NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE DOR ENTRE ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DOS CAMPI DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Authors

  • KATY ANDRADE MONTEIRO ZACARON Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • RAYANE QUINTÃO CASTRO Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • ALINE MONTEIRO DE SOUZA Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • BÁRBARA ARAÚJO BICALHO CÉSAR Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • LUDIMILA FORECHI Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Abstract

Introdução: A dor é um fenômeno global que acarreta limitação funcional, impacta na qualidade de vida e gera custos sociais e econômicos de grandes proporções. A dor crônica afeta mais de 30% da população mundial. Por se tratar de uma condição complexa, exige domínio de diferentes habilidades para garantir o tratamento eficaz. Para tal, é necessário que as instituições de ensino superior garantam o preparo adequado dos futuros profissionais de saúde. Objetivo: Identificar o nível do conhecimento sobre neurofisiologia da dor entre os estudantes de diferentes períodos dos cursos de graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Métodos: CAAE 44151321.1.0000.5147, parecer: 4.643.895. Estudo transversal e descritivo, com amostra de conveniência composta por 95 acadêmicos do curso de Fisioterapia da UFJF agrupados em três grupos: períodos iniciais (PIN), intermediários (PI) ou avançados (PA). Foi aplicado um formulário on-line com perguntas sobre as características sociodemográficas, a experiência pessoal de dor crônica, o ensino de dor na UFJF e o Questionário Neurofisiológico da Dor (NPQ-BR). O teste do qui-quadrado foi aplicado para comparação das variáveis categóricas e ANOVA medidas independentes para comparar as variáveis contínuas entre os trê grupos, usando Tukey como post-hocResultados: Amostra composta por mulheres (79%) de 18 a 40 anos. O autoconhecimento e ensino oferecido sobre dor foi declarado como regular/ruim, em especial, pelos grupo PA (P<0,05). Todavia, 87% dos estudantes concordam que os exercícios e a educação podem colaborar para o tratamento. Para os discentes, o assunto dor deve ter destaque no currículo do curso e ser abordado em várias disciplinas – inter ou transdisciplinarmente. O escore médio no NPQ foi de 7 acertos e não diferiu entre os grupos (P>0,05), sendo os itens “Quando parte do seu corpo está lesionado, receptores especiais da dor levam a mensagem da dor para seu cérebro” e “É possível sentir dor e não saber disso” os com maior frequência de erros. Conclusão: O nível do conhecimento sobre neurofisiologia da dor entre os estudantes dos diferentes períodos dos cursos de graduação em Fisioterapia da UFJF é insuficiente, reforçando a necessidade de aprimoramento do currículo.

Published

2025-01-08

How to Cite

KATY ANDRADE MONTEIRO ZACARON, RAYANE QUINTÃO CASTRO, ALINE MONTEIRO DE SOUZA, BÁRBARA ARAÚJO BICALHO CÉSAR, & LUDIMILA FORECHI. (2025). NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE DOR ENTRE ACADÊMICOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DOS CAMPI DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Anais Do Congresso Brasileiro Da Associação Brasileira De Fisioterapia Traumato-Ortopédica - ABRAFITO, 4(1). Retrieved from https://seer.uftm.edu.br/anaisuftm/index.php/abrafito/article/view/2536