https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/issue/feedRevista PET Brasil 2025-01-28T12:46:37-03:00Ozíris Borges Filhorevpetbrasil@gmail.comOpen Journal Systems<p>O PET - Programa de Educação Tutorial foi criado pela CAPES em 1979. Após mais de 40 anos de existência o PET continua ativo, atuante e cada vez mais participativo nas questões universitárias e outras. </p> <p>O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.</p> <p>O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado.</p> <p>Esta <strong>Revista PET Brasil</strong> tem a intenção de ser a representante científica de mais de 800 grupos PET espalhados por este imenso país chamado Brasil.</p> <p>Dentro da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, pretende-se divulgar os trabalhos realizados por estes grupos surpreendentes espalhados pelos quatro cantos do país.</p> <p><strong> ISSN 2965-0356</strong></p>https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8262Apresentação2025-01-28T11:33:39-03:00Fernanda Borges de Andradefernanda.andrade@uftm.edu.brOzíris Borges Filho-@gmail.com<p>Apresentação da Revista PET Brasil - 2024</p>2025-01-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasilhttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8244Jogo sério para fins de reabilitação do equilíbrio postural estático em amputados de membros inferiores 2025-01-28T09:04:54-03:00Sabrina Rodrigues de Araújosabrina.engmect@gmail.comThiago Rodrigues Oliveirathiago.oliveira@ifsudestemg.edu.br<p>O presente trabalho tem por objetivo apresentar o Jogo de Estabilidade Central, um jogo desenvolvido com o objetivo de auxiliar pacientes amputados de membros inferiores a reabilitar o equilíbrio postural.</p>2025-01-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasilhttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8245A atividade “compartilhando conhecimentos” como pilar de interação do grupo PET conexões de saberes matemática2025-01-28T09:29:50-03:00Felipe Bernardino da Silva Lucasf.bernardino@ufms.brRoberta de Araújo Lira roberta_araujo_lira@ufms.brBianca Silva Bragabianca.braga@ufms.brLeonardo Lemes Runichileonardo_l_runichi@ufms.brFernando Pereira de Souzafernando.pereira@ufms.brFernando Pereira de Souzafernando.pereira@ufms.br<p>Este artigo tem como objetivo destacar a experiência da atividade "Compartilhando Conhecimentos", realizada no contexto do grupo PET - Conexões de Saberes Matemática da UFMS/CPTL. A atividade visa fortalecer os vínculos entre estudantes e professores do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus de Três Lagoas. Utilizando atividades extracurriculares, busca-se proporcionar um ambiente acolhedor e favorável ao desenvolvimento da saúde mental dos participantes, além de incentivar um melhor aproveitamento acadêmico dentro do curso.</p>2025-01-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasilhttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8246Influências na formação inicial de futuros professores de matemática2025-01-28T09:45:54-03:00Tácito de Deus Ferreira Soaresd202010705@uftm.edu.brRafael Peixotorafael.peixoto@uftm.edu.brAna Luíza Muniz Corread202011068@uftm.edu.brAndrew Edward Silva Macedod202011068@uftm.edu.brCaline Lara Ferreira de Assumpçãod202110417@uftm.edu.brGabriel Borges Carneirod202210382@uftm.edu.brIsabela Cristina Oliveirad202010695@uftm.edu.brJoão Victor Baland202210383@uftm.edu.brJulie Clara Oliveira de Souzad201920218@uftm.edu.brLuis Estevão Soares Chaud Scorsatod202110416@uftm.edu.brLuís Otávio Cardosoluysotavyo.cardoso@gmail.comMaria Luiza Souza e Silvad201920395@uftm.edu.brRenan Antunes Bernardod201910316@uftm.edu.brThiago Henrique Soaresd201910312@uftm.edu.brTiago Nascimento Lacerda tnlacerda2000@gmail.comVictor Dourado Coelhovictordourado2021@gmail.comVanessa de Paula Cintravanessa.cintra@uftm.edu.br<p>O texto analisa a formação inicial de alunos do curso de Matemática em uma Universidade Pública, participantes do Programa de Educação Tutorial (PET), através de três atividades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com dados coletados via questionários respondidos pelos participantes. A análise indica que as experiências dos petianos nessas atividades proporcionam oportunidades de novas vivências e conhecimento para a docência, conforme exigido pelas leis vigentes na formação inicial de professores, contribuindo para seu desenvolvimento profissional.Prática pedagógica</p>2025-01-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasilhttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8247Bot “PET descomplica”: ferramenta com inteligência artificial para orientação acadêmica 2025-01-28T10:01:06-03:00Mariana de Melo Silva-@gmail.comLuan Correia de Oliveira-@gmail.comBianca Marina Costa Nascimento-@gmail.comElizabeth Lins Leite-@gmail.comEvilasio Vieira Silva-@gmail.comEstephany Vitoria Batista Cardoso-@gmail.comAnthony Frutuoso da Silva-@gmail.comLucimere de Souza Oliveira-@gmail.comRayssa Shirley de Lima Santos-@gmail.comPollyanna da Silva Soares-@gmail.comAdailson Tulio Dos Santos Silva-@gmail.comJosé Bruno Malaquias-@gmail.comDaniel Duarte Pereiradanielduartepereira66@gmail.com<p>Bots, ou robôs digitais, são ferramentas úteis, cada vez mais presentes no ambiente acadêmico, auxiliando discentes e docentes com serviços e esclarecimentos. No Centro de Ciências Agrárias da UFPB, em Areia, foi criado o “PET Descomplica”, uma parceria entre o PET AgroBio e o Laboratório de Entomologia, com o objetivo de orientar sobre serviços essenciais do campus. O chatbot superou as expectativas, oferecendo respostas rápidas e recebendo uma média de 4 (escala Likert 1-5). Avaliações indicaram 41% como ótimo, 33,33% bom, 16,66% razoável e 8,33% insatisfatório, confirmando sua eficiência, proximidade e satisfação no suporte.</p>2025-01-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasilhttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8248Educação em saúde para jovens privados de liberdade2025-01-28T10:08:19-03:00Samara Marques Almeida dos Santos-@gmail.comMaria Eduarda Dornelles de Oliveira-@gmail.comAna Laura Alves Saraiva-@gmail.comAngélica Gindri Meira-@gmail.comMarília Pacheco Rodrigues-@gmail.comMatheus Silvelo Franco-@gmail.comMylena Francini da Rosa-@gmail.comRafaella Martini Paiva-@gmail.comTaís de Carvalho Ferrão-@gmail.comVictória Braseiro Vernespetpiscunipampa2020@gmail.comRodrigo de Souza Balkrodrigobalk@unipampa.edu.br<p>Este estudo relata uma experiência de bolsistas do PET PISC da UNIPAMPA em atividade sobre saúde mental em uma escola estadual de Uruguaiana, situada em unidade de internação socioeducativa. Com alunos de Enfermagem e Fisioterapia, a ação incluiu apresentação expositiva-dialogada e dinâmica temática, promovendo reflexão e aprendizado. A prática extensionista mostrou-se relevante para apoiar o processo de reintegração social dos jovens, incentivando um ambiente de diálogo e autoconhecimento, essencial para o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento pessoal.</p>2025-01-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasilhttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8249Explorando letramentos através de oficinas pedagógicas no simpósio de letramento para a cidadania 2025-01-28T10:19:26-03:00Elayne Maria de Souzaelaynesouza1990@gmail.comGemeson Gama da Silvagemerson.gama@ufrpe.brJosé Felipe de Barros barrosfelipe056@gmail.comJuliana Alves da Silvajulianaadasilva90@gmail.comMaria Eduarda Oliveira da Silvaeduarda.oliveiras@ufrpe.brMarcus Vinícius dos Santos Alves Ferreiramaarcussantos54@gmail.comMarielle Fernanda Marques de Miranda Sousafmarielle18@gmail.comRayne Mirella da Silvaraynemirella12@gmail.comSthefany do Nascimento França sthefany.franca@ufrpe.brThayná Diana da Silva Correiathaynadscorreia@gmail.comOtávio Augusto Alves dos Santosotavio.augusto@ufrpe.br<p>O trabalho destaca a importância de um ensino-aprendizagem contextualizado e do letramento efetivo, utilizando oficinas pedagógicas como ferramenta para a educação de estudantes da educação básica. As oficinas, desenvolvidas pelo grupo PET Conexões de Saberes: Práticas de Letramento, serão aplicadas na X Edição do LECID em Recife-PE, com foco em estudantes de meios populares. Baseado em teóricos como Geraldi, Kleiman e Soares, espera-se que os participantes desenvolvam habilidades de letramento, promovendo cidadania e uma educação crítica e reflexiva</p>2025-01-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasilhttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8250Importância da atividade “conhecendo a profissão” na permanência estudantil de discentes do curso de ciências biológicas da UFSM 2025-01-28T10:25:18-03:00Vitória Zanchett Dalle Lastevivizdlaste@gmail.comJoão Victor Piexak Paludetejoao-victor.piexak@acad.ufsm.brRafaela Boscolo Almeidarboscolo34@gmail.comLuciane Almeri Tabaldilutabaldi@yahoo.com.br<p>A baixa permanência dos estudantes no ensino superior é um desafio no Brasil. Para enfrentar isso, o Programa de Educação Tutorial (PET) da Biologia da UFSM realiza anualmente a atividade "Conhecendo a Profissão", que apresenta aos calouros as áreas de atuação do biólogo e os laboratórios da universidade. Apesar da menor adesão devido à pandemia, a atividade gerou impactos positivos, como maior integração acadêmica e identificação dos alunos com o curso, além de sugestões de melhoria para futuras edições</p>2025-01-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasilhttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8251Palavra-poema: um estudo de caso sobre rimas de rappers femininas 2025-01-28T10:31:22-03:00Luyana Adrielle Almeida Ladislauladislau.luyana@gmail.comJohnatan Machado MoraisJohnatanmorais12@hotmail.comFranciane Farias da Silva francianesilva012@gmail.comElen Cristina Geraldeseticamonitoria2018@gmail.com<p>O estudo analisa a produção discursiva do RAP de mulheres negras da RIDE-DF e uma indígena de São Paulo, explorando interseccionalidade e afetos em suas letras. Utilizando o software Iramuteq, foram geradas nuvens de palavras e árvores de similitude, revelando temáticas como ancestralidade, empoderamento feminino e a busca por uma vida simples e melhor. As músicas abordam lutas sociais, sabedoria ancestral e afetividade, distanciando-se do estigma do RAP. O empoderamento transforma suas realidades e contribui para a valorização do conhecimento tradicional e feminino.</p>2025-01-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasilhttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8252O PET-Química da UFCG e o fortalecimento do curso de licenciatura em química através da relação entre ensino, pesquisa e extensão2025-01-28T10:40:16-03:00Jociele Cristine Alves Nogueira-@gmail.comJoão Pedro Silva Santos-@gmail.comGabriela Silva Fialho-@gmail.comAndrew Diego Medeiros Macedo-@gmail.comIngridy Lorrany Luz Sousa-@gmail.comLiliane Santos Gomes-@gmail.comTheo Alex Souza Santos-@gmail.comFernando Alves da Silva-@gmail.comCamila Raquel Santos Oliveira-@gmail.comEmily Camily Silva Rocha-@gmail.comJefferson Barbosa Dantas-@gmail.comVitória Renata Gomes Melo-@gmail.comVinicius Sousa Soutopetquimica5@gmail.comJosé Carlos Oliveira Santosjose.oliveira@professor.ufcg.edu.br<p>Os cursos de Ciências Exatas e da Natureza, incluindo Licenciatura em Química, apresentam alta evasão. Este trabalho reúne atividades do PET Química da Universidade Federal de Campina Grande, que integram ensino, pesquisa e extensão para reduzir a evasão na Licenciatura em Química. As atividades realizadas como seminários, palestras, cursos, apoio acadêmico (monitorias), pesquisas em laboratório ajudam no processo formativo dos envolvidos e fortalecem o curso de Licenciatura em Química.</p>2025-01-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasilhttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8253Povos indígenas e a psicologia do bem viver2025-01-28T10:46:32-03:00Ketlen Lima de Souza Apurinã-@gmail.comJosé Ruy do Nascimento Xokó-@gmail.comAline Andreia Nicolli aanicolli@gmail.com<p>O trabalho relata a experiência do Curso de Extensão Uma imersão multidisciplinar na história e na cultura dos povos indígenas, realizado entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, pela UFAC, no âmbito do PET Conexões de Saberes: Comunidades Indígenas. O último encontro abordou “Os Povos Indígenas e a Psicologia do Bem Viver”, com base em autores como Ailton Krenak e Alberto Acosta. O curso oportunizou reflexões sobre o “Bem Viver” como combate às desigualdades e como preservação das memórias e histórias indígenas.</p>2025-01-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasilhttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8254Projeto “UFRGS para todos” 2025-01-28T10:54:07-03:00Marcos Vinicius de Souza Teixeiramarcossouzateixeira18@gmail.comVitor Matheus do Nascimento de Andradevitor.math.andrade@gmail.comFrancisco Heinz Costa franciscocosta149@gmail.comAndrio Correa da Rosaandriocorrea@gmail.comEduarda Ferreira Nieto de Sousaeduarda.nieto18@gmail.comVictória Thalya Pilar Steyer da Silvavictoriasteyers@gmail.comJoão Gabriel Bermudez Dieterichjgbdieterich@gmail.comGabriel Melo Pachecomelo22044@gmail.comCarlos Schuh carlos.schuh007@gmail.comCesar Alberto Ruvercesar@ufrgs.br<p>O projeto de extensão “UFRGS para Todos”, desenvolvido pelo Grupo PET Engenharia Civil, atua em escolas públicas de ensino médio, apresentando a UFRGS e formas de ingresso nas universidades públicas (ENEM e vestibular) por meio de atividades de integração e dinâmicas lúdicas. Realizado em encontros presenciais, o projeto visa (a) aproximar estudantes de escolas públicas da universidade, (b) fornecer informações muitas vezes inacessíveis, (c) responder dúvidas sobre o ingresso e (d) incentivar o acesso às Universidades Federais.</p>2025-01-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasilhttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8255Momento “como vai você?”2025-01-28T10:57:59-03:00Ana Mary Oliveira de Souzaana.mary@ufba.brFabio Ribeiro de Oliveirafabio.ribeiro@ufba.brFabio Ribeiro de Oliveirafabio.ribeiro@ufba.br<p>Este trabalho investiga a importância e a efetividade do momento de escuta terapêutica “Como vai você?” no grupo PET de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal da Bahia. A metodologia envolveu um questionário semiestruturado aplicado a doze integrantes ou egressos do grupo. Os resultados indicam que esse momento proporciona leveza, reflexão e acolhimento, além de ser reconhecido como espaço de confiança e descarga emocional, onde conflitos podem ser discutidos de maneira segura.</p>2025-01-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasilhttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8256“Com versos que o livro apagou”2025-01-28T11:04:08-03:00Larissa Gabrieli Fonsecalarissagfonsecahis@gmail.comAlana Beatriz Cercosimo Lousalanablous@gmail.comBruno Gustavo Borel da Silvabruno.borel03@gmail.comMaria Julia Silvestre Silvamajusilvestresil@gmail.comOtávio Luiz Vieira Pintorocha.pombo@hotmail.com<p>O trabalho aborda as ações de ensino, pesquisa e extensão do Curso de História do Brasil para Migrantes e Refugiados, conduzido pelo PET História da UFPR desde 2017, em parceria com o PBMH. A edição de 2022 incorporou os Estudos Decoloniais e a História Temática, com nove aulas semanais durante dois meses, visando desconstruir a hegemonia da história tradicional e discutir o colonialismo. A exposição Necrobrasiliana foi visitada para debater críticas ao colonialismo, destacando desafios como comparar relações raciais entre Haiti e Brasil.</p>2025-01-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasilhttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8257Uso de experimentos demonstrativos em sala de aula como forma de aplicação de metodologia de aprendizagem ativa2025-01-28T11:08:33-03:00Beatriz Nunes Ribeirob205314@dac.unicamp.brLorenza Vieira da Silval238124@dac.unicamp.brJosé Vicente Hallak Dangelodangelo@unicamp.br<p>As Diretrizes Curriculares de 2019 incentivam metodologias de aprendizagem ativa em Engenharia. Este trabalho apresenta dois experimentos, desenvolvidos pelo Grupo PET-EQ da Unicamp, que integram teoria e prática em sala de aula, reforçando conceitos teóricos e promovendo uma experiência enriquecedora. Os experimentos estão sendo aplicados no novo currículo de Engenharia Química da Unicamp, implementado em 2023, que foca no desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos.</p>2025-01-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasilhttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8258Prevenção à gravidez e ISTs2025-01-28T11:14:53-03:00Natalia Toldo Cortezcortez.toldo.n@gmail.comLorena Linck Maximianolorena.linck@estudante.ufjf.brLuma Leitão Francklinlumaleitaofrancklin@gmail.comMarisa Cosenza Rodriguesrodriguesma@terra.com.br<p>Diante das consequências negativas de uma gravidez indesejada na adolescência, o presente projeto teve como objetivo fornecer informações e possíveis estratégias para prevenção da gravidez e métodos para a prevenção da propagação de Infecções Sexualmente Transmissíveis. O trabalho contou com três encontros com cinco turmas do 9° ano do Ensino Fundamental de uma instituição de ensino pública mineira. A avaliação do trabalho pelos participantes foi positiva, indicando a aquisição de conhecimentos sobre a temática e a relevância dos conteúdos focalizados.</p>2025-01-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasilhttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8259Processos seletivos do programa de educação tutorial 2025-01-28T11:26:49-03:00Marina das Dores Nogueira de Oliveirapet.enfermagem@unifal-mg.edu.brAnna Beatriz Lima de Andrade-@gmail.comBruna Paiva da Silva-@gmail.comCremilson de Paula Silva-@gmail.comGabriela Aparecida Leonel-@gmail.comGabriela Borelli Oliveira-@gmail.comGuilherme Antônio Gonçalves Ribeiro-@gmail.comMaria Augusta Brandt Paiva-@gmail.comMariana Helen Gonçalves Martins-@gmail.comPamela Cristina Martins Silva-@gmail.comPaulo Gabriel de Oliveira Silva-@gmail.comSavana Raabe de Oliveira-@gmail.comTaline Gonçalves da Silva-@gmail.comVitoria Cristina Silva-@gmail.comYasmin Vieria da Silva-@gmail.comÉrika de Cássia Lopes Chaveserika.chaves@unifal-mg.edu.br<p>O Processo Seletivo do PET/Enfermagem é necessário, envolve reflexão sobre requisitos e procedimentos para ingresso. O artigo trás o relato de experiência dos membros do grupo, com questionário sobre três opções realizadas entre outubro de 2021 e junho de 2023. Seu formulário destacou opiniões sobre o modo de avaliação, sugestões de melhoria e dificuldades. Os processos foram criteriosos, buscando estudantes proativos, com potencial e habilidades, formando um grupo diversificado e apto para as atividades do PET.</p>2025-01-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista PET Brasilhttps://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8260Lutas e movimentos dos povos indígenas no brasil contemporâneo 2025-01-28T11:30:14-03:00Elcio Severino da Silva Filho Manchineripet.conexind@ufac.brFrancisco Batista da Silva Manchineri-@gmail.comAline Andréia Nicolliaanicolli@gmail.com<p>Este texto relata uma experiência do Grupo PET Conexões de Saberes: Comunidades Indígenas (Ufac) com o Neabi. Foi um curso de extensão, "Uma imersão multidisciplinar na história e cultura dos povos indígenas", realizado entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, em 12 encontros. Um deles, sobre “Lutas e Movimentos dos Povos Indígenas no Brasil Contemporâneo”, analisou semelhanças e diferenças entre esses conceitos, destacando que as conquistas indígenas no Estado Democrático de Direito resultam de reivindicações árduas, muitas vezes marcadas por suor e sangue.</p>2025-01-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista PET Brasil