O ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Autores

  • Maíra Ferreira Sant'Ana Universidade Federal de Viçosa
  • Ariana de Carvalho Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v4i1.445

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a concepção que (futuros) professores de Língua Portuguesa de uma Universidade Pública do interior de Minas Gerais têm do fenômeno da variação linguística em comparação com os apontamentos sobre variação trazidos pelos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Língua Portuguesa. Para isto, foi realizada uma pesquisa com quinze alunos dos períodos finais do curso de Letras da mesma universidade por meio de um questionário aberto composto por seis perguntas. Os PCN correspondem a um documento oficial relevante e socialmente legitimado quanto ao objetivo de orientar os professores para sua prática. Segundo esse documento, a finalidade da educação escolar deve ser formar cidadãos críticos, para tanto, preconiza um ensino voltado para a valorização do patrimônio social brasileiro. Ademais, desenvolve uma orientação direcionada para o fenômeno da variação linguística, pois considera que o estudo desse fenômeno é essencial para formação da consciência linguística e desenvolvimento da competência discursiva do estudante. Concepção semelhante defende Bagno (2002), segundo o qual deve ser objetivo da aula de português fazer com que os alunos alcancem o processo de reflexão linguística. Os resultados sugerem que há certa incompatibilidade entre o depoimento dos professores em formação e o que está nos PCN.

Biografia do Autor

Maíra Ferreira Sant'Ana, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda em Letras da linha de pesquisa Estudos Discursivos, da área de concentração de Estudos Linguísticos, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduada em Letras, licenciatura Português-Inglês, pela mesma instituição em 2012. Tem experiência na área de Análise do Discurso, atuando principalmente com os seguintes temas: mídia e divulgação científica.

Ariana de Carvalho, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda em Letras da linha de pesquisa Estudos Discursivos, da área de concentração de Estudos Linguísticos, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduada em Letras Português-Literatura pela Universidade Federal de Viçosa em 2011. Além disso, leciona Língua Portuguesa-Redação no Colégio Equipe de Visconde do Rio Branco (MG).

Downloads

Publicado

2014-08-06

Como Citar

Sant’Ana, M. F., & Carvalho, A. de. (2014). O ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA: UMA COMPARAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. Revista Do Sell, 4(1). https://doi.org/10.18554/rs.v4i1.445