Uma análise do hino "EU cuido de TI" com base na teoria da linguística sistêmico-funcional e do sistema de avaliatividade

Autores

  • Gilca Sônia Correia Borges Universidade Federal de Goiás/RC-UFCAT em transição
  • Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira Universidade Federal de Goiás/RC-UFCAT em transição

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v9i2.4953

Palavras-chave:

Linguística Sistêmico-Funcional, Sistema de Avaliatividade, Representação Social.

Resumo

Este artigo apresenta uma abordagem introdutória sobre a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) fundamentada nos estudos desenvolvidos por Halliday (1994), Halliday e Matthiessen (2004), Fuzer e Cabral (2014) sendo esta, uma teoria holística da língua(gem) em uso. Esta pesquisa busca de forma geral compreender como a LSF pode ser utilizada e aplicada a diferentes gêneros textuais discursivos, neste caso hinos evangélicos.  Além disso, objetiva chamar a atenção sobre as possibilidades de leitura teórica de um determinado corpus e sobre as avaliações inseridas em um texto, sua constituição e manifestação por meio do Sistema de Avaliatividade Martin e White (2005), Autor (2010), de Oliveira (2014a, 2014b), Ikeda (2010), Nunes e Cabral (2013) e outros. E por fim, as análises segundo o sistema de Avaliatividade, o subsistema de Atitude e suas subcategorias que possibilitaram a construção da representação social do “ser cristão” na sociedade atual de acordo com os elementos avaliativos existentes nos excertos selecionados.

Biografia do Autor

Gilca Sônia Correia Borges, Universidade Federal de Goiás/RC-UFCAT em transição

Graduação em Ciências e Biologia pela Universidade Estadual de Goiás. Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade da Academia Brasileira de Educação e Cultura Ltda. Mestranda em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem (PPGEL), na Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Atualmente é professora - biologia - Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte e professora piv- Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte.


Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira, Universidade Federal de Goiás/RC-UFCAT em transição

Graduação em Letras - Português - Inglês pela ISEPI/FEI -Fundação Educacional de Ituiutaba. Mestrado em Letras - Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUCSP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Letras da UFG - Universidade Federal de Goias e professora permanente do Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem, também da UFG - Regional Catalão, Coordenadora do GT. Formação de Educadores em Linguística Aplicada da ANPOLL. Atua, também, como Consultora da Capes - Avaliação de polos UAB. Diretora de Gestão de Educação a Distância; Coordenadora da UAB/UNEMAT na UNEMAT- Unversidade do Estado de Mato Grosso, foi também, Vice-presidente da UNIREDE - Universidades em Rede. Possui experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Inglesa e literaturas de Língua Inglesa e Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, formação do professor e tecnologia digitais na sala de aula de inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor, ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras modernas, educação a distância, análise do discurso sistêmico-funcional em contextos presenciais e virtuais EAD. Orienta pesquisas na área de formação de professores e análise do discurso Sistêmico-Funcional, mais especificamente, com o foco no estudo da avaliação na linguagem - sistema de avaliatividade - Appraisal System.

Referências

ALMEIDA, F. S. D. P. Atitude: afeto, julgamento e apreciação. In: VIAN JR, O.; SOUZA, A. A. de; ALMEIDA, F. S. D. P. A linguagem da avaliação em língua portuguesa: estudos sistêmico-funcionais com base no sistema de avaliatividade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BARBARA, L.; DE MACÊDO, C. M. M. Linguística Sistêmico-Funcional para a análise de discurso: um panorama introdutório. Cadernos de linguagem e sociedade, v. 10, n. 1, 2009.

CANÇÃO, C. Eu cuido de ti. Revista digital Comunhão. Vitória - ES, Paulino Muller. Abril 2016. Disponível em:<https://comunhao.com.br/dupla-cancao-e-louvor-fala-sobre-eu-creio-em-ti/. Acesso em: 07 de Dezembro de 2020.

DOLGHIE, J. Z. Um estudo sobre a formação da hinódia protestante brasileira. Âncora rev. digital de estudos em religião. 2016. p.83-106. Disponível em: http://www.hinologia.org/um-estudo-sobre-a-formacao-da-hinodia-protestante-brasileira-jacqueline-ziroldo-dolghie/. Acesso em: 27 de abr. de 2020.

EGGINS, S.; MARTIN, J. R. Genres and registers of discourse. In: DIJK, T. V. (Ed.). Discourse as structure and process – discourse studies: a multidisciplinary introduction. v. 1. London, Thousand Oaks, New Delhi: Sage Publications, 1997.

EGGINS, S.; SLADE, D. Analizing casual conversational. Cambridge: Cassel, 1997.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da UNB, 2001.

FAIRCLOUGH, N. Critical discourse analysis in the marketization of public discourse: the universities. Discourse & society, vol. 2, nº 4, p.133- 168, 1993.

FAIRCLOUGH, N. Discourse and social change. Cambridge UK: Polity Press, 1992.

FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. Campinas: Mercado de Letras, 2014.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to Functional Grammar. 2. ed. London: Edward Arnold, 1994.

HALLIDAY, M. A. K; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An introduction to Functional Grammar. 3. ed. London: Hodder Arnold, 2004.

HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.

IKEDA, S. N. O julgamento na argumentação de um editorial. In: VIAN JR, O.; SOUZA, A. A. de; ALMEIDA, F. S. D. P. A linguagem da avaliação em língua portuguesa: estudos sistêmico-funcionais com base no sistema de avaliatividade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London, New York: Routledge, [1996], 2006.

MARTIN, J. R.; WHITE, P. The language of evaluation: appraisal in English. New York: Palgrave, 2005.

MORAIS, F. B. C. de; BARBARA, L. O uso de nominalização como recurso de impessoalização em artigos escritos em língua portuguesa: um estudo com base na linguística sistêmico-funcional. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 19, n. 1, p. 73-91, 2018.

NUNES, G. G.; CABRAL, S. R. S. Avaliatividade e julgamento: uma análise de texto. Nonada: Letras em Revista, v. 1, n. 20, 2013.

OLIVEIRA, D. O sistema de avaliatividade do editorial da revista caros amigos. Revista Entremeios: revista de estudos do discurso. n. 8, 2014a. Disponível em: < http://www.entremeios.inf.br/published/156.pdf>. Acesso em: 07 de dezembro de 2020.

OLIVEIRA, D. O Sistema de Avaliatividade: aspectos teóricos e práticos. Revista Fórum Identidades, 2014b. Disponível em: < https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/view/3037>. Acesso em: 09 de dezembro de 2020.

SANTOS, Z. B. Aspectos semióticos e lexicogramaticais de peças publicitárias: a construção de uma leitura multimodal. Dissertação (Mestrado em Linguística do Texto e do Discurso.) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8T9QPR/1/disser1.pdf>. Acesso em: 08 de Dezembro de 2020.

VIAN JR. O. O Sistema de Avaliatividade e a linguagem da avaliação. In: VIAN JR, O.; SOUZA, A. A. de; ALMEIDA, F. S. D. P. A linguagem de avaliação em língua portuguesa: estudos sistêmico-funcionais com base no sistema de avaliatividade. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010.

VIAN JR, O.; SOUZA, A. A. de; ALMEIDA, F. S. D. P. A linguagem de avaliação em língua portuguesa: estudos sistêmico-funcionais com base no sistema de avaliatividade. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Correia Borges, G. S., & Aparecida Sartin Dutra Parreira, F. (2020). Uma análise do hino "EU cuido de TI" com base na teoria da linguística sistêmico-funcional e do sistema de avaliatividade. Revista Do Sell, 9(2), 419–434. https://doi.org/10.18554/rs.v9i2.4953