https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/issue/feed Revista PET Brasil 2024-11-20T06:19:33-03:00 Ozíris Borges Filho revpetbrasil@gmail.com Open Journal Systems <p>O PET - Programa de Educação Tutorial foi criado pela CAPES em 1979. Após mais de 40 anos de existência o PET continua ativo, atuante e cada vez mais participativo nas questões universitárias e outras. </p> <p>O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.</p> <p>O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado.</p> <p>Esta <strong>Revista PET Brasil</strong> tem a intenção de ser a representante científica de mais de 800 grupos PET espalhados por este imenso país chamado Brasil.</p> <p>Dentro da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, pretende-se divulgar os trabalhos realizados por estes grupos surpreendentes espalhados pelos quatro cantos do país.</p> <p><strong> ISSN 2965-0356</strong></p> https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/7852 Apresentação 2024-08-12T09:21:05-03:00 Ozíris Borges Filho oziris.filho@uftm.edu.br Fernanda Borges de Andrade ozirisb@gmail.com <p>Apresentação</p> 2024-08-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8111 PET nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina 2024-11-06T09:50:45-03:00 Greta Gabriela Rychescki petntr@gmail.com Vanessa Vefago Cararo petntr@gmail.com Manuela Quint Willadino petntr@gmail.com Yasmin Santana da Costa petntr@gmail.com Eduardo Matteo Sell Possamai petntr@gmail.com Lívia Koffer Vizzoto petntr@gmail.com Luiza Forini Weber petntr@gmail.com Beatriz Feltrin Garcia petntr@gmail.com Marcelo Nakamura petntr@gmail.com Bruna de Geus Zardo petntr@gmail.com Letícia Flores petntr@gmail.com Mariana Bruning de Araujo petntr@gmail.com Helena Campos de Sá de Souza petntr@gmail.com Inaê Kogler Klein. petntr@gmail.com Francilene Kunradi Vieira frankunradi@gmail.com <p>O Programa de Educação Tutorial (PET), tem como base a indissociabilidade da tríade universitária de ensino, pesquisa e extensão, e envolve os participantes em um processo de formação integral de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o PET Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), busca proporcionar aos acadêmicos do curso de graduação condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementam e elevam a qualidade de sua formação acadêmica.</p> 2024-11-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8121 Combate à evasão e à retenção 2024-11-07T10:10:54-03:00 Anna Lethycia de Almeida Lira annalethyciaa@gmail.com Gilberto Rodrigues dos Santos gilberto.rodrigues@ufms.br Camila Peres de Souza camila_peres@live.com Carolini Carvalho Nascimento carolini.acad@gmail.com Chrystian Miguel dos Santos chrystianmiguel@hotmail.com Déborah Melo Nubiato deborahnub@gmail.com Flávia de Melo Leite flavia.uabitapevi.adm4@gmail.com Gabriela Lima Canassa gabrielacanassa12@gmail.com Jeniffer Francisca dos Santos jeniffersantos2001tl@gmail.com Lucas Barreto Gomes lucasbgomes72@gmail.com Tainara Silva Antunes tainaratsa18@gmail.com <p>Os processos de ensino e de aprendizagem da matemática apresentam constantes desafios para as instituições de ensino superior e técnico. Desta maneira, propor e executar estratégias educacionais que contribuam com o desenvolvimento dos discentes é essencial para o êxito desses processos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a atividade intitulada “combate à evasão e à retenção” prevista no planejamento do grupo pet matemática. Através dessa atividade, o grupo oferece monitorias aos estudantes do campus de três lagoas, da universidade federal de mato grosso do sul, que cursam disciplinas da área de matemática, em especial aos alunos do curso de licenciatura em matemática. Além de auxiliar os estudantes em suas dificuldades com as teorias das disciplinas, o grupo busca diagnosticar e suprir defasagens de aprendizado.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Ensino; monitoria; matemática.</p> 2024-11-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8118 Pet engenharia de pesca da UAST/UFRPE – 10 anos de história 2024-11-06T18:50:34-03:00 Talita Renata Nascimento da Silva renata.mendes@ufrpe.br Vinicius Rogerio Leite renata.mendes@ufrpe.br Leandro José da Silva renata.mendes@ufrpe.br Francisca Santos Silva renata.mendes@ufrpe.br Eloina Micaela Ferreira Lopes renata.mendes@ufrpe.br Jiselle da Silva Xavier renata.mendes@ufrpe.br Maria Taciana de Souza Gondim renata.mendes@ufrpe.br Renata Akemi Shinozaki-Mendes renata.mendes@ufrpe.br <p>Desde 2012 o grupo PET Pesca UAST vem desenvolvendo atividades, abrangendo áreas da Engenharia de Pesca. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho foi discorrer sobre as atividades realizadas nos 10 anos do grupo e mostrar a importância para a educação de qualidade. O grupo obteve um alto índice de conclusão das atividades planejadas, com 16 atividades em média realizadas anualmente, refletindo um bom desempenho do programa nesses períodos. As atividades que não foram concluídas (apenas 8 ao longo de 10 anos) foram prejudicadas pela não liberação do custeio de maneira integral. Mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia da COVID-19, no período de 2020 até meados de 2021 o grupo recorreu às tecnologias disponíveis para a realização de 100% das atividades planejadas. Assim, houve sucesso no desenvolvimento das atividades, deixando evidente o compromisso do grupo com a comunidade acadêmica e sociedade em geral.</p> 2024-11-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8113 Alimentos para curiós e bicudos criados em cativeiro 2024-11-06T13:15:26-03:00 Dayane Simone Moreira da Silva pet.zootecnia@ufgd.edu.br Kesney Karine Moreira Cicero pet.zootecnia@ufgd.edu.br Yasmin Gonçalves da Silva de Souza pet.zootecnia@ufgd.edu.br Lucas Gabriel Batista Dominicano pet.zootecnia@ufgd.edu.br Maria Eduarda Malaquias Dias pet.zootecnia@ufgd.edu.br Michelly Almeida Matheus pet.zootecnia@ufgd.edu.br Leticia Cuer Garcia pet.zootecnia@ufgd.edu.br Amanda Mendonça de Oliveira pet.zootecnia@ufgd.edu.br Caroline Mattu Farias pet.zootecnia@ufgd.edu.br Rafael Henrique de Tonissi e Buschinelli de Goes rafaelgoes@ufgd.edu.br <p>Objetivou-se confeccionar uma tabela nutricional e avaliar a composição bromatológica dos alimentos e de rações extrusadas, utilizadas na alimentação de bicudos e curiós criados em cativeiro. Para as oleaginosas avaliadas destacam-se os teores de EE para nabão (27,45%); perila branca (24,66%) e girassol (45,46%). As rações extrusadas comercializadas apresentaram valores&nbsp; semelhantes, com teores de PB (20,14%). As rações para competição e reprodução/muda apresentaram teores médios de 7,3% de EE, enquanto a ração para uso diário apresentou valores de 4,5%. Os alimentos utilizados devem ser disponibilizados de forma adequada às aves, e a tabela de composição é uma alternativa muito valiosa de orientação no fornecimento de nutrientes pelos criadores.</p> 2024-11-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8115 Evasão no projeto Curso de Programação para Universitários 2024-11-06T17:35:52-03:00 Gustavo Montenegro Maia Chaves petcc@ci.ufpb.br Alexandre Bezerra de Lima petcc@ci.ufpb.br Abraão Homualdo Alves Moreira petcc@ci.ufpb.br Gabriel Lima Lino de Araújo petcc@ci.ufpb.br Aran Leite de Gusmão petcc@ci.ufpb.br Ryann Carlos de Arruda Quintino petcc@ci.ufpb.br Diego Luis Reis da Silva petcc@ci.ufpb.br Victor Pessoa Oliveira Ortins petcc@ci.ufpb.br Vitória Cristhyna dos Santos Camelo petcc@ci.ufpb.br Maria Eduarda Ribeiro Donato da Silva petcc@ci.ufpb.br Lucas Garrafielo petcc@ci.ufpb.br Breno Henrique de Souza Lima petcc@ci.ufpb.br Samantha Dantas Medeiros petcc@ci.ufpb.br Lucas Gomes Dantas petcc@ci.ufpb.br Daniel Moreira de Sousa petcc@ci.ufpb.br Caio Rafael de Oliveira Pontes petcc@ci.ufpb.br Ed Porto Bezerra ed_porto@uol.com.br <p>Este artigo analisa o índice de evasão dos alunos do projeto de extensão "Curso de Programação para Universitários" (CPU), realizado pelo PET Computação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que introduz universitários de variados cursos na computação. O método de ensino aplicado utilizou a linguagem Python e aulas online pelo Google Meet e Youtube. Um dos motivos principais para evasão foi o esforço exigido pelos cursos de graduação, além de problemas pessoais. Também houve dificuldade em assimilar os conteúdos das aulas, por ser o primeiro contato de muitos com a programação. Concluiu-se que o ensino remoto é viável, mas requer melhorias para combater a evasão.</p> 2024-11-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8107 Entretenipet 2024-11-05T11:39:04-03:00 Beatriz Araujo dos Santos beatrizaraujo@ufrrj.br Daniela Dutra de Oliveira beatrizaraujo@ufrrj.br Isabela Beatriz da Silva Gomes beatrizaraujo@ufrrj.br Victor Hugo De Maria Paura de Souza beatrizaraujo@ufrrj.br Maria Thereza Ferreira de Siqueira beatrizaraujo@ufrrj.br Milena Soares Pinto Merat beatrizaraujo@ufrrj.br Vitória Gonçalves Magalhães beatrizaraujo@ufrrj.br Caroline da Silva Almeida beatrizaraujo@ufrrj.br Luiza Lessa de Oliveira da Silva beatrizaraujo@ufrrj.br Isabele da Costa Angelo isabeleangelo@yahoo.com.br <p>A síndrome de Burnout foi definida por um psiquiatra em 1974 e atualmente tem sido muito discutida por médicos veterinários. O Burnout está relacionado ao esgotamento físico e emocional, gerando problemas de saúde e transtorno de ansiedade em profissionais que são sobrecarregados em suas tarefas. O objetivo deste estudo é mostrar a relevância de medidas que possam minimizar a pressão induzida pelas responsabilidades da área da saúde, através do “EntreteniPET”, um projeto criado pelo grupo PET Medicina Veterinária, que busca por meio de suas atividades “Clube do livro” e “CinePET”, incentivar a reflexão social através da leitura com temas atuais, como também proporcionar momentos de lazer e descontração.</p> 2024-11-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8131 Aprimoramento de bancada didática de acionamentos de motores elétricos 2024-11-13T16:20:12-03:00 Jean Paulo Rodrigues jeanpaulo@ifsc.edu.br Yuri Bosnic Mello de Souza Costa jeanpaulo@ifsc.edu.br Aurélio da Costa Sabino Netto jeanpaulo@ifsc.edu.br <p>Um trabalho anterior do curso de engenharia mecatrônica inspirou o aprimoramento de uma bancada didática de acionamentos de motores elétricos economizando espaço e custo geral comparado a bancadas disponíveis no mercado. Partindo do painel preliminar, o grupo PET ficou responsável pelo desenvolvimento da bancada didática com contatores e conexões com pinos banana. As conexões foram montadas a partir de terminais forquilha e conexões banana fêmea. Quatro modelos de contatores foram montados e testados para uso em sala de aula que permitem aos alunos realizarem montagens com diferentes tipos de motores elétricos comumente utilizados na indústria.</p> 2024-11-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8135 A Permanência do estudante no ensino superior 2024-11-14T07:48:12-03:00 Bruna da Silva Santos gabrielanarcizob@gmail.com Gabriela Narcizo Barros gabrielanarcizob@gmail.com Rita de Cássia Lopes de Oliveira rita.mendes@uftm.edu.br <p>O presente trabalho tem como objetivo expressar reflexões sobre a importância do<br />programa de educação tutorial para permanência de estudantes no ensino superior. Para isso<br />utilizou-se da pesquisa bibliográfica e referencial crítico. O PET cumpre uma função de<br />qualificar a graduação, possibilitar acesso ao ensino, pesquisa e extensão, contribui<br />financeiramente com os estudos e manutenção dos seus integrantes, promove interação entre<br />o grupo e outros tanto da universidade quanto em nível nacional. No entanto, deve ser<br />mantido, apoiado, incentivado pelos governos em termos de que tem-se ainda muito a<br />melhorar.<br />Palavras-chave:Permanência; ensino superior; programa de educação tutorial</p> 2024-11-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8120 Nivelamento em matemática 2024-11-07T10:07:25-03:00 Daniel Sampaio daniel.sampaio@unesp.br Leonardo Braga lb.braga@unesp.br Maurício César Delamaro mauricio.delamaro@unesp.br Pedro Henrique Santos pedro.pedran@unesp.br Tiago Santos tiago.celestino@unesp.br <p>A pandemia de COVID-19 afetou a aprendizagem de Matemática no Ensino Básico,<br>comprometendo a formação para cursos de Engenharia. Em resposta, o Grupo PET criou o<br>projeto Pré-Cálculo, com o objetivo de reforçar conhecimentos matemáticos dos alunos<br>ingressantes. Implementado no primeiro semestre de 2024, o projeto ofereceu aulas e<br>exercícios práticos, além de bonificação em Cálculo I. Avaliações indicaram redução na<br>retenção em Cálculo I, comprovando o impacto positivo da iniciativa e incentivando sua<br>continuidade para fortalecer a formação dos futuros engenheiros e reduzir a evasão.</p> 2024-11-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8123 Ciclos de seminários do pet biologia - UFMA (2022-2023) 2024-11-07T11:57:17-03:00 Thaiza Carvalho de Sousa thaiza.sousa@discente.ufma.br Anna Clara Vieira Pinto clara.anna@discente.ufma.br J´éssica Nunes Teixeira jessica.nunes@discente.ufma.br João Gabriel Marques Muniz muniz.joao@discente.ufma.br July Ana Ferreira Araújo july.ferreira@discente.ufma.br Leonam Vinicius Barreto da Silva leonam.barreto@discente.ufma.br Sabrina Chaves Sá sabrina.cs@discente.ufma.br Vitória dos Santos Carneiro vitoria.carneiro@discente.ufma.br Lucas Cardoso Marinho lc.marinho@ufma.br <p>O Ciclo de Seminários Temáticos do PET Biologia da Universidade Federal do Maranhão é uma das atividades indispensáveis no planejamento do grupo. São priorizados temas pouco abordados nas disciplinas ou que estejam em evidência na área de biodiversidade. Os seminários são abertos e ministrados pelos petianos, normalmente em duplas, e tem grande impacto na formação destes e dos demais discentes do curso. Entre o final de 2022 e início de 2023, o PET Biologia promoveu três Ciclos de Seminários: o Ciclo de Biotecnologia, que ocorreu de forma remota, o Ciclo de Biologia Marinha e o Ciclo de Problemas Socioambientais, ambos realizados no Departamento de Biologia da universidade. A divulgação foi realizada pela página do Instagram do PET Biologia UFMA e contou com a participação massiva dos estudantes. Foram 171 participantes inscritos no Ciclo de Biotecnologia; 58 no de Biologia Marinha; e 71 no Ciclo de Problemas Socioambientais. Possivelmente, a maior adesão ao Ciclo de Biotecnologia deve-se à aplicação de forma remota. Durante os seminários muitos participantes demonstraram interesse, trouxeram questionamentos e curiosidades e fizeram sugestões para o aprimoramento da prática. A atividade se mantém no planejamento anual do grupo e tem gerado impactos positivos na comunidade acadêmica e entre os integrantes do PETBio UFMA.</p> 2024-11-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8124 Contribuições das atividades do grupo PET Agroflorestal para a formação discente no campus de Chapadão do Sul/UFMS 2024-11-07T16:51:05-03:00 Breno Selles Pinto petagroflorestal@gmail.com Bruna Diniz Rios bruna.rios@ufms.br Eduarda Santana Soares petagroflorestal@gmail.com Evelyn Gabrielly Boff petagroflorestal@gmail.com Evelyn Rodrigues de Lacerda petagroflorestal@gmail.com Fernanda Ganassim petagroflorestal@gmail.com Gabriel Augusto Teixeira Devolio petagroflorestal@gmail.com Grazielle Nogueira da Silva petagroflorestal@gmail.com Guilherme Souto da Silva petagroflorestal@gmail.com Gustavo Casadei Sabino petagroflorestal@gmail.com Kayky Gomes de Medeiros petagroflorestal@gmail.com Lais Carla Souza Freitas petagroflorestal@gmail.com Lilian Carine Flach petagroflorestal@gmail.com Maria Giulia Hayashi petagroflorestal@gmail.com Mauro Seyji Zanelli Konai petagroflorestal@gmail.com Meire Aparecida Silvestri Cordeiro meire.cordeiro@ufms.br Rubia Beatriz Silveira dos Santos petagroflorestal@gmail.com <p>O PET Agroflorestal, do Campus de Chapadão do Sul da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPCS/UFMS), realizou 20 atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão durante o primeiro semestre de 2023. Dessa forma, ao término do semestre, foi formulado um questionário com perguntas sobre as atividades. Foram obtidas 52 respostas, que representa 10% do total de discentes com matrículas ativas dos cursos. Conclui-se que as atividades promovidas ou apoiadas pelo grupo PET Agroflorestal foram importantes para a integração, formação e para desenvolvimento pessoal e profissional discente no Campus de Chapadão do Sul, refletindo em permanência estudantil.</p> 2024-11-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil