Percepções de professores da educação de jovens e adultos acerca da docência para estudantes estrangeiros em uma escola pública em Uberaba – MG
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v9i1.4296Palavras-chave:
Percepções, Docência, Educação de Jovens e Adultos, Estudantes, Estrangeiros.Resumo
Este artigo apresenta e discute resultados de uma pesquisa tanto a respeito do perfil pessoal e profissional, quanto as percepções de 9 (nove) docentes que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola municipal na cidade de Uberaba, MG. O estudo buscou compreender o que pensam quanto ao aprendizado do estudante estrangeiro no contexto de uma sala de aula mista. Realizou-se uma pesquisa qualitativa mediante aplicação de um questionário semiestruturado e entrevistas de áudio gravadas. A partir das respostas dos participantes da pesquisa puderam-se compreender alguns motivos que levam ao sucesso ou fracasso educacional de estudantes estrangeiros inseridos na escola. A pesquisa apontou a tendência de os docentes improvisarem práticas e estratégias pedagógicas visando a favorecer o aprendizado dos estudantes estrangeiros com baixo nível de proficiência em língua portuguesa. O estudo indicou, também, ausência da temática sobre a docência para estrangeiros nos cursos de formação inicial e contínua de professores, bem como o alto índice de evasão dos estudantes estrangeiros como problemas a serem enfrentados em políticas públicas educacionais no Brasil.
Referências
ANDRADE, Marilena Somavilla de Bomfim. Retrato da realidade escolar de alunos estrangeiros matriculados em escolas públicas do Distrito Federal: Um estudo de caso. 2009. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2009. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/4956/1/2009_MarilenaSomavillaBdeAndrade.pdf. Acesso em: 13 out. 2019.
ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-81, set./dez. 2010. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075. Acesso em: 13 out. 2019.
BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Crenças sobre aprendizagem de línguas, Linguística Aplicada e ensino de línguas. Rev. Linguagem & Ensino, Viçosa, v. 7, n. 1, p. 123-56, 2004. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Revista/edicoes/v7n1/G_Ana_Maria_Barcelos2.pdf. Acesso em: 15 set. 2019.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977 [2011].
CHARLOT, Bernard. Formação de Professores: a pesquisa e a política educacional. In: PIMENTA, Selma (org). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
COITINHO, Verônica Pereira. A prática docente do professor de português para estrangeiros para uma aprendizagem crítica: formação de professores. Revista Intersaberes jan/jun: 2007. Disponível em: <https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/viewFile/105/78> Acesso em: 20 set. 2019.
FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em Processo. 2. ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo. Ed. Cortez. 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FUTER, Miriam, Josie Kurcbaum. A relação entre os estilos de ensinar em uma sala de aula multicultural de Português Língua Estrangeira: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília-UNB. Brasília.2007.disponível em:<< https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/2945/1/2007_MiriamJosieKurcbaumFuter.PDF>> Acesso em 24 Out. 2019.
GIDDENS, Anthony. Sociologia 6. ed. Lisboa. FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN, 2008.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2011.
TURATO, Egberto Ribeiro. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. Petrópolis: Vozes, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index