Tornar-se professora da educação do campo: reflexões a partir do estágio curricular supervisionado

Autores

  • Lívia Almeida Santos UFTM
  • Camila Lima Miranda UFTM

Resumo

Resumo: O presente artigo visa relatar reflexões acerca da contribuição do Estágio Curricular Supervisionado na construção de si enquanto professora de Ciências da Natureza da primeira autora, durante seu percurso na Licenciatura em Educação do Campo (LECampo) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Os objetos de análise e discussão são os materiais que subsidiaram a construção do relatório de conclusão de estágio. Os Estágios Curriculares Supervisionados, aqui discutidos, ocorreram durante o ano de 2022, com a primeira autora como discente e a segunda autora como docente. Como resultados, as informações levantadas possibilitaram a caracterização da escola e a investigação da comunidade, robustecendo a compreensão que as práticas pedagógicas são socialmente circunscritas. Possibilitando, ainda, obter subsídios para a primeira autora, com o auxílio da supervisora e orientadora, planejar e realizar sua primeira regência em uma turma. Os dados acerca do desenvolvimento profissional e intelectual da primeira autora indicaram o despertar para a docência, a compreensão de que o exercício da docência é favorecido em um ambiente colaborativo; as condições de trabalho entravam a criatividade docente e, ser professor envolve luta pela não precarização do trabalho. Seus relatos destacam, ainda, a visão da importância do Estágio Curricular Supervisionado para o trabalho em uma sala de aula real.

Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado; Licenciatura em Educação do Campo; Ciências da Natureza.

Biografia do Autor

Lívia Almeida Santos, UFTM

Graduanda em Licenciatura em Educação do Campo – área do conhecimento: Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). E-mail: almeidalivia589@gmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-1071-8564.

Camila Lima Miranda, UFTM

Doutora em Ciências (Ensino de Química) pela USP. Licenciada e Bacharel em Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Líder do Núcleo de estudos sobre Educação em Ciências, Formação Docente e Representação Social (NUFORMARS/UFTM/CNPq). Docente na UFTM (Uberaba/MG). E-mail: camilamiranda.clm@gmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-3809-2882.

Downloads

Publicado

2022-10-30

Edição

Seção

Pesquisa, Escrita e Formação Universitária