POSICIONANDO-SE FRENTE À DIVERSIDADE LINGUÍSTICA: O CASO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA.

Autores

  • Leandro Silveira de Araujo Universidade Federal de Uberlândia
  • Rafaela Giacomin Bueno Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v4i1.419

Resumo

O trabalho visa empreender uma reflexão acerca de fatores que contribuem para constituição da identidade (e subjetividade) na aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. Assim, suscitararemos algumas questões linguísticas e extralinguísticas que estejam atreladas ao ensino do espanhol no Brasil, a fim de compreender as razões que motivam o aluno a se identificar com uma variedade do espanhol em detrimento de outra. 

Biografia do Autor

Leandro Silveira de Araujo, Universidade Federal de Uberlândia

Possui licenciatura e bacharelado em Letras, com habilitação em Português e Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Araraquara). Manteve estágio acadêmico com a Universidad Nacional de Cuyo - UNCUyo/Argentina (2010) e é mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP-FCL/Araraquara (2012). Foi professor assistente de língua espanhola na Faculdade Tecnológica de Mococa e lecionou, como professor substituto, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCL/Araraquara) onde também cursa o Doutorado em linguística e língua portuguesa . Atualmente é professores assistente da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de espanhol, variação e mudança linguísticas, norma linguística, sociolinguística e dialetologia, gramática funcional.

Rafaela Giacomin Bueno, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Araraquara

Doutoranda pelo Programa de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" (UNESP), Campus Araraquara. É mestre em Linguística e Língua Portuguesa pelo mesmo programa (2013). Possui bacharelado e licenciatura plena em Letras, com formação em Português, Espanhol (2010) e Inglês (2011) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" (UNESP), Campus Araraquara. Cursou também o primeiro ano de língua latina durante a graduação. Foi aluna de intercâmbio pela Universidad Nacional de Tucumán - UNT - (Argentina), onde cursou disciplinas de formação obrigatória e complementares. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, com atuação principalmente nos seguintes temas: ensino de espanhol em escola regular e instituto de idiomas, ensino de inglês em instituto de idiomas e aquisição/aprendizagem de línguas estrangeiras. Atualmente leciona língua espanhola, como professora-bolsista, na Faculdade de Ciências Agronômicas -FCA- UNESP, Campus de Botucatu.

Downloads

Publicado

2014-07-23

Como Citar

Araujo, L. S. de, & Bueno, R. G. (2014). POSICIONANDO-SE FRENTE À DIVERSIDADE LINGUÍSTICA: O CASO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. Revista Do Sell, 4(1). https://doi.org/10.18554/rs.v4i1.419