AVALIAÇÃO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E SUA CORRELAÇÃO COM ANSIEDADE EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Autores/as

  • A. V. Pires Centro Universitário do Planalto de Araxá, Araxá, Brasil
  • L. C. Balieiro Centro Universitário do Planalto de Araxá, Araxá, Brasil
  • V. P. S. Oliveira Centro Universitário do Planalto de Araxá, Araxá, Brasil
  • A. S. Carvalho Centro Universitário do Planalto de Araxá, Araxá, Brasil
  • F. B. Oliveira Centro Universitário do Planalto de Araxá, Araxá, Brasil
  • A. P. N. T. Trindade Centro Universitário do Planalto de Araxá, Araxá, Brasil

Resumen

A articulação temporomandibular (ATM) é uma articulação do tipo gínglimo artroidal, onde a mandíbula se articula com o crânio. Quando a biomecânica dessa articulação é alterada gera um quadro de disfunção (DTM) envolvendo a musculatura da mastigação, a ATM e estruturas associadas ou dor. Objetivo avaliar a Disfunção Temporomandibular e sua correlaçao com ansiedade em professores. O presente estudo foi aprovado pelo CEP do Uniaraxá protocolo n.01752/25. Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal, quantitativa, desenvolvida com professores do Centro Universitário do Planalto de Araxá. Foi utilizado o questionário anamnésico de Fonseca e o IDATE–Inventário de Ansiedade Traço Estado para avaliação da ansiedade. Os questionários foram entregues para os professores e solicitando que a devolução junto a coordenação de fisioterapia, para manter o sigilo das respostas. Foram avaliados 16 professores universitários, sendo 7 do sexo masculino e 9 do feminino, com média de idade de 36,7±6,2 anos, a maioria casada, 50% possuem mestrado. Na avalição da DTM apurou-se que 63,7% dos docentes apresentaram algum grau de DTM, sendo que 51,2% apresentou DTM leve, 12,5% DTM moderada, 36,3% não apresentaram nenhum grau de DTM. Em relação ao IDATE obtivemos média de 35,7±6,8. Esse estudo sugere que os professores estão suscetíveis ao desenvolvimento de algum nível de DTM. A correlação entre DTM e o nível de ansiedade se obteve uma correlação pouco significativa.

 

Publicado

2019-05-25

Cómo citar

Pires, A. V., Balieiro, L. C., Oliveira, V. P. S., Carvalho, A. S., Oliveira, F. B., & Trindade, A. P. N. T. (2019). AVALIAÇÃO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E SUA CORRELAÇÃO COM ANSIEDADE EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. Anais Do Congresso Brasileiro Da Associação Brasileira De Fisioterapia Traumato-Ortopédica - ABRAFITO, 3(1). Recuperado a partir de https://seer.uftm.edu.br/anaisuftm/index.php/abrafito/article/view/2136