ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: NOVAS PERSPECTIVAS

Autores

  • Cláudia Almeida Rodrigues Murta Universidade Federal de Uberlândia
  • Valeska Virgínia Soaers Souza Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v4i1.546

Resumo

No contexto da globalização, as fronteiras das nações mostram-se cada vez mais tênues, especialmente no que se refere à língua. A interação promovida especialmente pelas tecnologias digitais faz com que haja intercâmbio sociocultural entre os povos e assim como línguas estrangeiras invadem o cotidiano dos brasileiros, como o inglês e o espanhol, o português do Brasil vem ganhando espaço no cenário internacional. Devido a demandas atuais de eventos esportivos e mobilidade estudantil e profissional, é preciso que a Academia reflita sobre o ensino de português como língua estrangeira, no sentido de preparar seus professores para essa realidade, fomentando ações que considerem os alunos estrangeiros como centro do processo de aprendizagem, propondo práticas educativas nas quais eles possam expressar suas culturas e suas identidades através da língua portuguesa do Brasil e conheçam a cultura brasileira sob o olhar de quem convive com o povo brasileiro. Neste trabalho, investigamos a visão de alunos estrangeiros e de professores em formação que trabalham com português como língua estrangeira, suas percepções sobre o que é ensinar e aprender português à luz da abordagem pós-método, da aprendizagem situada e do hibridismo cultural.

Biografia do Autor

Cláudia Almeida Rodrigues Murta, Universidade Federal de Uberlândia

Claudia Almeida Rodrigues Murta é professora substituta do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, MG. Graduada em Letras, especialista em ensino de línguas mediado por computador pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), mestre em Línguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), com foco em Lexicologia, Lexicografia, Terminologia e Terminografia, é doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia, na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia. Trabalhou como professora de inglês da rede pública, participa do grupo de pesquisa e extensão TABAELETRÔNICA que desenvolve atividades voltadas para o uso das tecnologias no ensino e aprendizagem.  É professora do Ensino Superior e da Educação Básica desde 2000.

Valeska Virgínia Soaers Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Valeska Virgínia Soares Souza é professora de língua inglesa no Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, MG. Graduada em Letras, especialista em ensino e aprendizagem de língua inglesa, mestre em Linguística, com foco em letramento digital, pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), doutora em Linguística Aplicada, na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Trabalha como professora de línguas desde 1989. Seu interesse de pesquisa está relacionado ao uso de novas tecnologias de informação e comunicação para a aprendizagem de línguas. Iniciou sua experiência com Educação a Distância como aprendiz em um curso de formação continuada oferecido pela Lewis & Clark College em 2003. Atuou como tutora do curso de administração a distância da FAGEN/UFU em 2006 e foi professora da disciplina a distância Letramento Digital na FALE/UFMG nos anos de 2007 e 2008. Atualmente, compõe o quadro de professores da UFU e desenvolve suas atividades no Instituto de Letras e Linguística.

Downloads

Publicado

2014-07-23

Como Citar

Murta, C. A. R., & Souza, V. V. S. (2014). ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: NOVAS PERSPECTIVAS. Revista Do Sell, 4(1). https://doi.org/10.18554/rs.v4i1.546