Reflexões sobre o processo de leitura e de escrita na perspectiva da análise de discurso Pêcheuxtiana
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v8i2.4070Palavras-chave:
Análise de Discurso, Leitura-interpretação, EscritaResumo
Propomo-nos, neste trabalho, tecer considerações sobre o processo de leitura e de escrita na Educação Básica, ancorados na perspectiva discursiva pêcheuxtiana. Consideramos que essas práticas discursivas no espaço escolar, no processo de leitura-interpretação de textos, constitui-se pelo efeito do imaginário de que o sentido se fecha na materialidade linguística, apostando, assim, na unicidade da significação. Entretanto, para a Análise de Discurso francesa (AD), aporte teórico-metodológico ao qual nos filiamos, a linguagem é opaca, sendo a sua incompletude constitutiva. Assim sendo, considerando a equivocidade da materialidade linguística, embora haja esta ilusão do efeito de unidade e de transparência do sentido, todo e qualquer texto abre espaço para a dispersão. Para pensarmos no processo de leitura e de escrita nas aulas de língua portuguesa, analisamos a abordagem teórica apresentada pelo livro didático e as respostas produzidas pelos sujeitos-discentes a partir de uma atividade de leitura e de produção de texto escrito. Em nossas considerações analíticas, observamos que o livro didático apresenta teorizações a respeito da AD, e nas respostas do exercício eleito para análise, encontramos pontos de deriva que diferem da sugestão de resposta direcionada ao professor.Referências
BARRETO, Ricardo Gonçalves; BÁRBARA, Marianka Gonçalves-Santa; BERGAMIN, Cecília. Ser protagonista: língua portuguesa, 1º ano: ensino médio. 3º ed. – São Paulo: Edições SM, 2016.
LACAN, Jacques. A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, [1953] 1998.
MARIANI, Bethania; MAGALHÃES, Belmira. Lacan. In: Oliveira, Luciano Amaral. Estudos do Discurso: perspectivas teóricas. 1ª edição. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 12ª ed. – Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.
ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª ed. - Campinas, SP: Editora da Unicamp, [1992] 2007.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e Leitura. 9ª ed. – São Paulo: Cortez, 2012.
PÊCHEUX, Michel. O Discurso: estrutura ou acontecimento / Michel Pêcheux; tradução: Eni Puccinelli Orlandi et al. – 7ª ed. – Campinas, SP: Pontes Editores, [1985] 2015.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do obvio / Michel Pêcheux; tradução: Eni Puccinelli Orlandi et al. – 5ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, [1975] 2014.
PÊCHEUX, Michel. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux / Organizadores Françoise Gadet; Tony Hak; tradução Bethania S. Mariani... [et al.] – 5ª ed. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, [1969] 2014.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. 27ª edição. São Paulo: Cultrix, [1916] 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index