NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE DOR ENTRE ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DOS CAMPI DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Abstract
Introdução: A dor é um fenômeno global que acarreta limitação funcional, impacta na qualidade de vida e gera custos sociais e econômicos de grandes proporções. A dor crônica afeta mais de 30% da população mundial. Por se tratar de uma condição complexa, exige domínio de diferentes habilidades para garantir o tratamento eficaz. Para tal, é necessário que as instituições de ensino superior garantam o preparo adequado dos futuros profissionais de saúde. Objetivo: Identificar o nível do conhecimento sobre neurofisiologia da dor entre os estudantes de diferentes períodos dos cursos de graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Métodos: CAAE 44151321.1.0000.5147, parecer: 4.643.895. Estudo transversal e descritivo, com amostra de conveniência composta por 95 acadêmicos do curso de Fisioterapia da UFJF agrupados em três grupos: períodos iniciais (PIN), intermediários (PI) ou avançados (PA). Foi aplicado um formulário on-line com perguntas sobre as características sociodemográficas, a experiência pessoal de dor crônica, o ensino de dor na UFJF e o Questionário Neurofisiológico da Dor (NPQ-BR). O teste do qui-quadrado foi aplicado para comparação das variáveis categóricas e ANOVA medidas independentes para comparar as variáveis contínuas entre os trê grupos, usando Tukey como post-hoc. Resultados: Amostra composta por mulheres (79%) de 18 a 40 anos. O autoconhecimento e ensino oferecido sobre dor foi declarado como regular/ruim, em especial, pelos grupo PA (P<0,05). Todavia, 87% dos estudantes concordam que os exercícios e a educação podem colaborar para o tratamento. Para os discentes, o assunto dor deve ter destaque no currículo do curso e ser abordado em várias disciplinas – inter ou transdisciplinarmente. O escore médio no NPQ foi de 7 acertos e não diferiu entre os grupos (P>0,05), sendo os itens “Quando parte do seu corpo está lesionado, receptores especiais da dor levam a mensagem da dor para seu cérebro” e “É possível sentir dor e não saber disso” os com maior frequência de erros. Conclusão: O nível do conhecimento sobre neurofisiologia da dor entre os estudantes dos diferentes períodos dos cursos de graduação em Fisioterapia da UFJF é insuficiente, reforçando a necessidade de aprimoramento do currículo.