IDENTIDADE E EXCLUSÃO: O POVO GUARANI DE MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Vania Maria Lescano Guerra Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Juliana Marques de Matos Amorim Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v4i1.578

Resumo

A proposta desta pesquisa é problematizar os discursos midiáticos sobre a desnutrição nas aldeias indígenas de Dourados-MS, de forma a obter as representações do indígena sul-mato-grossense construídas pelo discurso da mídia. Para tanto, como corpus da pesquisa temos os discursos do jornal Folha On-Line, jornal digital de circulação nacional. A busca por esse objetivo resultou neste trabalho, no qual se aborda o tema sob a ótica da Análise do Discurso de origem francesa, ancorando-se em obras de teóricos como Orlandi (2007), Coracini (2007) e Authier-Revuz (1990); e em estudiosos de cultura e identidade – sendo os principais Bhabha (1998), Castells (1999), Foucault (1990; 1996) e Souza (2003). Desestabilizamos os discursos midiáticos sobre o índio guarani mediante o estudo de sua atuação na História, de forma que possa haver compreensão sobre seu papel na sociedade atual e sobre sua representação no imaginário popular. 

Biografia do Autor

Vania Maria Lescano Guerra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente da graduação e da pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP de Araraquara (SP), com pós-doutorado pelo IEL/UNICAMP.

Juliana Marques de Matos Amorim, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Letras, com Habilitação em Português e Inglês e respectivas Literaturas, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2014-07-23

Como Citar

Guerra, V. M. L., & Amorim, J. M. de M. (2014). IDENTIDADE E EXCLUSÃO: O POVO GUARANI DE MATO GROSSO DO SUL. Revista Do Sell, 4(1). https://doi.org/10.18554/rs.v4i1.578