COMPLEXIDADE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSO EAD ON-LINE

Autores

  • Eliamar Godoi Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v4i1.581

Resumo

Norteados pela teoria da Complexidade (MORIN, 2003; PAIVA, 2009), investigamos um curso de Letras/Inglês a distância cujas salas de aula on-line foram definidas como ambientes de aprendizagem. Buscamos saber qual a relação entre o projeto pedagógico do curso e o seu design instrucional e, também, quais os fatores contextuais mais importantes que restringiram ou favoreceram a emergência de um ambiente propício à aprendizagem nesse curso. Esse estudo constituiu-se uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa do tipo etnográfico. Os dados foram analisados a partir da ressignificação da proposta de Davis e Sumara (2006) sobre condições para emergência da Complexidade em contextos educacionais, alinhada à de Filatro (2007, 2008) sobre a influência de fatores contextuais que favorecem ou restringem o processo de ensino e aprendizagem em contextos on-line. A análise indicou que o projeto pedagógico e o design instrucional do curso foram preparados para um público alvo específico, mas recebeu inesperada diversidade de ingressantes. Concluímos que o curso enquanto sistema deveria ter sido retroalimentado com as informações levantadas a respeito de seus participantes e de seu entorno, possibilitando sua auto-organização. Ao se manter inflexível, não permitindo a integração de energia externa, o curso não se adaptou ao contexto de aplicação, mostrando-se descontextualizado e em processo acelerado de entropia.

Biografia do Autor

Eliamar Godoi, Universidade Federal de Uberlândia

Professora da Faculdade de Educação – FACED da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia – PPGEL/UFU. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas e Práticas em Educação Especial – GEPEPES.

Downloads

Publicado

2014-07-23

Como Citar

Godoi, E. (2014). COMPLEXIDADE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSO EAD ON-LINE. Revista Do Sell, 4(1). https://doi.org/10.18554/rs.v4i1.581