Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil <p>O PET - Programa de Educação Tutorial foi criado pela CAPES em 1979. Após mais de 40 anos de existência o PET continua ativo, atuante e cada vez mais participativo nas questões universitárias e outras. </p> <p>O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.</p> <p>O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado.</p> <p>Esta <strong>Revista PET Brasil</strong> tem a intenção de ser a representante científica de mais de 800 grupos PET espalhados por este imenso país chamado Brasil.</p> <p>Dentro da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, pretende-se divulgar os trabalhos realizados por estes grupos surpreendentes espalhados pelos quatro cantos do país.</p> <p><strong> ISSN 2965-0356</strong></p> pt-BR revpetbrasil@gmail.com (Ozíris Borges Filho) fernanda.borges@uftm.edu.br (Fernanda Borges de Andrade) Mon, 05 Dec 2022 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Apresentação https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/6601 <p>Apresentação da Revista PET Brasil - 2022</p> Ozíris Borges Filho; Fernanda Borges de Andrade Copyright (c) 2022 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/6601 Mon, 05 Dec 2022 00:00:00 -0300 Sharing - o ensino da língua inglesa junto ao papel emancipatório educacional do pet CTI-UFABC https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/6164 <p>O presente artigo tem como foco um dos principais projetos do grupo PET CTI-UFABC, o curso de inglês gratuito “Sharing”. É apresentado aqui o contexto anterior à criação do projeto, isto é, o histórico resumido do ensino da língua inglesa no Brasil e as características e objetivos das propostas de ensino; a concepção e início do projeto pela ENACTUS-UFABC, assim como sua motivação e justificativa; a transição da responsabilidade, co-gestão, coordenação e continuidade para o grupo PET CTI-UFABC e as dificuldades associadas, incluindo a adaptação ao cenário pandêmico; as metodologias adotadas em suas várias instâncias como principal enfoque do texto, e o impacto socioeducacional alcançado como resultado.</p> Ana Beatriz Araújo do Carmo, Emily Hajdu Tanimura, Fernando Vinicios Cardoso Fialho, Gabriel Horacio de Jesus Soprijo, Ingrid Santos Macedo, João Vitor Cruz Silva, Letícia Menosi de Lima, Mariane Novaes Coutinho, Maxwell Pereira Venturin, Milena da Silva Rodrigues, Renan Amaral Oliveira, Richard Kenji de Lima Narumi, Victoria Maria Brito de Oliveira, Fabiana Rodrigues Costa , Elizabeth Teodorov Copyright (c) 2022 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/6164 Mon, 05 Dec 2022 00:00:00 -0300 Curso de ensino básico em Libras https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/6150 <p>Desde a antiguidade é observada a exclusão dos surdos de diversas formas, entretanto, na história, alguns nomes foram responsáveis em começar uma educação que abrangesse essa população. Algumas leis transformaram essa realidade&nbsp; preconizando que o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) fosse instaurado em cursos de licenciatura e educação a distância. Desse modo, devido aos vários obstáculos encontrados pela comunidade surda,&nbsp; objetivou-se neste curso o cunho educativo a fim de levar tópicos acerca desse assunto para a comunidade acadêmica. Através de aulas assíncronas e o momento síncrono com o relato de experiência foram abordados temas como a cultura surda, a Libras, graduações e tipos de surdez, bem como a importância da língua. Conclui-se que após esses momentos houve maior conscientização da comunidade acadêmica, adquiriu-se mais empatia em relação a esses&nbsp; indivíduos, além do aprendizado de alguns sinais da linguagem que são tão importantes pro relacionamento interpessoal com essas pessoas.&nbsp;</p> Denise Ramos Pacheco, Hugo Henrique Victorino Victório, Maria Eduarda Pereira, Maria Vitória Gilvan da Silva, Mariana Laura Dias Silva, Monyk Dias Carneiro, Vinícius Souza Mendes, Wytter Rodrigues Velasco Gomes, Yasmin Barros Ferreira Braga Copyright (c) 2022 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/6150 Mon, 05 Dec 2022 00:00:00 -0300 Grupo conexão dos saberes: atuação nas comunidades rurais e quilombolas da região de serro/mg no ano de 2019 https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/6101 <p>Um desafio da sociedade é promover inclusão daqueles que historicamente são colocados em posição de invisibilidade social, econômica e política. Quilombolas fazem parte dos excluídos, estando entre os maiores exemplos de desigualdade. O artigo apresenta atividades de extensão realizadas pelo grupo PET – Conexão dos Saberes vinculado ao Programa de Educação Tutorial da UFVJM nas áreas rurais e quilombolas da região do Serro-MG. Em 2019, realizaram-se i) I e II Feira das Comunidades, ii) Visita às Comunidades Rurais e Quilombolas da Região de Serro/MG, iii) I Circuito de Profissões da UFVJM e iv) I Festival Conectando Saberes, atividades idealizadas conjuntamente com os moradores das comunidades. Observou-se maior vinculação do grupo universitário com os moradores, o que é fundamental para continuidade e realização de novas atividades. A integração entre Universidade e Comunidade, por meio da extensão universitária, constitui um ponto de partida importante para a valorização de expressões culturais e da construção da identidade dos remanescentes de quilombos perante a sociedade. Assim, esforços para valorizar e dar protagonismo às culturas tradicionais dos quilombos são relevantes e necessários, pois contribuem com a resistência diante da indiferença das suas demandas e tradições, pelo Estado e pela sociedade<strong>.</strong></p> Diana Ribeiro Alves, Bianca Bejamim Otoni, Ana Paula Nogueira Nunes, Mariana Letícia de Morais, Raul Augusto Otoni Ribeiro, Tales Félix Gonçalves Cruz Copyright (c) 2022 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/6101 Mon, 05 Dec 2022 00:00:00 -0300 Eventos científicos presenciais e remotos de um Programa de Educação Tutorial Universitário: avaliação dos participantes https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/6108 <p>O objetivo deste estudo é avaliar a opinião dos participantes sobre eventos científicos promovidos pelo Programa de Educação Tutorial/Enfermagem, de maneira presencial e remota. Para tal, considerou-se a avaliação de 859 pessoas que participaram dos eventos, no período de 2015 a 2020. Foi desenvolvido um estudo quantitativo, transversal, descritivo e analítico, a partir de pesquisa documental e aplicação de questionário referentes à opinião de participantes sobre os eventos promovidos. Os resultados indicaram uma avaliação majoritariamente positiva; maior participação nos eventos ofertados de forma online; nos quais foi observado maior adesão de pessoas que terminaram sua formação profissional e pessoas de instituições acadêmicas distintas as dos responsáveis pela organização. Os participantes externos demonstraram-se menos satisfeitos com o local e com a divulgação dos eventos. Os eventos realizados de maneira presencial tiveram mais chance de avalição positiva quanto à organização, à programação e ao tema, quando comparados aos eventos oferecidos de modo remoto.</p> Gabriela Aparecida Leonel, Brenda Domingues da Silva, Catiane Pereira de Melo, Daniel de Souza Oliveira, Geovanna Maria Isidoro, Igor Moraes Monteiro, Joice Marques Ribeiro, Jonas Paulo Batista Dias, Laura Soares Rodrigues da Silva, Maria Augusta Brandt Paiva, Marina Lefol Nani Carvalho, Savana Raabe de Oliveira, Murilo César do Nascimento, Érika de Cássia Lopes Chaves Copyright (c) 2022 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/6108 Mon, 05 Dec 2022 00:00:00 -0300 Pet Enfermagem: 13 anos fortalecendo a tríade Universitária https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/6147 <p>O grupo PET Enfermagem, sediado na Universidade Federal do Amapá, foi fundado no ano<br>de 2009 sendo o segundo grupo PET vinculado a esta instituição de ensino superior. Segue<br>trilhando um caminho de conhecimento, com muito respeito e responsabilidade em cada<br>passo. Ao longo desses treze anos já passaram pelo grupo 5 tutores e 98 petianos. O PET<br>Enfermagem possui instâncias consultivas e deliberativas, sendo elas: uma Assembleia<br>Geral, um tutor (o representante legal do grupo), secretaria e as comissões internas, sendo<br>elas: financeiro, eventos, patrimônio, encaminhamentos e comunicação. No que diz<br>respeito às atividades e projetos desenvolvidos pelo grupo, são ligados a tríade ensino,<br>pesquisa e extensão. O PET Enfermagem buscou ao longo dos anos atender as demandas<br>acadêmicas e sociais em seus projetos, por meio de rodas de conversa, capacitações,<br>minicursos, palestras e intervenções práticas no âmbito da saúde. Anualmente são traçadas<br>metas e elaborados projetos que atendam o cenário atual e fortaleçam os pilares da<br>academia. O cumprimento de todas as atividades propostas, geram publicação de<br>resultados por meio de relatórios, comunicação em congressos e outros eventos científicos<br>locais e nacionais.</p> Andrielly Lobato Brito, Joyce Taynara Sousa de Miranda, Luiz Roger Vilhena Corrêa, Aimê Mareco Pinheiro Brandão, Josiane Priscila Sales Rocha, Cátia Cilene Lopes Maciel, Rubens Alex de Oliveira Menezes Copyright (c) 2022 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/6147 Mon, 05 Dec 2022 00:00:00 -0300 Podcast psiu e a import ncia da divulgação científica nas universidades: um relato de experiência https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/6363 <p><span style="font-weight: 400;">O PodCast é uma excelente ferramenta de comunicação com grande potencialidade educacional e de divulgação científica, podendo contemplar diversos temas e reunir profissionais de diversas áreas para dialogar sobre um tema de interesse. Diante de uma pandemia onde grande parte das atividades realizadas nas universidades passaram a ter maior restrição em suas realizações, alinhado ao contexto político de constantes ataques às universidades públicas, o projeto de extensão do Podcast Psiu do PET Psicologia da Universidade de Brasília (UnB) surgiu em 2020 visando ampliar a divulgação científica relacionada às Universidades e a temas relacionados a Psicologia. Entre os principais objetivos, destaca-se: (1) complementar a formação da comunidade acadêmica; (2) universalizar conhecimentos produzidos nas universidades de forma mais democrática e acessível para toda a população e (3) criar um espaço para divulgação e comunicação sobre diversas atividades realizadas pelos Programas de Educação Tutorial (PET) e pelas universidades, visando desmistificar os diversos preconceitos e ataques direcionados a educação pública no ensino superior no país. Relatamos nesse artigo o processo de criação do podcast e sua implementação, visando proporcionar uma visão pautada em uma experiência prática, sobre novas estratégias de divulgação científica e sobre a defesa dos programas PET e das universidades. </span></p> Edimilson dos Santos Gonçalves, José Ítalo Gomes Pereira, Rachel Nunes da Cunha Copyright (c) 2022 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/6363 Mon, 05 Dec 2022 00:00:00 -0300 Relato de Experiência: Curso de Gramática https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/6458 <p>Este artigo tem como objetivo propor reflexões sobre a importância do Programa de Educação Tutorial e suas atividades para a formação de professores. O trabalho foi executado por cinco meses, ministrando o curso de gramática do professor Luiz Cruz, para universitários da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. O objetivo da atividade foi expor o método de ensino da gramática por meio da apostila do professor Luiz Cruz. O curso iniciou-se com uma turma de dezessete alunos e ao longo das aulas, houve a desistência de alguns. O conteúdo baseou-se no ensino da morfologia, sintaxe e suas regras. Nesse sentido, as reflexões aqui propostas abarcam tanto a forma de ensino quanto de pesquisa, buscando contribuir para formação de professores de língua portuguesa.</p> Ozíris Borges Filho; Flávia Ribeiro Magalhães Costa, Giovanna Emanuelly Pazian, Isadora Aidar Almeida, Tyfane Roberta Costa Claro Copyright (c) 2022 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/6458 Mon, 05 Dec 2022 00:00:00 -0300