A COMUNICAÇÃO EM ENFERMAGEM E A ARGUMENTAÇÃO RETÓRICA

Autores

  • ADILSON PEREIRA TEODORO Universidade de Franca (Unifran)
  • MARIA FLAVIA FIGUEIREDO Universidade de Franca (Unifran)

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v4i1.560

Resumo

O objetivo do presente trabalho é observar se as prescrições para a relação dialógica entre cuidador e paciente presentes em manuais didáticos da área de Enfermagem obedecem aos preceitos da teoria Retórica. Para tanto, foram selecionados dois manuais que tratam especificamente da comunicação no ato de cuidar. Essas obras são consideradas referência em comunicação na área de Enfermagem e são amplamente referidas em trabalhos de pós-graduação nessa área. A análise terá como fundamento teórico-metodológico a Retórica, teoria que teve seu desenvolvimento a partir dos estudos de Aristóteles na antiguidade grega, ficando à margem por um longo período e ressurgindo por meio do trabalho de Chaïm Perelman & Olbrechts-Tyteca, também conhecido como a Nova Retórica. A escolha dessa teoria se deu por ser essa uma ciência que trata diretamente da interação comunicativa entre indivíduos e dos meios que cada um utiliza para fazer crer em suas proposições quando necessário. Os resultados da análise demonstraram que os manuais selecionados como corpus, apesar de não adotarem a mesma terminologia utilizada pela teoria retórica, se valem de preceitos de cunho retórico-argumentativo para construir as prescrições direcionadas aos cuidadores de saúde no momento de sua interação com os pacientes.

Palavras-chave: retórica; enfermagem; comunicação; manuais didáticos; relação cuidador-paciente.

Biografia do Autor

ADILSON PEREIRA TEODORO, Universidade de Franca (Unifran)

Mestrando em Linguística pela Universidade de Franca.

MARIA FLAVIA FIGUEIREDO, Universidade de Franca (Unifran)

Doutora em Linguística pela Unesp, com Especialização em Línguas Estrangeiras pela Universidade de Nova York (State University of New York Albany), formação em Psicanálise pela APVP (Associação Psicanalítica do Vale do Paraíba) e Graduação em Letras pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Por dez anos, atuou como Coordenadora dos Cursos de Graduação em Letras e Tradutor e Intérprete e das Especializações em Língua Portuguesa e Língua Inglesa na Universidade de Franca. Atualmente, é Vice-Coordenadora do Programa de Mestrado em Linguística, além de atuar como professora do curso de Letras e Docente Permanente do Mestrado nessa mesma universidade.

Downloads

Publicado

2014-07-23

Como Citar

TEODORO, A. P., & FIGUEIREDO, M. F. (2014). A COMUNICAÇÃO EM ENFERMAGEM E A ARGUMENTAÇÃO RETÓRICA. Revista Do Sell, 4(1). https://doi.org/10.18554/rs.v4i1.560