INTERFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO POSTURAL SOBRE ALGIA NA COLUNA VERTEBRAL E A POSTURA CORPORAL COM ALUNOS DA 4ª SÉRIE DA REDE PUBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Luciana Aparecida Guerra UNIFRAN e FAMP
  • Maria Aparecida Tedeschi UNIFRAN e FAMP
  • Erica Rezende Pereira UNIFRAN e FAMP
  • Vanessa Chapiarini Martin UNIFRAN e FAMP
  • Lucas Nogueira Carvalho UNIFRAN e FAMP

Abstract

O presente estudo interferiu na educação postural com crianças da 4ª série do ensino fundamental, para averiguar se o método isostretching associado à orientação pode prevenir desvios posturais. As ações desenvolvidas visavam diminuir a incidência, a freqüência e a intensidade de dor, aumentar a flexibilidade da coluna vertebral e dos membros inferiores, certificar se os alunos tiveram informações sobre as maneiras corretas de sentar, dormir e carregar o material escolar, e corrigir os habitos posturais incorretos alunos. Participaram do estudo 32 alunos, de ambos os sexos. Como instrumento de coleta de dados foi elaborado um questionario com questões fechadas, uma ficha de avaliação para verificar a flexibilidade da coluna vertebral e dos membros inferiores. No primeiro teste foram coletados dados do questionario e da avaliação da flexibilidade para verificar o conhecimento dos alunos e seus encurtamentos musculares antes de dar inicio ao programa, no 2º teste os alunos ja haviam participado de 2 palestras e 10 aulas praticas do método Isostreching. E no 3º teste, os mesmos participou de 1 palestra e 10 aulas praticas do método Isostreching. Ao término da aplicação do programa, foi realizada uma entrevista com a professora dos alunos para verificar se houve mudança de postura em sala de aula. pode-se constatar uma diminuição da incidência, da freqüência e da intensidade da dor na coluna. Com o uso do método Isostreching, foi observado um ganho de flexibilidade da musculatura do tronco e dos membros inferiores e 100% dos alunos responderam ter informações sobre as maneiras corretas de se posicionar, foram capaz de reduzir o peso do material escolar transportado e a melhor forma de carrega-los e adquiriram uma postura sentada regular em sala de aula, demonstrando a necessidade da duração do programa em longo prazo para que adquira uma postura satisfatória. Conclui-se que o programa de educação postural foi capaz de minimizar a incidência de algia na coluna, melhorar as adaptações estruturais do tecido muscular e esquelético em função da postura inadequada e aumentar o conhecimento dos habitos posturais corretos.

Published

2017-08-17

How to Cite

Guerra, L. A., Tedeschi, M. A., Pereira, E. R., Martin, V. C., & Carvalho, L. N. (2017). INTERFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO POSTURAL SOBRE ALGIA NA COLUNA VERTEBRAL E A POSTURA CORPORAL COM ALUNOS DA 4ª SÉRIE DA REDE PUBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL. Anais Do Congresso Brasileiro Da Associação Brasileira De Fisioterapia Traumato-Ortopédica - ABRAFITO, 2(1). Retrieved from https://seer.uftm.edu.br/anaisuftm/index.php/abrafito/article/view/2010