https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/issue/feed Revista PET Brasil 2024-05-24T08:54:29-03:00 Ozíris Borges Filho revpetbrasil@gmail.com Open Journal Systems <p>O PET - Programa de Educação Tutorial foi criado pela CAPES em 1979. Após mais de 40 anos de existência o PET continua ativo, atuante e cada vez mais participativo nas questões universitárias e outras. </p> <p>O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.</p> <p>O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado.</p> <p>Esta <strong>Revista PET Brasil</strong> tem a intenção de ser a representante científica de mais de 800 grupos PET espalhados por este imenso país chamado Brasil.</p> <p>Dentro da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, pretende-se divulgar os trabalhos realizados por estes grupos surpreendentes espalhados pelos quatro cantos do país.</p> <p><strong> ISSN 2965-0356</strong></p> https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/6916 Atividades extensionistas em psicologia escolar e educacional durante a pandemia da COVID-19 2023-06-29T07:53:31-03:00 Letícia Silva Dutra leticia.dutra@yahoo.com.br Natalia Toldo Cortez cortez.toldo.n@gmail.com Marisa Cosenza Rodrigues rodriguesma@terra.com.br Mariana Gomes Carelli mariana.carelli01@gmail.com <p>Trata-se de um estudo feito a partir de um levantamento de informações acerca das atividades remotas desenvolvidas pelo PET-Psicologia durante o período de pandemia da Covid-19. Foram realizados cinco projetos no eixo-temático escolhido: “Orientação Profissional”, “Promoção de habilidades comunicativas com docentes”, “Prevenção ao Bullying: capacitação com professores", “Prevenção do Abuso Sexual Infantil: Capacitação docente na educação infantil” e “A família e o processo ensino-aprendizagem na pandemia”. Através do trabalho em grupo foi possível otimizar processos de ensino-aprendizagem trabalhando na redução dos impactos causados pela pandemia e por outras dificuldades que já eram recorrentes no ambiente escolar.</p> 2024-05-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/7311 Ensina PET 2024-01-25T12:43:20-03:00 Anna Luísa Parnaíba annaluisaparnaiba@alu.ufc.br Manuela de Mendonça Figueirêdo Coelho manumfc2003@yahoo.com.br Paula Sacha Frota Nogueira sachanogueiraufc@gmail.com Anny Karolyne Almeida de Oliveira enfannykarolyne@gmail.com Douglas de Araújo Costa douglas.provije@gmail.com Mariana Araújo Rios marianarios8110@gmail.com Francisco Maurício Sousa da Silva mau.sousa2599@gmail.com Isaque Lima de Farias isaquelimaa66@gmail.com Bruna Barroso de Freitas brunabarrosofreitas@gmail.com Sarah de Sousa Carvalho sarahsousa895@gmail.com Hillary Bastos Vasconcelos Rodrigues hillarybvr@gmail.com Melissa Bezerra Machado estudos.melissa.machado@gmail.com Davi Oliveira Teles daviteles2155@gmail.com Caroline Bessa da Silva carolbessa23@gmail.com Larissa Nascimento Oliveira larissa.noliveira49@gmail.com Priscila de Souza Aquino priscilapetenf@gmail.com Samila Gomes Ribeiro samilagomesribeiro@gmail.com <p>O relato trata da experiência de bolsistas do Programa de Educação Tutorial de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará na atividade Ensina PET, no período de fevereiro a abril de 2023. As aulas foram ministradas nas disciplinas Políticas de Saúde I e Políticas de Saúde II do curso de graduação em Enfermagem, nas quais discute-se a importância do uso de metodologias ativas na graduação, pois infere-se que tais atividades auxiliam no desenvolvimento de habilidades e competências importantes aos discentes, como criticidade e autonomia. A vivência propiciou a ampliação de habilidades acadêmicas de grande valia na prática estudantil e profissional, como comunicação e trabalho em equipe.</p> 2024-05-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/6859 Sensibilização com professores sobre prevenção ao suicídio na adolescência 2023-05-22T17:06:11-03:00 Ana Clara Fonseca de Oliveira anaclara.fonseca@estudante.ufjf.br Maíra Aparecida dos Santos mairaaparecida43@gmail.com Marisa Cosenza Rodrigues rodriguesma@terra.com Fernanda Soares Mingorança fernandamingorancapsi@gmail.com <p>Este trabalho relata uma experiência extensionista de uma equipe de bolsistas do grupo PET-Psicologia/UFJF, a qual objetivou promover uma sensibilização acerca do fenômeno do suicídio na adolescência e suas implicações na escola. Foram realizados dois dias de intervenção presencial, na própria instituição de ensino, contando com a participação de 18 docentes do Ensino Fundamental II que lecionam em turmas do 6º ao 9º ano de uma escola da rede pública da cidade de Juiz de Fora/MG. Os registros no diário de campo e o questionário de sondagem final indicam uma avaliação positiva pelos docentes, bem como apropriação crítica das orientações e estratégias apresentadas ao longo dos encontros.</p> 2024-05-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/7335 30 minutos de histórias, um programa de entrevistas 2024-01-31T17:33:40-03:00 Gustavo Henrique Rubik gustavohenrubik@gmail.com Mateus Freitas Borsatti mateusfreitasborsatti@gmail.com Yasmin Fernandes yasminfernandes406@gmail.com Isabela Martini Pereira isa.martinipereira@gmail.com <p>Esse artigo é composto por um relato de caso de um dos projetos de extensão do PET História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): o “30 minutos de histórias”. Um programa de entrevistas que surge durante a pandemia de COVID-19 como uma possibilidade de efetivar o tripé do Programa de Educação Tutorial: ensino, pesquisa e extensão. Abordando as temáticas de História Urbana de Florianópolis, Ensino de História, (Re)contando a história e Floripa Invertida, todas disponibilizadas no canal do Youtube “PET História UFSC” e demais redes sociais. O projeto obteve sucesso e que é um exemplo para outros PETs Brasil afora.</p> 2024-05-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/7607 Apresentação 2024-05-22T20:52:21-03:00 Fernanda Borges de Andrade fernanda.andrade@uftm.edu.br Ozíris Borges Filho oziris.filho@uftm.edu.br <p>Apresentação da Revista PET Brasil - 2024</p> 2024-05-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/7342 Educação antirracista e epistemologias de terreiro na extensão universitária 2024-01-31T23:59:38-03:00 Yasmin Cunha de Menezes yascmenezes@gmail.com Mirella Farias Rocha mirellafr@gmail.com <p>Este artigo procura refletir acerca da educação antirracista, baseada nas epistemologias de terreiro e trajetórias de mulheres negras da história do Brasil, a partir de provocações geradas no âmbito do projeto de extensão “Heroínas Negras da História Não Contada do Brasil: Narrativas didáticas para Escola, Terreiro e Comunidade”, desenvolvido na esfera do Programa de Educação Tutorial Conexões Povos de Terreiro da UFRJ desde 2020.</p> 2024-05-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/7340 Múltiplas identidades no RAP 2024-01-31T22:50:53-03:00 Larissa Santos Rabelo larissasantos.rabelo@hotmail.com Maysa Lannah Lannahmaysa@gmail.com Marina Ribeiro Souza Santos Reis marinarssr@gmail.com <p>O presente trabalho busca estabelecer compreensão sobre as temáticas relacionadas à identidade, enquadramento e cultura hip-hop como interlocutores na produção de saberes do PET. Terá como enfoque principal a relação entre identidades, enquadramentos e suas representações dentro do movimento hip-hop, bem como seus desdobramentos no Rap, movimento artístico da cultura hip-hop.</p> 2024-05-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/7614 Conscientização e educação na escola sobre a leishmaniose 2024-05-24T08:54:29-03:00 Caio Rodrigo Sabio Aiello -@gmail.com Beatriz Valentim Carmona -@gmail.com Adrian Felipe de Moraes Ferreira -@gmail.com Ana Clara Barbosa Forti -@gmail.com Estevam Guilherme Lux Hoppe -@gmail.com Rafaella Victoria Ribeiro Soares Leite -@gmail.com Ana Rita Barbosa Lessa -@gmail.com Luana Muniz Levi -@gmail.com Brenda Aiello Macfadem -@gmail.com Maria Carolina Medrado dos Santos -@gmail.com Giovanna Bobadilla Morelli -@gmail.com Maria Eduarda de Souza Oliveira -@gmail.com Rafael Oliveira Pavaneli -@gmail.com Luísa Stopa Ramos -@gmail.com Isabela Santini Renoldi -@gmail.com Bianca Calixtro Silva -@gmail.com Gustavo de Oliveira e Silva -@gmail.com Beatriz da Silva Tavares -@gmail.com Elisabeth Criscuolo Urbinati -@gmail.com Carlos Henrique Dias Pereira chd.pereira@unesp.br <p>O grupo PETVET da UNESP, Jaboticabal, desenvolveu uma atividade educadora, em uma escola da cidade, com crianças e adolescentes, para falar sobre a Leishmaniose, suas causas, consequências e prevenção. O grupo utilizou material lúdico e interativo que tornou o processo de aprendizado mais eficiente. Os estudantes e outros participantes do evento receberam um formulário para fornecer um feedback para que o grupo pudesse avaliar a atividade e as estratégias utilizadas pelo grupo. Os resultados mostraram intensa interação e interesse, indicando a importância da atividade educadora do PET.</p> 2024-05-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/6713 Estudo com egressos do programa de educação tutorial nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto - MG 2023-02-23T10:52:39-03:00 Brendha Ferreira Louven dos Reis brendha.reis@aluno.ufop.edu.br Gabriela de Assumpção Planz Loureiro gabriela.loureiro@aluno.ufop.edu.br Iara Araújo Ferreira iara.ferreira@aluno.ufop.edu.br Laryssa de Abreu Miranda laryssa.miranda@aluno.ufop.edu.br Maria Fernanda Leão Campos maria.flc@aluno.ufop.edu.br Natália de Freitas Tavares natalia.tavares1@aluno.ufop.edu.br Maria Tereza de Freitas maria.freitas@ufop.edu.br <p>O PET do curso de Nutrição da UFOP, desde 1992 vem realizando atividades que contemplam os três pilares das IES e do Programa: ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa desenvolvida ao longo de três anos (desde 2019), buscou compreender a influência que o Programa exerceu na formação acadêmica e atuação profissional dos petianos egressos, no período de 1992 a 2019, segundo a percepção deles próprios. Os dados coletados demonstraram que o programa exerceu influência positiva na vida dos egressos tanto no âmbito pessoal quanto profissional, atingindo, portanto, seus objetivos acadêmicos.</p> 2024-05-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/7330 Prototipagem de modelos anatômicos 3d como estratégia integrada de ensino, pesquisa e extensão na área da saúde 2024-01-31T17:02:09-03:00 Agatha Pires guedes.agatha@unifesp.br Ana Cunha ana.heloisa@unifesp.br Isabella Datrino datrino@unifesp.br Johnny Ikemori johnny.ikemori@unifesp.br Juliana Meneses jmeneses@unifesp.br Larissa Redondo lfredondo@unifesp.br Raquel Lopes raquel.lopes24@unifesp.br Marcelo Silva marcelo.mariano@unifesp.br Raquel Carvalho marques.carvalho@unifesp.br Marcelo Freitas mfreitas@unifesp.br <p>A impressão 3D permite a fabricação de objetos sólidos por meio da deposição de camadas sucessivas. Na área da saúde, essa técnica permite a produção de estruturas para fins clínicos, cirúrgicos e/ou educacionais. O grupo PET Tecnologias em Saúde desenvolveu um projeto para avaliar a produção de modelos anatômicos com impressão 3D por estudantes da saúde, articulando atividades de ensino, pesquisa e extensão. Seu uso contribuiu para a transformação do processo de ensino-aprendizagem e a prática científica e tecnológica na produção de novos conhecimentos.</p> 2024-05-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/7317 Conhecimento dos estudantes de zootecnia do IFTM Campus Uberaba sobre carne celular 2024-01-26T10:52:53-03:00 Jonathan Rodrigues dos Santos jonathan.santos@estudante.iftm.edu.br Wesley de Oliveira Rabelo wesley.rabelo@estudante.iftm.edu.br Dalciane Caetano Sousa dalciane.sousa@estudante.iftm.edu.br Ana Carolina Portella Silveira anasilveira@iftm.edu.br <p>Cultivar células para produzir carne é uma inovação que pode mudar a cadeia da carne. Assim, é importante que os estudantes de Zootecnia estejam atualizados para entender as novas demandas do mercado muito ligadas à sustentabilidade e bem-estar animal. Com o objetivo de avaliar o conhecimento destes alunos sobre o tema aplicou-se um questionário <em>online</em> de pesquisa <em>survey</em>, o qual foi respondido por 33 estudantes do curso de Zootecnia do IFTM Campus Uberaba. Baseados nos resultados, optou-se por oferecer uma palestra intitulada “Zootecnia celular como novo mercado de trabalho” contribuindo para o conhecimento destes futuros profissionais da produção animal e suas relações com os animais.</p> 2024-05-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/7128 Petrecognition 2023-10-31T21:30:59-03:00 Felipe Meier Martins fma.peteel@gmail.com João Pedro de Souza Fernandes Branco jpb.peteel@gmail.com André Luís Kirsten kirsten.andre@ufsc.br <p>Este artigo trata do projeto PETrecognition, uma inovação proposta pelos bolsistas para acesso à sala PET. Desenvolvido em Python e utilizando bibliotecas como: Dlib, Face Recognition, OpenCV e Numpy, o projeto incorpora um Arduino Uno para controlar o acesso à sala por meio de redes neurais convolucionais. O reconhecimento facial combina câmeras, análise de imagens e Inteligência Artificial IA para capturar e comparar características únicas, como a distância entre olhos e largura do nariz. Tem várias aplicações, incluindo segurança, controle de acesso e verificação de identidade em setores financeiros e telecomunicações, mas enfrenta controvérsias relacionadas à privacidade, discriminação e erros de identificação</p> 2024-05-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/7126 Correr para celebrar a infância 2023-10-31T10:09:32-03:00 Júlia Eccel Pires de Camargo j175752@dac.unicamp.br Ian Fernandes Junta Vezzali i246137@dac.unicamp.br Helena Altmann altmann@unicamp.br <p>O presente artigo tem como objetivo apresentar um dos maiores projetos do grupo PET-FEF UNICAMP, evento realizado no Dia das Crianças que une a vivência esportiva do atletismo com a celebração da infância - o <em>Corrindo</em>. Para esse artigo, foram utilizados registros fotográficos e documentais, mensagens de e-mails e publicações sobre edições anteriores do <em>Corrindo</em>, além dos depoimentos de quatro ex-integrantes do grupo PET-FEF, participantes de edições anteriores do evento. O evento possibilita uma vivência esportiva e lúdica às crianças, a interação familiar e celebração da infância, bem como contribui com a formação de graduandos.</p> 2024-05-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/7029 Da democracia restrita à democracia direta: política, interdisciplinaridade e subjetividade como conceitos centrais nas discussões do grupo de estudos do PET/Pedagogia da UFSC 2023-08-30T21:37:09-03:00 Aline Rosa de Abreu abreu.alinerosa@gmail.com Camila da Silveira camiladasilveirajlle@gmail.com Lucas Rodrigues Menezes lucasrmenezzes@gmail.com Manuelly Amaral de Souza manuellyamaraldesouza@gmail.com Priscila Silveira Espíndola priscilassindola@gmail.com Sônia da Silva Vinhote Ferreira sabedorya@hotmail.com Jéferson Silveira Dantas clioinsone@gmail.com <p>Este texto coletivo é fruto das discussões semanais realizadas no grupo de estudos do PET/Pedagogia/UFSC. Tal exercício de escrita teve por objetivo estimular as/os bolsistas do grupo na construção de um texto acadêmico, a partir de uma bibliografia que dialogasse com os eixos temáticos formativos do grupo (Literatura e Infância; Núcleo de Pesquisa de Educação de Jovens e Adultos; Educação para as Relações Étnico-Raciais e Processos Educativos sobre Gênero e Sexualidade). Nessa direção, discutiu-se os rumos da frágil e jovem democracia brasileira nos últimos anos e os seus impactos na Educação Básica pública.</p> 2024-05-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/7028 Terreiro e a escola 2023-08-30T21:05:35-03:00 Vagner Felix da Silva axevagnersilva@gmail.com <p>Esse escrito nasce a partir das investigações contra-coloniais vivenciadas através do projeto “Práticas de Extensão da UFRRJ em parceria com a casa Axé Opô Afonjá (projeto de extensão e pesquisa formentado pelo EtnoPET e o Ilê Axé Opô Afonjá RJ) e da realidade do pesquisador e discente em questão. Nosso texto tem o objetivo de apresentar de que forma as práticas cotidianas das Comunidades Tradicionais de Terreiro, são capazes de produzir processos educativos e transmissão de conhecimentos que rompem com a realidade pensada e executada pela herança colonial.</p> <p><a href="#_ftnref1" name="_ftn1"></a></p> 2024-05-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil