https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/issue/feedRevista de Enfermagem e Atenção à Saúde2025-04-22T00:00:00-03:00Secretaria - REASrev.reas@uftm.edu.brOpen Journal Systems<p>A Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde (ISSN 2317-1154) é uma publicação em fluxo contínuo e trilingue, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e apoio da Editora UFTM. Com Qualis B1, a REAS adota o sistema <em>peer review</em> no processo de avaliação <em>e</em> tem como objetivo divulgar prioritariamente resultados de investigações científicas, além de estudos teóricos, revisões críticas da literatura e relatos de experiência da Enfermagem que possam nortear a Atenção à Saúde das Populações na Promoção da Saúde, Prevenção de Doenças, Recuperação e Reabilitação Biopsicossocial.</p> <p>The <em>Journal of Nursing and Health Care</em> (ISSN 2317-1154) is published into a continuous flow, bilingual, linked to Postgraduate Program in Health Care of the Federal University of Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brazil. With Qualis B1, this Journal aims to disseminate the results of scientific research as a priority, in addition to theoretical studies, critical reviews of the literature and reports of Nursing experience that may guide the Health Population Attention, Health Promotion, Disease Prevention, Recovery and Biopsychosocial Rehabilitation.</p> <p>La <em>Revista de Enfermería y Atención a la Salud</em> (ISSN 2317-1154) es un periódico en línea y bilingüe, vinculado al Programa de Postgrado en Atención a la Salud de la Universidad Federal del Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil. Esta revista, Qualis B1, tiene como objetivo difundir los resultados de investigaciones científicas como una prioridad, además de estudios teóricos, revisiones críticas de la literatura y los informes de experiencia de Enfermería que pueden orientar la atención a la Salud de las Poblaciones pública en la Promoción de la Salud, Prevención de Enfermedades, Recuperación y Rehabilitación Biopsicosocial.</p>https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/6055Envolvimento multidisciplinar na prevenção de infecção do trato urinário associada à cateter: revisão do escopo2023-09-15T16:21:40-03:00Júlio César Coelho do Nascimentoprof.julioccnascimento@gmail.comJuliana Alves Moraes Almeidajuekleiber@hotmail.comVirgínia Farias Alvesvirginia_alves@ufg.brSilvana de Lima Vieira dos Santossilvanalvsantos@ufg.brHeliny Carneiro Cunha Nevesheliny_neves@ufg.brIeda Maria Sapateiro Torresieda_sapateiro@ufg.br<p><strong>Objetivo: </strong>Identificar evidências científicas sobre envolvimento da equipe multiprofissional na prevenção de infecção do trato urinário associada a cateter em unidade de terapia intensiva adulto. <strong>Método:</strong> Revisão de escopo nas bases de dados Embase, Pubmed, Scopus, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature e Biblioteca Virtual em Saúde. Foram incluídos estudos com pacientes internados em unidade de terapia intensiva adulto em uso de cateter urinário, e que avaliaram intervenção multiprofissional. <strong>Resultados:</strong> Nove estudos foram incluídos, a maioria com nível II de evidência científica. A redução de infecção foi relacionada à implantação de <em>bundles</em>, avaliação da inserção/manutenção do cateter, revisão diária da renovação ou remoção do cateter, <em>feedback</em> à equipe de saúde e envolvimento dos gestores do hospital. <strong>Conclusão:</strong> Estratégias que envolvam e sensibilizem a equipe multiprofissional de saúde reduzem o índice de uso de cateter e infecção em unidade de terapia intensiva adulto. </p>2025-04-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/6126Métodos de avaliação nutricional em pessoas vivendo com HIV/AIDS: uma revisão de escopo2022-10-25T14:17:41-03:00Giselle Vanessa Moraesgivmoraes@hotmail.comNúbia Tomaim Otoni dos Santosnubiatomain@yahoo.com.brQuenia Cristina Gonçalves da Silvaquenia.silva@ebserh.gov.brSybelle de Souza Castrocastro.sybelle.souza@gmail.com<p><strong>RESUMO</strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Objetivo: </strong>Identificar e descrever métodos para a avaliar o estado nutricional em pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA). <strong>Métodos: </strong>Realizou-se uma revisão de escopo nas bases PubMed, Embase, Scopus, Lilacs, SciELO, BVS em outubro 2021. Foram incluídos artigos originais que avaliassem o estado nutricional de PVHA, em português, inglês e espanhol. <strong>Resultados: </strong>A revisão abrangeu 19 estudos publicados entre 1999 e 2021. Os métodos de avalição nutricional encontrados foram Antropometria, Espessura do Músculo Adutor do Polegar (EMAP), Força do Aperto de Mão (FAM), Bioimpedância, Avalição Global Subjetiva (AGS), <em>Malnutrition Universal Screening Tool</em> (MUST), <em>Nutritional Risk Screening (</em>NRS-2002), Mini Avaliação Nutricional (MAN), Avaliação Bioquímica e Consumo Alimentar. <strong>Conclusão: </strong>Tendo em vista a inexistência de um padrão ouro, a combinação de métodos de avaliação nutricional é uma boa estratégia para diagnosticar o estado nutricional em PVHA, possibilitando melhores condições de manejo nutricional dessa população.</p> <p><strong>Palavras chaves:</strong> HIV; Aids; Avaliação Nutricional.</p>2025-04-24T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/7147O Conhecimento dos professores do ensino infantil e fundamental sobre primeiros socorros2023-11-07T15:45:34-03:00Marlon Pereira de Oliveiramarlon.enferm96@gmail.comElisa Cardozo Pereiraelisa.cpereira@hotmail.comMarília Gabriela Garcia Saisgaby_sais@hotmail.comSamanta Bastos Maaghsamantamaagh@yahoo.com.brIsabel Cristina de Oliveira Arrieiraisa_arrieira@hotmail.comAna Cristina Beitia Kraemer Moraesanacristinabkmoraes@gmail.comFabricio da Cunha Moraesfabricio.enfo@gmail.comGabriel Stander Ferreiragabrielstander@hotmail.com<p><strong>Objetivo:</strong> descrever o conhecimento dos professores do ensino infantil e fundamental sobre primeiros socorros. <strong>Método:</strong> estudo qualitativo, transversal e descritivo, realizado com 12 professores que atuam em quatros escolas municipais. As informações foram coletadas em setembro de 2019, através de instrumento semiestruturado e interpretadas por meio da análise de conteúdo.<strong> Resultados: </strong>emergiram as seguintes categorias: os principais incidentes relacionados a primeiros socorros vivenciados na escola e o conhecimento dos professores sobre primeiros socorros e condutas frente aos principais incidentes que poderão ser vivenciados. <strong>Conclusão:</strong> foi evidenciado que a maioria dos professores não possui conhecimento adequado sobre como proceder diante de uma situação de emergência no ambiente escolar. Com isso, sugere-se a ampliação da educação em saúde, por meio de cursos, capacitações, palestras e oficinas para contribuir com esta lacuna de conhecimento qualificando a atuação dos professores diante destes incidentes.</p> <p><strong>Descritores:</strong> Professores escolares; Primeiros socorros; Criança; Educação em saúde</p>2025-04-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025