IMPORTÂNCIA DA MONITORIA EM DISCIPLINAS PRÁTICAS APÓS PERÍODO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCI

Autores/as

  • MAÍSA CERQUEIRA DOS SANTOS Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • MONIQUE OLIVEIRA DOS SANTOS Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • RIZIANE FERREIRA DA MOTA Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • EVALEIDE DINIZ DE OLIVEIRA Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • JOSIMARI MELO DE SANTANA Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Resumen

Introdução: Dentre as várias mudanças ocasionadas pela pandemia por Covid-19, estão as medidas restritivas para conter a propagação do vírus no âmbito da educação superior, na qual o Ministério da Educação (MEC) autorizou, em caráter excepcional, a substituição das atividades de ensino presenciais pelo ensino remoto emergencial. Diante do exposto, após o respectivo período, um dos maiores déficits estavam relacionados as disciplinas práticas. Nesse contexto, a atividade de monitoria possui um importante papel no reestabelecimento dos conhecimentos e habilidades, uma vez que fornece suporte aos discentes e auxilia no processo de ensino-aprendizagem, melhorando a qualidade do ensino. Relato de experiência: Trata-se de um relato descritivo de experiência sobre a importância da monitoria após ensino remoto emergencial nas disciplinas práticas de Avaliação Cinético-Funcional e Cinesioterapia ofertadas no Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe, fornecendo informações sobre experiências, aprendizados e dificuldades na assimilação do conhecimento prático nas disciplinas de forma remota sem suporte de monitor, e as principais experiências e vantagens vivenciadas presencialmente com suporte do monitor. O processo de ensino-aprendizagem de forma remota e sem suporte de monitor, apesar dos esforços por parte do docente, apresentou desvantagens como: fragilidade pela ausência do contato interpessoal e dificuldades do discente em manter o foco durante as aulas, déficit do desempenho acadêmico pela ausência do auxílio do monitor em atividades práticas, afetando o nível de adesão nas disciplinas impactando na maior evasão dos alunos. Durante esse período, notou-se que mesmo após todo empenho do decente, os discentes apresentaram déficits na aquisição e domínio dos conteúdos téoricos e práticos. Posteriormente ao ensino remoto emergencial, com aulas presenciais, foi proporcionado aos alunos assistência por meio da monitoria, a qual era dado suporte durante as aulas práticas, resolução de dúvidas e questionamentos teóricos em momentos extraclasse trazendo mais segurança, autoeficácia e bom desempenho nas atividades propostas. Pelo exposto, é possível notar que os discentes que vivenciaram a monitoria obtiveram melhora no desempenho, adesão e dedicação relacionados ao aprendizado prático. Considerações finais: A monitoria foi importante para aprimorar, refinar e consolidar o conteúdo prático proporcionado pelo docente, além de aumentar a adesão do aluno nas aulas, desempenho nas atividade e busca pelos conteúdos. A experiência para o monitor proporciona benefícios como a vivência com o docente e com os alunos, aprimorando competências como responsabilidade, comprometimento e dedicação. Por fim, é de grande importância a manutenção do ensino em disciplinas de caráter prático de forma presencial e com auxílio do monitor durante o processo de ensino-aprendizagem.

Publicado

2025-01-08

Cómo citar

MAÍSA CERQUEIRA DOS SANTOS, MONIQUE OLIVEIRA DOS SANTOS, RIZIANE FERREIRA DA MOTA, EVALEIDE DINIZ DE OLIVEIRA, & JOSIMARI MELO DE SANTANA. (2025). IMPORTÂNCIA DA MONITORIA EM DISCIPLINAS PRÁTICAS APÓS PERÍODO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCI. Anais Do Congresso Brasileiro Da Associação Brasileira De Fisioterapia Traumato-Ortopédica - ABRAFITO, 4(1). Recuperado a partir de https://seer.uftm.edu.br/anaisuftm/index.php/abrafito/article/view/2446