Vieses jornalísticos sobre o conceito de família a partir da Teoria Dialógica do Discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v9i2.4264

Palavras-chave:

Teoria Dialógica, Gêneros jornalísticos, Conceito de família

Resumo

Este artigo analisa os movimentos discursivos e dialógicos de três instituições midiáticas: Revistas Gospelmais, Carta Capital e a Fórum sobre o conceito de família, com o intuito de ponderar sobre como essas revistas refletem ou refratam o modelo hegemônico constitucional de família. O referencial teórico será embasado pela Teoria Dialógica do Discurso por esta fornecer à pesquisa um instrumental teórico instrumental  pautado na investigação de sentidos de textos concretos, no caso, a análise de gêneros jornalísticos, analisando-os a partir das relações dialógicas desses discursos com outros discursos pelo Dialogismo de  Mikhail Bakhtin.

Biografia do Autor

Fernanda Pinheiro de Souza e Silva, Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP

Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem na Universidade Católica de Pernambuco (PPGCL/Unicap), onde desenvolve pesquisa na linha de Processos de Organização Linguística e Identidade Social, com foco em Análise Crítica do Discurso, e participa no Grupo de Pesquisa em ACD no PPGCL. Professora Substituta de Língua Inglesa da Universidade Federal Rural de Pernambuco,Unidade UAST. Professora da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, sendo licenciada em Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa; Especialista em Leitura, Compreensão e Produção Textual pela UFPE. Especialista em Linguística Aplicada a Práticas Discursivas pela FAFIRE.

Herman Wagner de Freitas Regis, Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará . Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Doutorando em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco.

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. O Discurso no romance in: BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de estética: a teoria do romance.3ªedição. São Paulo: Unesp Hucitec,[1975] 1993.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Introdução e tradução do russo por Paulo Bezerra: prefácio à edição francesa de TzvetanTodorov. Tradução do prefácio de Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. 4ªedição. São Paulo: Martins Fontes, [1979] 2003.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich ;VOLOSHINOV, Valentin Nikolaevich. Discurso na vida e discurso na arte: sobre poética sociológica. Tradução de Carlo Alberto Faraco e Cristovão Tezza, 1926.Mimeografado.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Problemas Fundamentais do método Sociológico na Ciência da Linguagem.12ªedição. São Paulo: Hucitec[1929] 2006.

CUNHA, Dóris de Arruda Cunha. Circulação, reacentuação e memória no discurso da imprensa / Circulation, Re-Accentuation and Memory in the Press.Revista Bakhtiniana. São Paulo, v. 1, n. 2, p. 23-39, 2ª sem. 2009.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. 2 ª edição. Curitiba: Criar, 2006.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2003.

JAKUBINSKI, Lev. Sobre a fala dialogal. Tradução de Dóris de Arruda Cunha, Suzana Leite Cortez. São Paulo: Parábola editorial, 2015.

PONZIO, Augusto. A revolução bakhtiniana. Tradução de Valdemir Miotello et al. São Paulo: Contexto, 2008.

VOLOSHINOV, Valentin Nikolaevich. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro & João editores, 2013.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

de Souza e Silva, F. P., & de Freitas Regis, H. W. (2020). Vieses jornalísticos sobre o conceito de família a partir da Teoria Dialógica do Discurso. Revista Do Sell, 9(2), 298–316. https://doi.org/10.18554/rs.v9i2.4264