https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/issue/feed Revista PET Brasil 2025-01-28T12:46:37-03:00 Ozíris Borges Filho revpetbrasil@gmail.com Open Journal Systems <p>O PET - Programa de Educação Tutorial foi criado pela CAPES em 1979. Após mais de 40 anos de existência o PET continua ativo, atuante e cada vez mais participativo nas questões universitárias e outras. </p> <p>O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.</p> <p>O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado.</p> <p>Esta <strong>Revista PET Brasil</strong> tem a intenção de ser a representante científica de mais de 800 grupos PET espalhados por este imenso país chamado Brasil.</p> <p>Dentro da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, pretende-se divulgar os trabalhos realizados por estes grupos surpreendentes espalhados pelos quatro cantos do país.</p> <p><strong> ISSN 2965-0356</strong></p> https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8262 Apresentação 2025-01-28T11:33:39-03:00 Fernanda Borges de Andrade fernanda.andrade@uftm.edu.br Ozíris Borges Filho -@gmail.com <p>Apresentação da Revista PET Brasil - 2024</p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8244 Jogo sério para fins de reabilitação do equilíbrio postural estático em amputados de membros inferiores 2025-01-28T09:04:54-03:00 Sabrina Rodrigues de Araújo sabrina.engmect@gmail.com Thiago Rodrigues Oliveira thiago.oliveira@ifsudestemg.edu.br <p>O presente trabalho tem por objetivo apresentar o Jogo de Estabilidade Central, um jogo desenvolvido com o objetivo de auxiliar pacientes amputados de membros inferiores a reabilitar o equilíbrio postural.</p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8245 A atividade “compartilhando conhecimentos” como pilar de interação do grupo PET conexões de saberes matemática 2025-01-28T09:29:50-03:00 Felipe Bernardino da Silva Lucas f.bernardino@ufms.br Roberta de Araújo Lira roberta_araujo_lira@ufms.br Bianca Silva Braga bianca.braga@ufms.br Leonardo Lemes Runichi leonardo_l_runichi@ufms.br Fernando Pereira de Souza fernando.pereira@ufms.br Fernando Pereira de Souza fernando.pereira@ufms.br <p>Este artigo tem como objetivo destacar a experiência da atividade "Compartilhando Conhecimentos", realizada no contexto do grupo PET - Conexões de Saberes Matemática da UFMS/CPTL. A atividade visa fortalecer os vínculos entre estudantes e professores do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus de Três Lagoas. Utilizando atividades extracurriculares, busca-se proporcionar um ambiente acolhedor e favorável ao desenvolvimento da saúde mental dos participantes, além de incentivar um melhor aproveitamento acadêmico dentro do curso.</p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8246 Influências na formação inicial de futuros professores de matemática 2025-01-28T09:45:54-03:00 Tácito de Deus Ferreira Soares d202010705@uftm.edu.br Rafael Peixoto rafael.peixoto@uftm.edu.br Ana Luíza Muniz Correa d202011068@uftm.edu.br Andrew Edward Silva Macedo d202011068@uftm.edu.br Caline Lara Ferreira de Assumpção d202110417@uftm.edu.br Gabriel Borges Carneiro d202210382@uftm.edu.br Isabela Cristina Oliveira d202010695@uftm.edu.br João Victor Balan d202210383@uftm.edu.br Julie Clara Oliveira de Souza d201920218@uftm.edu.br Luis Estevão Soares Chaud Scorsato d202110416@uftm.edu.br Luís Otávio Cardoso luysotavyo.cardoso@gmail.com Maria Luiza Souza e Silva d201920395@uftm.edu.br Renan Antunes Bernardo d201910316@uftm.edu.br Thiago Henrique Soares d201910312@uftm.edu.br Tiago Nascimento Lacerda tnlacerda2000@gmail.com Victor Dourado Coelho victordourado2021@gmail.com Vanessa de Paula Cintra vanessa.cintra@uftm.edu.br <p>O texto analisa a formação inicial de alunos do curso de Matemática em uma Universidade Pública, participantes do Programa de Educação Tutorial (PET), através de três atividades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com dados coletados via questionários respondidos pelos participantes. A análise indica que as experiências dos petianos nessas atividades proporcionam oportunidades de novas vivências e conhecimento para a docência, conforme exigido pelas leis vigentes na formação inicial de professores, contribuindo para seu desenvolvimento profissional.Prática pedagógica</p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8247 Bot “PET descomplica”: ferramenta com inteligência artificial para orientação acadêmica 2025-01-28T10:01:06-03:00 Mariana de Melo Silva -@gmail.com Luan Correia de Oliveira -@gmail.com Bianca Marina Costa Nascimento -@gmail.com Elizabeth Lins Leite -@gmail.com Evilasio Vieira Silva -@gmail.com Estephany Vitoria Batista Cardoso -@gmail.com Anthony Frutuoso da Silva -@gmail.com Lucimere de Souza Oliveira -@gmail.com Rayssa Shirley de Lima Santos -@gmail.com Pollyanna da Silva Soares -@gmail.com Adailson Tulio Dos Santos Silva -@gmail.com José Bruno Malaquias -@gmail.com Daniel Duarte Pereira danielduartepereira66@gmail.com <p>Bots, ou robôs digitais, são ferramentas úteis, cada vez mais presentes no ambiente acadêmico, auxiliando discentes e docentes com serviços e esclarecimentos. No Centro de Ciências Agrárias da UFPB, em Areia, foi criado o “PET Descomplica”, uma parceria entre o PET AgroBio e o Laboratório de Entomologia, com o objetivo de orientar sobre serviços essenciais do campus. O chatbot superou as expectativas, oferecendo respostas rápidas e recebendo uma média de 4 (escala Likert 1-5). Avaliações indicaram 41% como ótimo, 33,33% bom, 16,66% razoável e 8,33% insatisfatório, confirmando sua eficiência, proximidade e satisfação no suporte.</p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8248 Educação em saúde para jovens privados de liberdade 2025-01-28T10:08:19-03:00 Samara Marques Almeida dos Santos -@gmail.com Maria Eduarda Dornelles de Oliveira -@gmail.com Ana Laura Alves Saraiva -@gmail.com Angélica Gindri Meira -@gmail.com Marília Pacheco Rodrigues -@gmail.com Matheus Silvelo Franco -@gmail.com Mylena Francini da Rosa -@gmail.com Rafaella Martini Paiva -@gmail.com Taís de Carvalho Ferrão -@gmail.com Victória Braseiro Vernes petpiscunipampa2020@gmail.com Rodrigo de Souza Balk rodrigobalk@unipampa.edu.br <p>Este estudo relata uma experiência de bolsistas do PET PISC da UNIPAMPA em atividade sobre saúde mental em uma escola estadual de Uruguaiana, situada em unidade de internação socioeducativa. Com alunos de Enfermagem e Fisioterapia, a ação incluiu apresentação expositiva-dialogada e dinâmica temática, promovendo reflexão e aprendizado. A prática extensionista mostrou-se relevante para apoiar o processo de reintegração social dos jovens, incentivando um ambiente de diálogo e autoconhecimento, essencial para o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento pessoal.</p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8249 Explorando letramentos através de oficinas pedagógicas no simpósio de letramento para a cidadania 2025-01-28T10:19:26-03:00 Elayne Maria de Souza elaynesouza1990@gmail.com Gemeson Gama da Silva gemerson.gama@ufrpe.br José Felipe de Barros barrosfelipe056@gmail.com Juliana Alves da Silva julianaadasilva90@gmail.com Maria Eduarda Oliveira da Silva eduarda.oliveiras@ufrpe.br Marcus Vinícius dos Santos Alves Ferreira maarcussantos54@gmail.com Marielle Fernanda Marques de Miranda Sousa fmarielle18@gmail.com Rayne Mirella da Silva raynemirella12@gmail.com Sthefany do Nascimento França sthefany.franca@ufrpe.br Thayná Diana da Silva Correia thaynadscorreia@gmail.com Otávio Augusto Alves dos Santos otavio.augusto@ufrpe.br <p>O trabalho destaca a importância de um ensino-aprendizagem contextualizado e do letramento efetivo, utilizando oficinas pedagógicas como ferramenta para a educação de estudantes da educação básica. As oficinas, desenvolvidas pelo grupo PET Conexões de Saberes: Práticas de Letramento, serão aplicadas na X Edição do LECID em Recife-PE, com foco em estudantes de meios populares. Baseado em teóricos como Geraldi, Kleiman e Soares, espera-se que os participantes desenvolvam habilidades de letramento, promovendo cidadania e uma educação crítica e reflexiva</p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8250 Importância da atividade “conhecendo a profissão” na permanência estudantil de discentes do curso de ciências biológicas da UFSM 2025-01-28T10:25:18-03:00 Vitória Zanchett Dalle Laste vivizdlaste@gmail.com João Victor Piexak Paludete joao-victor.piexak@acad.ufsm.br Rafaela Boscolo Almeida rboscolo34@gmail.com Luciane Almeri Tabaldi lutabaldi@yahoo.com.br <p>A baixa permanência dos estudantes no ensino superior é um desafio no Brasil. Para enfrentar isso, o Programa de Educação Tutorial (PET) da Biologia da UFSM realiza anualmente a atividade "Conhecendo a Profissão", que apresenta aos calouros as áreas de atuação do biólogo e os laboratórios da universidade. Apesar da menor adesão devido à pandemia, a atividade gerou impactos positivos, como maior integração acadêmica e identificação dos alunos com o curso, além de sugestões de melhoria para futuras edições</p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8251 Palavra-poema: um estudo de caso sobre rimas de rappers femininas 2025-01-28T10:31:22-03:00 Luyana Adrielle Almeida Ladislau ladislau.luyana@gmail.com Johnatan Machado Morais Johnatanmorais12@hotmail.com Franciane Farias da Silva francianesilva012@gmail.com Elen Cristina Geraldes eticamonitoria2018@gmail.com <p>O estudo analisa a produção discursiva do RAP de mulheres negras da RIDE-DF e uma indígena de São Paulo, explorando interseccionalidade e afetos em suas letras. Utilizando o software Iramuteq, foram geradas nuvens de palavras e árvores de similitude, revelando temáticas como ancestralidade, empoderamento feminino e a busca por uma vida simples e melhor. As músicas abordam lutas sociais, sabedoria ancestral e afetividade, distanciando-se do estigma do RAP. O empoderamento transforma suas realidades e contribui para a valorização do conhecimento tradicional e feminino.</p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8252 O PET-Química da UFCG e o fortalecimento do curso de licenciatura em química através da relação entre ensino, pesquisa e extensão 2025-01-28T10:40:16-03:00 Jociele Cristine Alves Nogueira -@gmail.com João Pedro Silva Santos -@gmail.com Gabriela Silva Fialho -@gmail.com Andrew Diego Medeiros Macedo -@gmail.com Ingridy Lorrany Luz Sousa -@gmail.com Liliane Santos Gomes -@gmail.com Theo Alex Souza Santos -@gmail.com Fernando Alves da Silva -@gmail.com Camila Raquel Santos Oliveira -@gmail.com Emily Camily Silva Rocha -@gmail.com Jefferson Barbosa Dantas -@gmail.com Vitória Renata Gomes Melo -@gmail.com Vinicius Sousa Souto petquimica5@gmail.com José Carlos Oliveira Santos jose.oliveira@professor.ufcg.edu.br <p>Os cursos de Ciências Exatas e da Natureza, incluindo Licenciatura em Química, apresentam alta evasão. Este trabalho reúne atividades do PET Química da Universidade Federal de Campina Grande, que integram ensino, pesquisa e extensão para reduzir a evasão na Licenciatura em Química. As atividades realizadas como seminários, palestras, cursos, apoio acadêmico (monitorias), pesquisas em laboratório ajudam no processo formativo dos envolvidos e fortalecem o curso de Licenciatura em Química.</p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8253 Povos indígenas e a psicologia do bem viver 2025-01-28T10:46:32-03:00 Ketlen Lima de Souza Apurinã -@gmail.com José Ruy do Nascimento Xokó -@gmail.com Aline Andreia Nicolli aanicolli@gmail.com <p>O trabalho relata a experiência do Curso de Extensão Uma imersão multidisciplinar na história e na cultura dos povos indígenas, realizado entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, pela UFAC, no âmbito do PET Conexões de Saberes: Comunidades Indígenas. O último encontro abordou “Os Povos Indígenas e a Psicologia do Bem Viver”, com base em autores como Ailton Krenak e Alberto Acosta. O curso oportunizou reflexões sobre o “Bem Viver” como combate às desigualdades e como preservação das memórias e histórias indígenas.</p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8254 Projeto “UFRGS para todos” 2025-01-28T10:54:07-03:00 Marcos Vinicius de Souza Teixeira marcossouzateixeira18@gmail.com Vitor Matheus do Nascimento de Andrade vitor.math.andrade@gmail.com Francisco Heinz Costa franciscocosta149@gmail.com Andrio Correa da Rosa andriocorrea@gmail.com Eduarda Ferreira Nieto de Sousa eduarda.nieto18@gmail.com Victória Thalya Pilar Steyer da Silva victoriasteyers@gmail.com João Gabriel Bermudez Dieterich jgbdieterich@gmail.com Gabriel Melo Pacheco melo22044@gmail.com Carlos Schuh carlos.schuh007@gmail.com Cesar Alberto Ruver cesar@ufrgs.br <p>O projeto de extensão “UFRGS para Todos”, desenvolvido pelo Grupo PET Engenharia Civil, atua em escolas públicas de ensino médio, apresentando a UFRGS e formas de ingresso nas universidades públicas (ENEM e vestibular) por meio de atividades de integração e dinâmicas lúdicas. Realizado em encontros presenciais, o projeto visa (a) aproximar estudantes de escolas públicas da universidade, (b) fornecer informações muitas vezes inacessíveis, (c) responder dúvidas sobre o ingresso e (d) incentivar o acesso às Universidades Federais.</p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8255 Momento “como vai você?” 2025-01-28T10:57:59-03:00 Ana Mary Oliveira de Souza ana.mary@ufba.br Fabio Ribeiro de Oliveira fabio.ribeiro@ufba.br Fabio Ribeiro de Oliveira fabio.ribeiro@ufba.br <p>Este trabalho investiga a importância e a efetividade do momento de escuta terapêutica “Como vai você?” no grupo PET de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal da Bahia. A metodologia envolveu um questionário semiestruturado aplicado a doze integrantes ou egressos do grupo. Os resultados indicam que esse momento proporciona leveza, reflexão e acolhimento, além de ser reconhecido como espaço de confiança e descarga emocional, onde conflitos podem ser discutidos de maneira segura.</p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8256 “Com versos que o livro apagou” 2025-01-28T11:04:08-03:00 Larissa Gabrieli Fonseca larissagfonsecahis@gmail.com Alana Beatriz Cercosimo Lous alanablous@gmail.com Bruno Gustavo Borel da Silva bruno.borel03@gmail.com Maria Julia Silvestre Silva majusilvestresil@gmail.com Otávio Luiz Vieira Pinto rocha.pombo@hotmail.com <p>O trabalho aborda as ações de ensino, pesquisa e extensão do Curso de História do Brasil para Migrantes e Refugiados, conduzido pelo PET História da UFPR desde 2017, em parceria com o PBMH. A edição de 2022 incorporou os Estudos Decoloniais e a História Temática, com nove aulas semanais durante dois meses, visando desconstruir a hegemonia da história tradicional e discutir o colonialismo. A exposição Necrobrasiliana foi visitada para debater críticas ao colonialismo, destacando desafios como comparar relações raciais entre Haiti e Brasil.</p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8257 Uso de experimentos demonstrativos em sala de aula como forma de aplicação de metodologia de aprendizagem ativa 2025-01-28T11:08:33-03:00 Beatriz Nunes Ribeiro b205314@dac.unicamp.br Lorenza Vieira da Silva l238124@dac.unicamp.br José Vicente Hallak Dangelo dangelo@unicamp.br <p>As Diretrizes Curriculares de 2019 incentivam metodologias de aprendizagem ativa em Engenharia. Este trabalho apresenta dois experimentos, desenvolvidos pelo Grupo PET-EQ da Unicamp, que integram teoria e prática em sala de aula, reforçando conceitos teóricos e promovendo uma experiência enriquecedora. Os experimentos estão sendo aplicados no novo currículo de Engenharia Química da Unicamp, implementado em 2023, que foca no desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos.</p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8258 Prevenção à gravidez e ISTs 2025-01-28T11:14:53-03:00 Natalia Toldo Cortez cortez.toldo.n@gmail.com Lorena Linck Maximiano lorena.linck@estudante.ufjf.br Luma Leitão Francklin lumaleitaofrancklin@gmail.com Marisa Cosenza Rodrigues rodriguesma@terra.com.br <p>Diante das consequências negativas de uma gravidez indesejada na adolescência, o presente projeto teve como objetivo fornecer informações e possíveis estratégias para prevenção da gravidez e métodos para a prevenção da propagação de Infecções Sexualmente Transmissíveis. O trabalho contou com três encontros com cinco turmas do 9° ano do Ensino Fundamental de uma instituição de ensino pública mineira. A avaliação do trabalho pelos participantes foi positiva, indicando a aquisição de conhecimentos sobre a temática e a relevância dos conteúdos focalizados.</p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8259 Processos seletivos do programa de educação tutorial 2025-01-28T11:26:49-03:00 Marina das Dores Nogueira de Oliveira pet.enfermagem@unifal-mg.edu.br Anna Beatriz Lima de Andrade -@gmail.com Bruna Paiva da Silva -@gmail.com Cremilson de Paula Silva -@gmail.com Gabriela Aparecida Leonel -@gmail.com Gabriela Borelli Oliveira -@gmail.com Guilherme Antônio Gonçalves Ribeiro -@gmail.com Maria Augusta Brandt Paiva -@gmail.com Mariana Helen Gonçalves Martins -@gmail.com Pamela Cristina Martins Silva -@gmail.com Paulo Gabriel de Oliveira Silva -@gmail.com Savana Raabe de Oliveira -@gmail.com Taline Gonçalves da Silva -@gmail.com Vitoria Cristina Silva -@gmail.com Yasmin Vieria da Silva -@gmail.com Érika de Cássia Lopes Chaves erika.chaves@unifal-mg.edu.br <p>O Processo Seletivo do PET/Enfermagem é necessário, envolve reflexão sobre requisitos e procedimentos para ingresso. O artigo trás o relato de experiência dos membros do grupo, com questionário sobre três opções realizadas entre outubro de 2021 e junho de 2023. Seu formulário destacou opiniões sobre o modo de avaliação, sugestões de melhoria e dificuldades. Os processos foram criteriosos, buscando estudantes proativos, com potencial e habilidades, formando um grupo diversificado e apto para as atividades do PET.</p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8260 Lutas e movimentos dos povos indígenas no brasil contemporâneo 2025-01-28T11:30:14-03:00 Elcio Severino da Silva Filho Manchineri pet.conexind@ufac.br Francisco Batista da Silva Manchineri -@gmail.com Aline Andréia Nicolli aanicolli@gmail.com <p>Este texto relata uma experiência do Grupo PET Conexões de Saberes: Comunidades Indígenas (Ufac) com o Neabi. Foi um curso de extensão, "Uma imersão multidisciplinar na história e cultura dos povos indígenas", realizado entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, em 12 encontros. Um deles, sobre “Lutas e Movimentos dos Povos Indígenas no Brasil Contemporâneo”, analisou semelhanças e diferenças entre esses conceitos, destacando que as conquistas indígenas no Estado Democrático de Direito resultam de reivindicações árduas, muitas vezes marcadas por suor e sangue.</p> 2025-01-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista PET Brasil