A NEGAÇÃO NO PORTUGUÊS FALADO DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO BASEADO EM CORPUS

Autores

  • Elizene Sebastiana de Oliveira Nunes Centro Universitário de Patos de Minas

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v4i1.455

Resumo

A negação é um fenômeno comum a várias línguas, podendo se manifestar de formas distintas de uma língua para outra. No português brasileiro, coexistem três estratégias de negação sentencial, quais sejam: a negação pré-verbal (não + SV), a dupla negação (não + SV + não) e a negação pós-verbal (SV + não). Partindo dessa constatação, o presente estudo teve por escopo a análise da variação linguística na estrutura de negação utilizada por falantes do Rio de Janeiro. Essa análise é amparada pela sociolinguística laboviana, demonstrando que a variação presente na língua inter-relaciona-se com aspectos sociais, estruturais e funcionais. Utilizou-se, neste trabalho, como corpus, o vernáculo carioca, constituído por 8 amostras que integram a Amostra Censo 1980, organizada por um grupo de pesquisadores do Programa de Estudos sobre o Uso da Língua (PEUL). O presente estudo, por meio de uma análise quali-quantitativa, mostra como fatores externos e internos à estrutura linguística interferem na fala dos cariocas.

Biografia do Autor

Elizene Sebastiana de Oliveira Nunes, Centro Universitário de Patos de Minas

Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa, atua como professora do Centro Universitário de Patos de Minas desde 2009, lecionando disciplinas da área de linguagem em diversos cursos de graduação desta instituição.

Downloads

Publicado

2014-07-23

Como Citar

Nunes, E. S. de O. (2014). A NEGAÇÃO NO PORTUGUÊS FALADO DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO BASEADO EM CORPUS. Revista Do Sell, 4(1). https://doi.org/10.18554/rs.v4i1.455