https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/issue/feedRevista PET Brasil 2024-11-20T06:19:33-03:00Ozíris Borges Filhorevpetbrasil@gmail.comOpen Journal Systems<p>O PET - Programa de Educação Tutorial foi criado pela CAPES em 1979. Após mais de 40 anos de existência o PET continua ativo, atuante e cada vez mais participativo nas questões universitárias e outras. </p> <p>O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.</p> <p>O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado.</p> <p>Esta <strong>Revista PET Brasil</strong> tem a intenção de ser a representante científica de mais de 800 grupos PET espalhados por este imenso país chamado Brasil.</p> <p>Dentro da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, pretende-se divulgar os trabalhos realizados por estes grupos surpreendentes espalhados pelos quatro cantos do país.</p> <p><strong> ISSN 2965-0356</strong></p>https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/7852Apresentação2024-08-12T09:21:05-03:00Ozíris Borges Filhooziris.filho@uftm.edu.brFernanda Borges de Andradeozirisb@gmail.com<p>Apresentação</p>2024-08-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8111PET nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina2024-11-06T09:50:45-03:00Greta Gabriela Rychesckipetntr@gmail.comVanessa Vefago Cararopetntr@gmail.comManuela Quint Willadinopetntr@gmail.comYasmin Santana da Costapetntr@gmail.comEduardo Matteo Sell Possamaipetntr@gmail.comLívia Koffer Vizzotopetntr@gmail.comLuiza Forini Weberpetntr@gmail.comBeatriz Feltrin Garciapetntr@gmail.comMarcelo Nakamurapetntr@gmail.comBruna de Geus Zardopetntr@gmail.comLetícia Florespetntr@gmail.comMariana Bruning de Araujopetntr@gmail.comHelena Campos de Sá de Souzapetntr@gmail.comInaê Kogler Klein.petntr@gmail.comFrancilene Kunradi Vieirafrankunradi@gmail.com<p>O Programa de Educação Tutorial (PET), tem como base a indissociabilidade da tríade universitária de ensino, pesquisa e extensão, e envolve os participantes em um processo de formação integral de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o PET Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), busca proporcionar aos acadêmicos do curso de graduação condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementam e elevam a qualidade de sua formação acadêmica.</p>2024-11-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasilhttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8121Combate à evasão e à retenção2024-11-07T10:10:54-03:00Anna Lethycia de Almeida Lira annalethyciaa@gmail.comGilberto Rodrigues dos Santosgilberto.rodrigues@ufms.brCamila Peres de Souzacamila_peres@live.comCarolini Carvalho Nascimentocarolini.acad@gmail.comChrystian Miguel dos Santoschrystianmiguel@hotmail.comDéborah Melo Nubiatodeborahnub@gmail.comFlávia de Melo Leite flavia.uabitapevi.adm4@gmail.comGabriela Lima Canassa gabrielacanassa12@gmail.comJeniffer Francisca dos Santos jeniffersantos2001tl@gmail.comLucas Barreto Gomes lucasbgomes72@gmail.comTainara Silva Antunes tainaratsa18@gmail.com<p>Os processos de ensino e de aprendizagem da matemática apresentam constantes desafios para as instituições de ensino superior e técnico. Desta maneira, propor e executar estratégias educacionais que contribuam com o desenvolvimento dos discentes é essencial para o êxito desses processos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a atividade intitulada “combate à evasão e à retenção” prevista no planejamento do grupo pet matemática. Através dessa atividade, o grupo oferece monitorias aos estudantes do campus de três lagoas, da universidade federal de mato grosso do sul, que cursam disciplinas da área de matemática, em especial aos alunos do curso de licenciatura em matemática. Além de auxiliar os estudantes em suas dificuldades com as teorias das disciplinas, o grupo busca diagnosticar e suprir defasagens de aprendizado.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Ensino; monitoria; matemática.</p>2024-11-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasilhttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8118Pet engenharia de pesca da UAST/UFRPE – 10 anos de história2024-11-06T18:50:34-03:00Talita Renata Nascimento da Silvarenata.mendes@ufrpe.brVinicius Rogerio Leiterenata.mendes@ufrpe.brLeandro José da Silvarenata.mendes@ufrpe.brFrancisca Santos Silvarenata.mendes@ufrpe.brEloina Micaela Ferreira Lopesrenata.mendes@ufrpe.brJiselle da Silva Xavierrenata.mendes@ufrpe.brMaria Taciana de Souza Gondimrenata.mendes@ufrpe.brRenata Akemi Shinozaki-Mendesrenata.mendes@ufrpe.br<p>Desde 2012 o grupo PET Pesca UAST vem desenvolvendo atividades, abrangendo áreas da Engenharia de Pesca. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho foi discorrer sobre as atividades realizadas nos 10 anos do grupo e mostrar a importância para a educação de qualidade. O grupo obteve um alto índice de conclusão das atividades planejadas, com 16 atividades em média realizadas anualmente, refletindo um bom desempenho do programa nesses períodos. As atividades que não foram concluídas (apenas 8 ao longo de 10 anos) foram prejudicadas pela não liberação do custeio de maneira integral. Mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia da COVID-19, no período de 2020 até meados de 2021 o grupo recorreu às tecnologias disponíveis para a realização de 100% das atividades planejadas. Assim, houve sucesso no desenvolvimento das atividades, deixando evidente o compromisso do grupo com a comunidade acadêmica e sociedade em geral.</p>2024-11-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasilhttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8113Alimentos para curiós e bicudos criados em cativeiro2024-11-06T13:15:26-03:00Dayane Simone Moreira da Silvapet.zootecnia@ufgd.edu.brKesney Karine Moreira Ciceropet.zootecnia@ufgd.edu.brYasmin Gonçalves da Silva de Souzapet.zootecnia@ufgd.edu.brLucas Gabriel Batista Dominicanopet.zootecnia@ufgd.edu.brMaria Eduarda Malaquias Diaspet.zootecnia@ufgd.edu.brMichelly Almeida Matheuspet.zootecnia@ufgd.edu.brLeticia Cuer Garciapet.zootecnia@ufgd.edu.brAmanda Mendonça de Oliveirapet.zootecnia@ufgd.edu.brCaroline Mattu Fariaspet.zootecnia@ufgd.edu.brRafael Henrique de Tonissi e Buschinelli de Goesrafaelgoes@ufgd.edu.br<p>Objetivou-se confeccionar uma tabela nutricional e avaliar a composição bromatológica dos alimentos e de rações extrusadas, utilizadas na alimentação de bicudos e curiós criados em cativeiro. Para as oleaginosas avaliadas destacam-se os teores de EE para nabão (27,45%); perila branca (24,66%) e girassol (45,46%). As rações extrusadas comercializadas apresentaram valores semelhantes, com teores de PB (20,14%). As rações para competição e reprodução/muda apresentaram teores médios de 7,3% de EE, enquanto a ração para uso diário apresentou valores de 4,5%. Os alimentos utilizados devem ser disponibilizados de forma adequada às aves, e a tabela de composição é uma alternativa muito valiosa de orientação no fornecimento de nutrientes pelos criadores.</p>2024-11-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasilhttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8115Evasão no projeto Curso de Programação para Universitários2024-11-06T17:35:52-03:00Gustavo Montenegro Maia Chavespetcc@ci.ufpb.brAlexandre Bezerra de Limapetcc@ci.ufpb.brAbraão Homualdo Alves Moreirapetcc@ci.ufpb.brGabriel Lima Lino de Araújopetcc@ci.ufpb.brAran Leite de Gusmãopetcc@ci.ufpb.brRyann Carlos de Arruda Quintinopetcc@ci.ufpb.brDiego Luis Reis da Silvapetcc@ci.ufpb.brVictor Pessoa Oliveira Ortinspetcc@ci.ufpb.brVitória Cristhyna dos Santos Camelopetcc@ci.ufpb.brMaria Eduarda Ribeiro Donato da Silvapetcc@ci.ufpb.brLucas Garrafielopetcc@ci.ufpb.brBreno Henrique de Souza Limapetcc@ci.ufpb.brSamantha Dantas Medeirospetcc@ci.ufpb.brLucas Gomes Dantaspetcc@ci.ufpb.brDaniel Moreira de Sousapetcc@ci.ufpb.brCaio Rafael de Oliveira Pontespetcc@ci.ufpb.brEd Porto Bezerraed_porto@uol.com.br<p>Este artigo analisa o índice de evasão dos alunos do projeto de extensão "Curso de Programação para Universitários" (CPU), realizado pelo PET Computação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que introduz universitários de variados cursos na computação. O método de ensino aplicado utilizou a linguagem Python e aulas online pelo Google Meet e Youtube. Um dos motivos principais para evasão foi o esforço exigido pelos cursos de graduação, além de problemas pessoais. Também houve dificuldade em assimilar os conteúdos das aulas, por ser o primeiro contato de muitos com a programação. Concluiu-se que o ensino remoto é viável, mas requer melhorias para combater a evasão.</p>2024-11-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasilhttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8107Entretenipet2024-11-05T11:39:04-03:00Beatriz Araujo dos Santos beatrizaraujo@ufrrj.brDaniela Dutra de Oliveirabeatrizaraujo@ufrrj.brIsabela Beatriz da Silva Gomesbeatrizaraujo@ufrrj.brVictor Hugo De Maria Paura de Souzabeatrizaraujo@ufrrj.brMaria Thereza Ferreira de Siqueirabeatrizaraujo@ufrrj.brMilena Soares Pinto Meratbeatrizaraujo@ufrrj.brVitória Gonçalves Magalhãesbeatrizaraujo@ufrrj.brCaroline da Silva Almeidabeatrizaraujo@ufrrj.brLuiza Lessa de Oliveira da Silvabeatrizaraujo@ufrrj.brIsabele da Costa Angeloisabeleangelo@yahoo.com.br<p>A síndrome de Burnout foi definida por um psiquiatra em 1974 e atualmente tem sido muito discutida por médicos veterinários. O Burnout está relacionado ao esgotamento físico e emocional, gerando problemas de saúde e transtorno de ansiedade em profissionais que são sobrecarregados em suas tarefas. O objetivo deste estudo é mostrar a relevância de medidas que possam minimizar a pressão induzida pelas responsabilidades da área da saúde, através do “EntreteniPET”, um projeto criado pelo grupo PET Medicina Veterinária, que busca por meio de suas atividades “Clube do livro” e “CinePET”, incentivar a reflexão social através da leitura com temas atuais, como também proporcionar momentos de lazer e descontração.</p>2024-11-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasilhttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8131Aprimoramento de bancada didática de acionamentos de motores elétricos2024-11-13T16:20:12-03:00Jean Paulo Rodriguesjeanpaulo@ifsc.edu.brYuri Bosnic Mello de Souza Costajeanpaulo@ifsc.edu.brAurélio da Costa Sabino Nettojeanpaulo@ifsc.edu.br<p>Um trabalho anterior do curso de engenharia mecatrônica inspirou o aprimoramento de uma bancada didática de acionamentos de motores elétricos economizando espaço e custo geral comparado a bancadas disponíveis no mercado. Partindo do painel preliminar, o grupo PET ficou responsável pelo desenvolvimento da bancada didática com contatores e conexões com pinos banana. As conexões foram montadas a partir de terminais forquilha e conexões banana fêmea. Quatro modelos de contatores foram montados e testados para uso em sala de aula que permitem aos alunos realizarem montagens com diferentes tipos de motores elétricos comumente utilizados na indústria.</p>2024-11-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8135A Permanência do estudante no ensino superior2024-11-14T07:48:12-03:00Bruna da Silva Santosgabrielanarcizob@gmail.comGabriela Narcizo Barros gabrielanarcizob@gmail.comRita de Cássia Lopes de Oliveirarita.mendes@uftm.edu.br<p>O presente trabalho tem como objetivo expressar reflexões sobre a importância do<br />programa de educação tutorial para permanência de estudantes no ensino superior. Para isso<br />utilizou-se da pesquisa bibliográfica e referencial crítico. O PET cumpre uma função de<br />qualificar a graduação, possibilitar acesso ao ensino, pesquisa e extensão, contribui<br />financeiramente com os estudos e manutenção dos seus integrantes, promove interação entre<br />o grupo e outros tanto da universidade quanto em nível nacional. No entanto, deve ser<br />mantido, apoiado, incentivado pelos governos em termos de que tem-se ainda muito a<br />melhorar.<br />Palavras-chave:Permanência; ensino superior; programa de educação tutorial</p>2024-11-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8120Nivelamento em matemática2024-11-07T10:07:25-03:00Daniel Sampaiodaniel.sampaio@unesp.brLeonardo Bragalb.braga@unesp.brMaurício César Delamaromauricio.delamaro@unesp.brPedro Henrique Santospedro.pedran@unesp.brTiago Santostiago.celestino@unesp.br<p>A pandemia de COVID-19 afetou a aprendizagem de Matemática no Ensino Básico,<br>comprometendo a formação para cursos de Engenharia. Em resposta, o Grupo PET criou o<br>projeto Pré-Cálculo, com o objetivo de reforçar conhecimentos matemáticos dos alunos<br>ingressantes. Implementado no primeiro semestre de 2024, o projeto ofereceu aulas e<br>exercícios práticos, além de bonificação em Cálculo I. Avaliações indicaram redução na<br>retenção em Cálculo I, comprovando o impacto positivo da iniciativa e incentivando sua<br>continuidade para fortalecer a formação dos futuros engenheiros e reduzir a evasão.</p>2024-11-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8123Ciclos de seminários do pet biologia - UFMA (2022-2023)2024-11-07T11:57:17-03:00Thaiza Carvalho de Sousathaiza.sousa@discente.ufma.brAnna Clara Vieira Pintoclara.anna@discente.ufma.brJ´éssica Nunes Teixeirajessica.nunes@discente.ufma.brJoão Gabriel Marques Munizmuniz.joao@discente.ufma.brJuly Ana Ferreira Araújojuly.ferreira@discente.ufma.brLeonam Vinicius Barreto da Silvaleonam.barreto@discente.ufma.brSabrina Chaves Sásabrina.cs@discente.ufma.brVitória dos Santos Carneirovitoria.carneiro@discente.ufma.brLucas Cardoso Marinholc.marinho@ufma.br<p>O Ciclo de Seminários Temáticos do PET Biologia da Universidade Federal do Maranhão é uma das atividades indispensáveis no planejamento do grupo. São priorizados temas pouco abordados nas disciplinas ou que estejam em evidência na área de biodiversidade. Os seminários são abertos e ministrados pelos petianos, normalmente em duplas, e tem grande impacto na formação destes e dos demais discentes do curso. Entre o final de 2022 e início de 2023, o PET Biologia promoveu três Ciclos de Seminários: o Ciclo de Biotecnologia, que ocorreu de forma remota, o Ciclo de Biologia Marinha e o Ciclo de Problemas Socioambientais, ambos realizados no Departamento de Biologia da universidade. A divulgação foi realizada pela página do Instagram do PET Biologia UFMA e contou com a participação massiva dos estudantes. Foram 171 participantes inscritos no Ciclo de Biotecnologia; 58 no de Biologia Marinha; e 71 no Ciclo de Problemas Socioambientais. Possivelmente, a maior adesão ao Ciclo de Biotecnologia deve-se à aplicação de forma remota. Durante os seminários muitos participantes demonstraram interesse, trouxeram questionamentos e curiosidades e fizeram sugestões para o aprimoramento da prática. A atividade se mantém no planejamento anual do grupo e tem gerado impactos positivos na comunidade acadêmica e entre os integrantes do PETBio UFMA.</p>2024-11-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasilhttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8124Contribuições das atividades do grupo PET Agroflorestal para a formação discente no campus de Chapadão do Sul/UFMS2024-11-07T16:51:05-03:00Breno Selles Pintopetagroflorestal@gmail.comBruna Diniz Rios bruna.rios@ufms.brEduarda Santana Soarespetagroflorestal@gmail.comEvelyn Gabrielly Boffpetagroflorestal@gmail.comEvelyn Rodrigues de Lacerdapetagroflorestal@gmail.comFernanda Ganassimpetagroflorestal@gmail.comGabriel Augusto Teixeira Devoliopetagroflorestal@gmail.comGrazielle Nogueira da Silvapetagroflorestal@gmail.comGuilherme Souto da Silvapetagroflorestal@gmail.comGustavo Casadei Sabinopetagroflorestal@gmail.comKayky Gomes de Medeirospetagroflorestal@gmail.comLais Carla Souza Freitaspetagroflorestal@gmail.comLilian Carine Flachpetagroflorestal@gmail.comMaria Giulia Hayashipetagroflorestal@gmail.comMauro Seyji Zanelli Konaipetagroflorestal@gmail.comMeire Aparecida Silvestri Cordeiro meire.cordeiro@ufms.brRubia Beatriz Silveira dos Santospetagroflorestal@gmail.com<p>O PET Agroflorestal, do Campus de Chapadão do Sul da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPCS/UFMS), realizou 20 atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão durante o primeiro semestre de 2023. Dessa forma, ao término do semestre, foi formulado um questionário com perguntas sobre as atividades. Foram obtidas 52 respostas, que representa 10% do total de discentes com matrículas ativas dos cursos. Conclui-se que as atividades promovidas ou apoiadas pelo grupo PET Agroflorestal foram importantes para a integração, formação e para desenvolvimento pessoal e profissional discente no Campus de Chapadão do Sul, refletindo em permanência estudantil.</p>2024-11-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil