Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil <p>O PET - Programa de Educação Tutorial foi criado pela CAPES em 1979. Após mais de 40 anos de existência o PET continua ativo, atuante e cada vez mais participativo nas questões universitárias e outras. </p> <p>O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.</p> <p>O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado.</p> <p>Esta <strong>Revista PET Brasil</strong> tem a intenção de ser a representante científica de mais de 800 grupos PET espalhados por este imenso país chamado Brasil.</p> <p>Dentro da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, pretende-se divulgar os trabalhos realizados por estes grupos surpreendentes espalhados pelos quatro cantos do país.</p> <p><strong> ISSN 2965-0356</strong></p> pt-BR revpetbrasil@gmail.com (Ozíris Borges Filho) fernanda.andrade@uftm.edu.br (Fernanda Andrade) Tue, 28 Jan 2025 12:46:37 -0300 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Apresentação https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8262 <p>Apresentação da Revista PET Brasil - 2024</p> Fernanda Borges de Andrade; Ozíris Borges Filho Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8262 Tue, 28 Jan 2025 00:00:00 -0300 Jogo sério para fins de reabilitação do equilíbrio postural estático em amputados de membros inferiores https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8244 <p>O presente trabalho tem por objetivo apresentar o Jogo de Estabilidade Central, um jogo desenvolvido com o objetivo de auxiliar pacientes amputados de membros inferiores a reabilitar o equilíbrio postural.</p> Sabrina Rodrigues de Araújo, Thiago Rodrigues Oliveira Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8244 Tue, 28 Jan 2025 00:00:00 -0300 A atividade “compartilhando conhecimentos” como pilar de interação do grupo PET conexões de saberes matemática https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8245 <p>Este artigo tem como objetivo destacar a experiência da atividade "Compartilhando Conhecimentos", realizada no contexto do grupo PET - Conexões de Saberes Matemática da UFMS/CPTL. A atividade visa fortalecer os vínculos entre estudantes e professores do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus de Três Lagoas. Utilizando atividades extracurriculares, busca-se proporcionar um ambiente acolhedor e favorável ao desenvolvimento da saúde mental dos participantes, além de incentivar um melhor aproveitamento acadêmico dentro do curso.</p> Felipe Bernardino da Silva Lucas, Roberta de Araújo Lira , Bianca Silva Braga, Leonardo Lemes Runichi, Fernando Pereira de Souza, Fernando Pereira de Souza Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8245 Tue, 28 Jan 2025 00:00:00 -0300 Influências na formação inicial de futuros professores de matemática https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8246 <p>O texto analisa a formação inicial de alunos do curso de Matemática em uma Universidade Pública, participantes do Programa de Educação Tutorial (PET), através de três atividades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com dados coletados via questionários respondidos pelos participantes. A análise indica que as experiências dos petianos nessas atividades proporcionam oportunidades de novas vivências e conhecimento para a docência, conforme exigido pelas leis vigentes na formação inicial de professores, contribuindo para seu desenvolvimento profissional.Prática pedagógica</p> Tácito de Deus Ferreira Soares, Rafael Peixoto, Ana Luíza Muniz Correa, Andrew Edward Silva Macedo, Caline Lara Ferreira de Assumpção, Gabriel Borges Carneiro, Isabela Cristina Oliveira, João Victor Balan, Julie Clara Oliveira de Souza, Luis Estevão Soares Chaud Scorsato, Luís Otávio Cardoso, Maria Luiza Souza e Silva, Renan Antunes Bernardo, Thiago Henrique Soares, Tiago Nascimento Lacerda , Victor Dourado Coelho, Vanessa de Paula Cintra Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8246 Tue, 28 Jan 2025 00:00:00 -0300 Bot “PET descomplica”: ferramenta com inteligência artificial para orientação acadêmica https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8247 <p>Bots, ou robôs digitais, são ferramentas úteis, cada vez mais presentes no ambiente acadêmico, auxiliando discentes e docentes com serviços e esclarecimentos. No Centro de Ciências Agrárias da UFPB, em Areia, foi criado o “PET Descomplica”, uma parceria entre o PET AgroBio e o Laboratório de Entomologia, com o objetivo de orientar sobre serviços essenciais do campus. O chatbot superou as expectativas, oferecendo respostas rápidas e recebendo uma média de 4 (escala Likert 1-5). Avaliações indicaram 41% como ótimo, 33,33% bom, 16,66% razoável e 8,33% insatisfatório, confirmando sua eficiência, proximidade e satisfação no suporte.</p> Mariana de Melo Silva, Luan Correia de Oliveira, Bianca Marina Costa Nascimento, Elizabeth Lins Leite, Evilasio Vieira Silva, Estephany Vitoria Batista Cardoso, Anthony Frutuoso da Silva, Lucimere de Souza Oliveira, Rayssa Shirley de Lima Santos, Pollyanna da Silva Soares, Adailson Tulio Dos Santos Silva, José Bruno Malaquias, Daniel Duarte Pereira Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8247 Tue, 28 Jan 2025 00:00:00 -0300 Educação em saúde para jovens privados de liberdade https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8248 <p>Este estudo relata uma experiência de bolsistas do PET PISC da UNIPAMPA em atividade sobre saúde mental em uma escola estadual de Uruguaiana, situada em unidade de internação socioeducativa. Com alunos de Enfermagem e Fisioterapia, a ação incluiu apresentação expositiva-dialogada e dinâmica temática, promovendo reflexão e aprendizado. A prática extensionista mostrou-se relevante para apoiar o processo de reintegração social dos jovens, incentivando um ambiente de diálogo e autoconhecimento, essencial para o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento pessoal.</p> Samara Marques Almeida dos Santos, Maria Eduarda Dornelles de Oliveira, Ana Laura Alves Saraiva, Angélica Gindri Meira, Marília Pacheco Rodrigues, Matheus Silvelo Franco, Mylena Francini da Rosa, Rafaella Martini Paiva, Taís de Carvalho Ferrão, Victória Braseiro Vernes, Rodrigo de Souza Balk Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8248 Tue, 28 Jan 2025 00:00:00 -0300 Explorando letramentos através de oficinas pedagógicas no simpósio de letramento para a cidadania https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8249 <p>O trabalho destaca a importância de um ensino-aprendizagem contextualizado e do letramento efetivo, utilizando oficinas pedagógicas como ferramenta para a educação de estudantes da educação básica. As oficinas, desenvolvidas pelo grupo PET Conexões de Saberes: Práticas de Letramento, serão aplicadas na X Edição do LECID em Recife-PE, com foco em estudantes de meios populares. Baseado em teóricos como Geraldi, Kleiman e Soares, espera-se que os participantes desenvolvam habilidades de letramento, promovendo cidadania e uma educação crítica e reflexiva</p> Elayne Maria de Souza, Gemeson Gama da Silva, José Felipe de Barros , Juliana Alves da Silva, Maria Eduarda Oliveira da Silva, Marcus Vinícius dos Santos Alves Ferreira, Marielle Fernanda Marques de Miranda Sousa, Rayne Mirella da Silva, Sthefany do Nascimento França , Thayná Diana da Silva Correia, Otávio Augusto Alves dos Santos Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8249 Tue, 28 Jan 2025 00:00:00 -0300 Importância da atividade “conhecendo a profissão” na permanência estudantil de discentes do curso de ciências biológicas da UFSM https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8250 <p>A baixa permanência dos estudantes no ensino superior é um desafio no Brasil. Para enfrentar isso, o Programa de Educação Tutorial (PET) da Biologia da UFSM realiza anualmente a atividade "Conhecendo a Profissão", que apresenta aos calouros as áreas de atuação do biólogo e os laboratórios da universidade. Apesar da menor adesão devido à pandemia, a atividade gerou impactos positivos, como maior integração acadêmica e identificação dos alunos com o curso, além de sugestões de melhoria para futuras edições</p> Vitória Zanchett Dalle Laste, João Victor Piexak Paludete, Rafaela Boscolo Almeida, Luciane Almeri Tabaldi Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8250 Tue, 28 Jan 2025 00:00:00 -0300 Palavra-poema: um estudo de caso sobre rimas de rappers femininas https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8251 <p>O estudo analisa a produção discursiva do RAP de mulheres negras da RIDE-DF e uma indígena de São Paulo, explorando interseccionalidade e afetos em suas letras. Utilizando o software Iramuteq, foram geradas nuvens de palavras e árvores de similitude, revelando temáticas como ancestralidade, empoderamento feminino e a busca por uma vida simples e melhor. As músicas abordam lutas sociais, sabedoria ancestral e afetividade, distanciando-se do estigma do RAP. O empoderamento transforma suas realidades e contribui para a valorização do conhecimento tradicional e feminino.</p> Luyana Adrielle Almeida Ladislau, Johnatan Machado Morais, Franciane Farias da Silva , Elen Cristina Geraldes Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8251 Tue, 28 Jan 2025 00:00:00 -0300 O PET-Química da UFCG e o fortalecimento do curso de licenciatura em química através da relação entre ensino, pesquisa e extensão https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8252 <p>Os cursos de Ciências Exatas e da Natureza, incluindo Licenciatura em Química, apresentam alta evasão. Este trabalho reúne atividades do PET Química da Universidade Federal de Campina Grande, que integram ensino, pesquisa e extensão para reduzir a evasão na Licenciatura em Química. As atividades realizadas como seminários, palestras, cursos, apoio acadêmico (monitorias), pesquisas em laboratório ajudam no processo formativo dos envolvidos e fortalecem o curso de Licenciatura em Química.</p> Jociele Cristine Alves Nogueira, João Pedro Silva Santos, Gabriela Silva Fialho, Andrew Diego Medeiros Macedo, Ingridy Lorrany Luz Sousa, Liliane Santos Gomes, Theo Alex Souza Santos, Fernando Alves da Silva, Camila Raquel Santos Oliveira, Emily Camily Silva Rocha, Jefferson Barbosa Dantas, Vitória Renata Gomes Melo, Vinicius Sousa Souto, José Carlos Oliveira Santos Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8252 Tue, 28 Jan 2025 00:00:00 -0300 Povos indígenas e a psicologia do bem viver https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8253 <p>O trabalho relata a experiência do Curso de Extensão Uma imersão multidisciplinar na história e na cultura dos povos indígenas, realizado entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, pela UFAC, no âmbito do PET Conexões de Saberes: Comunidades Indígenas. O último encontro abordou “Os Povos Indígenas e a Psicologia do Bem Viver”, com base em autores como Ailton Krenak e Alberto Acosta. O curso oportunizou reflexões sobre o “Bem Viver” como combate às desigualdades e como preservação das memórias e histórias indígenas.</p> Ketlen Lima de Souza Apurinã, José Ruy do Nascimento Xokó, Aline Andreia Nicolli Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8253 Tue, 28 Jan 2025 00:00:00 -0300 Projeto “UFRGS para todos” https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8254 <p>O projeto de extensão “UFRGS para Todos”, desenvolvido pelo Grupo PET Engenharia Civil, atua em escolas públicas de ensino médio, apresentando a UFRGS e formas de ingresso nas universidades públicas (ENEM e vestibular) por meio de atividades de integração e dinâmicas lúdicas. Realizado em encontros presenciais, o projeto visa (a) aproximar estudantes de escolas públicas da universidade, (b) fornecer informações muitas vezes inacessíveis, (c) responder dúvidas sobre o ingresso e (d) incentivar o acesso às Universidades Federais.</p> Marcos Vinicius de Souza Teixeira, Vitor Matheus do Nascimento de Andrade, Francisco Heinz Costa , Andrio Correa da Rosa, Eduarda Ferreira Nieto de Sousa, Victória Thalya Pilar Steyer da Silva, João Gabriel Bermudez Dieterich, Gabriel Melo Pacheco, Carlos Schuh , Cesar Alberto Ruver Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8254 Tue, 28 Jan 2025 00:00:00 -0300 Momento “como vai você?” https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8255 <p>Este trabalho investiga a importância e a efetividade do momento de escuta terapêutica “Como vai você?” no grupo PET de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal da Bahia. A metodologia envolveu um questionário semiestruturado aplicado a doze integrantes ou egressos do grupo. Os resultados indicam que esse momento proporciona leveza, reflexão e acolhimento, além de ser reconhecido como espaço de confiança e descarga emocional, onde conflitos podem ser discutidos de maneira segura.</p> Ana Mary Oliveira de Souza, Fabio Ribeiro de Oliveira, Fabio Ribeiro de Oliveira Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8255 Tue, 28 Jan 2025 00:00:00 -0300 “Com versos que o livro apagou” https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8256 <p>O trabalho aborda as ações de ensino, pesquisa e extensão do Curso de História do Brasil para Migrantes e Refugiados, conduzido pelo PET História da UFPR desde 2017, em parceria com o PBMH. A edição de 2022 incorporou os Estudos Decoloniais e a História Temática, com nove aulas semanais durante dois meses, visando desconstruir a hegemonia da história tradicional e discutir o colonialismo. A exposição Necrobrasiliana foi visitada para debater críticas ao colonialismo, destacando desafios como comparar relações raciais entre Haiti e Brasil.</p> Larissa Gabrieli Fonseca, Alana Beatriz Cercosimo Lous, Bruno Gustavo Borel da Silva, Maria Julia Silvestre Silva, Otávio Luiz Vieira Pinto Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8256 Tue, 28 Jan 2025 00:00:00 -0300 Uso de experimentos demonstrativos em sala de aula como forma de aplicação de metodologia de aprendizagem ativa https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8257 <p>As Diretrizes Curriculares de 2019 incentivam metodologias de aprendizagem ativa em Engenharia. Este trabalho apresenta dois experimentos, desenvolvidos pelo Grupo PET-EQ da Unicamp, que integram teoria e prática em sala de aula, reforçando conceitos teóricos e promovendo uma experiência enriquecedora. Os experimentos estão sendo aplicados no novo currículo de Engenharia Química da Unicamp, implementado em 2023, que foca no desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos.</p> Beatriz Nunes Ribeiro, Lorenza Vieira da Silva, José Vicente Hallak Dangelo Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8257 Tue, 28 Jan 2025 00:00:00 -0300 Prevenção à gravidez e ISTs https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8258 <p>Diante das consequências negativas de uma gravidez indesejada na adolescência, o presente projeto teve como objetivo fornecer informações e possíveis estratégias para prevenção da gravidez e métodos para a prevenção da propagação de Infecções Sexualmente Transmissíveis. O trabalho contou com três encontros com cinco turmas do 9° ano do Ensino Fundamental de uma instituição de ensino pública mineira. A avaliação do trabalho pelos participantes foi positiva, indicando a aquisição de conhecimentos sobre a temática e a relevância dos conteúdos focalizados.</p> Natalia Toldo Cortez, Lorena Linck Maximiano, Luma Leitão Francklin, Marisa Cosenza Rodrigues Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8258 Tue, 28 Jan 2025 00:00:00 -0300 Processos seletivos do programa de educação tutorial https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8259 <p>O Processo Seletivo do PET/Enfermagem é necessário, envolve reflexão sobre requisitos e procedimentos para ingresso. O artigo trás o relato de experiência dos membros do grupo, com questionário sobre três opções realizadas entre outubro de 2021 e junho de 2023. Seu formulário destacou opiniões sobre o modo de avaliação, sugestões de melhoria e dificuldades. Os processos foram criteriosos, buscando estudantes proativos, com potencial e habilidades, formando um grupo diversificado e apto para as atividades do PET.</p> Marina das Dores Nogueira de Oliveira, Anna Beatriz Lima de Andrade, Bruna Paiva da Silva, Cremilson de Paula Silva, Gabriela Aparecida Leonel, Gabriela Borelli Oliveira, Guilherme Antônio Gonçalves Ribeiro, Maria Augusta Brandt Paiva, Mariana Helen Gonçalves Martins, Pamela Cristina Martins Silva, Paulo Gabriel de Oliveira Silva, Savana Raabe de Oliveira, Taline Gonçalves da Silva, Vitoria Cristina Silva, Yasmin Vieria da Silva, Érika de Cássia Lopes Chaves Copyright (c) 2024 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8259 Tue, 28 Jan 2025 00:00:00 -0300 Lutas e movimentos dos povos indígenas no brasil contemporâneo https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8260 <p>Este texto relata uma experiência do Grupo PET Conexões de Saberes: Comunidades Indígenas (Ufac) com o Neabi. Foi um curso de extensão, "Uma imersão multidisciplinar na história e cultura dos povos indígenas", realizado entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, em 12 encontros. Um deles, sobre “Lutas e Movimentos dos Povos Indígenas no Brasil Contemporâneo”, analisou semelhanças e diferenças entre esses conceitos, destacando que as conquistas indígenas no Estado Democrático de Direito resultam de reivindicações árduas, muitas vezes marcadas por suor e sangue.</p> Elcio Severino da Silva Filho Manchineri, Francisco Batista da Silva Manchineri, Aline Andréia Nicolli Copyright (c) 2025 Revista PET Brasil https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/petbrasil/article/view/8260 Tue, 28 Jan 2025 00:00:00 -0300