), 142–160. https://doi.org/10.18554/rs.v9i1.4103