https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/issue/feedCUADERNOS CIMEAC2024-05-15T00:00:00-03:00Prof. Dr. Danilo Seithi Katocadernoscimeac@gmail.comOpen Journal Systems<p><em>Cuadernos CIMEAC</em> (ISSN 2178-9770) es una publicación semestral fundada por el Centro de Investigaciones de Metodologías Alternativas Conexión, siendo vinculado al Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal del Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil. Está dirigido a la Educación Popular y sus diversos aspectos.</p><p><em>Cadernos CIMEAC</em> (ISSN 2178-9770) é uma publicação semestral fundada pelo Centro de Investigações de Metodologias Alternativas Conexão, sendo ligada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. É direcionada à Educação Popular e às suas diversas vertentes.</p><p><em>Notebooks CIMEAC</em> (ISSN 2178-9770) is a semester publication founded by the Center for Investigation of Alternative Methodology Connection, being linked to the Postgraduate Program of Education at the Federal University of Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brazil. Is directed to Popular Education and its various aspects.</p>https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/7576Editorial2024-05-08T08:48:30-03:00Danilo Seithi Katokatosdan@yahoo.com.brFelipe Ziotti Naritafelipe.narita@unesp.br<p>Editorial.</p>2024-05-15T00:00:00-03:00Derechos de autor 2024 CUADERNOS CIMEAChttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/7575Curriculum, social movements and the dialectics of cultural hegemony2024-05-08T08:43:09-03:00Wayne Auwayneau@uw.eduFelipe Ziotti Naritafelipe.narita@unesp.br<p>An interview with Wayne Au (University of Washington Bothell). The interview was organized and conducted by Felipe Ziotti Narita.</p>2024-05-15T00:00:00-03:00Derechos de autor 2024 CUADERNOS CIMEAChttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/7570Prácticas de cuidados compartidos en un grupo de mujeres de una comunidad quilombola del Alto Jequitinhonha (MG)2024-05-07T14:11:31-03:00Carmem Lucia Eiterercarmenl@ufmg.brPaula Cristina Silvapaula.cristina@ufvjm.edu.brShirley Aparecida de Mirandamirandashirley48@gmail.com<p>En este artículo, la discusión se basa en los datos producidos en la investigación doctoral. Se basa en autoras del pensamiento feminista negro y decolonial, entre ellas Patricia Collins (2016), Curriel (2014), Angela Davis (2016), bell hooks (2018), Gonzalez (1981, 1984), Beatriz Nascimento (1974) y Oyeronke Oyewumi (2010). Se buscó una etnografía descolonizadora, estableciendo conversaciones con seis mujeres del quilombo Fazenda Santa Cruz, ubicado en la región de Alto Jequitinhonha, en el municipio de Serro, en Minas Gerais. Se observaron las prácticas de cuidado relacionadas, que atraviesan las prácticas culturales desarrolladas por las mujeres, ocurriendo de forma compartida a través de un "cuidado familiar" anunciado por la territorialidad.</p> <p> </p>2024-05-15T00:00:00-03:00Derechos de autor 2024 CUADERNOS CIMEAChttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/7527Jovens-estudantes do ensino médio e o uso do smartphone no mundo escolar público: práticas astuciosas, causações e tensões2024-04-17T08:18:01-03:00Guilherme Wilson Furlan Matos Alvesguilhermefurlan1@yahoo.com.brElmir de Almeidaelmir@ffclrp.usp.brSérgio César da Fonsecas@lmnc.br<p>Este artigo apoia-se em resultados de pesquisa realizada em Programa de Pós-graduação em Educação, desenvolvida com jovens-estudantes de ensino médio de uma escola pública do interior paulista entre 2019 e 2022. Seu principal objetivo foi apreender e interpretar como a utilização do s<em>matphone</em>, uma mediação cultural, por jovens-estudantes ocorria nas interações e relações que eles estabeleciam com os pares e os seus docentes–adultos no interior do mundo escolar e fora dele. De abordagem qualitativa, nas atividades de campo usou-se o levantamento bibliográfico, a observação, o registro em caderno de campo e a realização de grupos de discussão com trinta e oito (38) estudantes: dezesseis (16) do 1º ano, vinte e dois (22) do 3º ano, posicionados naquela etapa da escolarização básica. Neste texto, serão destacadas e analisadas as práticas astuciosas, as causações e as tensões que os jovens-estudantes conformaram em diferentes espaços-tempos do mundo escolar em que eles construíam interações sociais mediante o acesso e uso do <em>smartphone</em>.</p>2024-05-15T00:00:00-03:00Derechos de autor 2024 CUADERNOS CIMEAChttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/7496ENTRE IDENTIDAD Y TRANSFORMACIÓN SOCIOEDUCATIVA: 2024-04-09T14:50:39-03:00Joas Coelhocoelho.joas@discente.ufma.brMaria José Lisboa Silvamaria.lisboa@ufma.br<p>Este artículo pretende responder a la pregunta: ¿Por qué son escasas las prácticas teatrales en Coroadinho? ¿Y cómo podemos contribuir a cambiar esta escasez? Para ello, trata de circunscribir el trabajo del <em>educador teat</em>ral comunitario. Para ello, el artículo se centró en el Grupo de Teatro Comunitario ARTEATRO, que actúa en la comunidad de Coroadinho, en São Luís/MA, desde 2019. La investigación se refiere a las acciones propuestas al grupo por el Consejo Comunitario de Defensa Social de Coroadinho. Para ello, la investigación se basa en mi experiencia y reflexión como <em>teatro-educadora</em> comunitaria (cuyo enfoque conceptual fue elaborado y defendido en el cuerpo del texto), reflexión que piensa en la evolución de los jóvenes y adolescentes, y se observa que el teatro desempeña un papel transformador de realidades en la vida de los participantes y como referencia teórica, utiliza los conocimientos de Augusto Boal, Claudia Andrade, Domingo Adame y otros. Además, se trata de una investigación cualitativa de carácter narrativo reflexivo. El artículo concluye que <em>los teatro-educadores</em> comunitarios median en el desarrollo artístico y personal de los integrantes y que el arte teatral desempeña un papel fundamental en la transformación social de los jóvenes y adolescentes.</p> <p> </p> <p><em>Traducción realizada con la versión gratuita del traductor <a href="https://www.deepl.com?utm_campaign=product&utm_source=web_translator&utm_medium=web&utm_content=copy_free_translation">DeepL.com</a></em></p>2024-05-15T00:00:00-03:00Derechos de autor 2024 CUADERNOS CIMEAChttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/7482Acessibilidade e inclusão social no ensino superior: a importância de cursos de capacitação exercidos pelo Núcleo de Acessibilidade no interior do Amazonas2024-04-04T11:58:50-03:00Cristiana Nunes Rodriguescristiananunes.18@gmail.comLucas Martins Almeidaprofessorlucas.almeida@hotmail.comAlessandra Souza Almeidaalealmeida32@gmail.comKlenicy Kazumy de Lima Yamaguchiklenicy@gmail.com<p>O aumento de pessoas com deficiências ingressando nas escolas e universidades públicas vem crescendo ao longo dos anos. Paralelamente, as instituições de ensino superior têm buscado aperfeiçoar-se para receber tais pessoas de forma que elas possam se sentir acolhidas e importantes no convívio social educacional. O presente artigo tem como objetivo apresentar a importância de cursos de inclusão e acessibilidade para a comunidade acadêmica e investigar as motivações da procura pelos participantes. Esta pesquisa foi elaborada com base em um curso de capacitação, oferecido pelo núcleo de acessibilidade EUAPOIO da Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Saúde e Biotecnologia. Foi elaborado um questionário e aplicado após o curso. Como resultado, verificou-se que houve uma maior participação de graduandos do curso de licenciatura em Ciências, seguido de enfermagem. Entre as motivações, a necessidade dos conhecimentos sobre essa temática nos estágios supervisionados e a capacitação profissional foram os principais. Após o curso, os participantes sentiram-se mais preparados para lidar com situações que envolvem pessoas com deficiências, e 100% demonstraram interesse em participar de outros cursos de formação. Ainda há muitos desafios a serem enfrentados, mas o esclarecimento é uma das estratégias que oportunizam atender essa realidade, sensibilizando todo o corpo educacional e contribuindo para garantir o bem-estar físico e social de todos, de forma indiscriminada.</p>2024-05-15T00:00:00-03:00Derechos de autor 2024 CUADERNOS CIMEAC