LYGIA BOJUNGA: UMA ANÁLISE FABULADORA

Autores

  • Lílian Lima Maciel Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v4i2.476

Resumo

O estudo parte da análise do trabalho de fabulação nas narrativas A bolsa Amarela, A casa da madrinha e O sofá estampado de Lygia Bojunga. Essa autora se destaca no cenário da literatura infantil e juvenil brasileira e possui grandiosa habilidade em equilibrar a realidade e a imaginação, em suas obras, ou seja, narra ficções que proporcionam às crianças um espaço com situações e fatos do cotidiano, mas com liberdade de imaginação. As três narrativas nos mostram o quanto é tênue a fronteira que separa a realidade e a ficção e nosso olhar se voltará para a maneira como a autora fabula e como coloca os objetos em suas narrativas provocando uma duração maior da percepção, singular para provocar o estranhamento.  Para iluminar a análise, faremos uso da noção de literatura de Jorge Wanderley e também da teoria de Nancy Huston sobre fabulação. Também serão importantes as teorias sobre narrativas fantásticas, desenvolvidas por Remo Ceserani, Todorov e Italo Calvino.

Biografia do Autor

Lílian Lima Maciel, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Letras - Licenciatura Plena em Português/Francês e suas respectivas literaturas pelo Instituto de Letras e Linguística - ILEEL, da Universidade Federal de Uberlândia -UFU. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Teoria Literária pelo mesmo instituto, com projeto de pesquisa intitulado Espacialidades reais e fantásticas nas narrativas de Lygia Bojunga. Participa do Grupo de Pesquisas em Espacialidades Artísticas (GPEA/UFU-CNPq) com ênfase nos estudos da narrativa, das literaturas infantil e juvenil e do espaço do fantástico.

Downloads

Publicado

2014-07-25

Como Citar

Maciel, L. L. (2014). LYGIA BOJUNGA: UMA ANÁLISE FABULADORA. Revista Do Sell, 4(2). https://doi.org/10.18554/rs.v4i2.476