AVALIAÇÃO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E SUA CORRELAÇÃO COM ANSIEDADE EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Resumen
A articulação temporomandibular (ATM) é uma articulação do tipo gínglimo artroidal, onde a mandíbula se articula com o crânio. Quando a biomecânica dessa articulação é alterada gera um quadro de disfunção (DTM) envolvendo a musculatura da mastigação, a ATM e estruturas associadas ou dor. Objetivo avaliar a Disfunção Temporomandibular e sua correlaçao com ansiedade em professores. O presente estudo foi aprovado pelo CEP do Uniaraxá protocolo n.01752/25. Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal, quantitativa, desenvolvida com professores do Centro Universitário do Planalto de Araxá. Foi utilizado o questionário anamnésico de Fonseca e o IDATE–Inventário de Ansiedade Traço Estado para avaliação da ansiedade. Os questionários foram entregues para os professores e solicitando que a devolução junto a coordenação de fisioterapia, para manter o sigilo das respostas. Foram avaliados 16 professores universitários, sendo 7 do sexo masculino e 9 do feminino, com média de idade de 36,7±6,2 anos, a maioria casada, 50% possuem mestrado. Na avalição da DTM apurou-se que 63,7% dos docentes apresentaram algum grau de DTM, sendo que 51,2% apresentou DTM leve, 12,5% DTM moderada, 36,3% não apresentaram nenhum grau de DTM. Em relação ao IDATE obtivemos média de 35,7±6,8. Esse estudo sugere que os professores estão suscetíveis ao desenvolvimento de algum nível de DTM. A correlação entre DTM e o nível de ansiedade se obteve uma correlação pouco significativa.