Edição Atual

2019: Anais da IV Semana do Serviço Social Social da UFTM
					Visualizar 2019: Anais da IV Semana do Serviço Social Social da UFTM
Publicado: 2021-08-10
Ver Todas as Edições

É com imensa alegria que o Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) traz o compendio de publicações/reflexões oriundas da IV Semana de Serviço Social. Os estudos empreendidos pela categoria profissional e afetos à área, os quais frutificaram nos Anais da IV Semana de Serviço, representam um importante marco de discussão e reflexão acerca do Serviço Social na realidade macro e microrregional do Triângulo Mineiro.


O texto é apresentado de forma a traduzir ao leitor o discorrer da profissão no Brasil, permeada pelo efervescente debate acerca dos marcos referenciais da profissão, dos seus movimentos, e que posteriormente emergiram como forma de rompimento com o conservadorismo no interior da categoria profissional e que irá desembocar no projeto hegemônico da profissão.

Os Anais implementam importante abordagem dos conteúdos históricos-metodológicos e éticos-políticos da profissão, articulados à realidade vivida pela categoria profissional, sobretudo a partir das determinações econômicas e políticas que trazem implicações ao processo de trabalho cotidiano, seus desafios e perspectivas. As discussões contidas no texto são oportunas tanto para o exame da profissão em âmbito global e sua real complexidade, dadas as várias fontes de consulta, às reflexões oriundas do “chão da vida cotidiana”, como convida o leitor a empreender a necessária análise da realidade em sua complexidade.

Nessa medida, a construção do olhar crítico, seja a partir da abordagem de autores precisos na análise da realidade, seja pelas várias provocações, se traduz numa consequência natural e que deve promover a inquietação dos curiosos e estudiosos da temática. O texto é capaz de promover reflexões acerca da realidade profissional e a articulação com a necessária apreensão de conteúdos pertinentes ao entendimento da realidade para além do imediato, mas de forma a ampliar os horizontes do olhar do Serviço Social com vistas à construção da necessária criticidade, a fecundar e promover inquietações que resultem na construção de novos caminhos na leitura da realidade do serviço social e seu real papel na sociedade brasileira.