Minicontistas - uma proposta em sala multimídia whatsapp - Desmitificando métodos de ensino de literatura com tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.18554/rs.v11i1.6192Palavras-chave:
Escrita criativa, Whatsapp, Miniconto Infográfico, Ensino de literaturaResumo
O contexto pandêmico (2020-2021) trouxe a experimentação das múltiplas possibilidades da escrita criativa, com os avanços teóricos, metodológicos e tecnológicos, configurando, neste sentido, um novo quadro para refletir o ensino e a aprendizagem da literatura. Para tanto, realizamos estudos de diversos autores, como: Carla Coscarelli (2016); Chartier (2002); Marcelo Buzato (2006; 2007); Mikhail Bakhtin (2013); Perrone-Moisés (2016); Pierre Lévy (2010); e Roxane Rojo e Moura (2019), que nos ajudaram amadurecer a proposta didática realizada em sala multimídia WhatsApp. A pesquisa qualitativa foi realizada no final do ano de 2020 e início de 2021 em duas escolas Estaduais do Estado do Pará. O produto educacional foi projetado a partir da observação do contexto remoto de ensino e tem a intenção de contribuir para experimentação literária através da prática da escrita de minicontos infográficos. Os resultados, entretanto, assinalaram que a sequência didática, com base no letramento digital e literário, não demonstrou efeito quanto à percepção da linguagem estética literária e, mais ainda, indicou a necessidade de uma prática textual para além do conhecimento mecânico de metodo-logias e técnicas de ensino de literatura.
Referências
AGUIAR, André Ricardo. João e o pé de feijão. 13 de abril de 2021. Instagram @andrericardoaguiar. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CNm0qPuJymi/?utm_medium=copy_link. Acesso: 13/04/21.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de estilística no ensino de língua. São Paulo: Editora 34, 2013.
BUZATO, Marcelo El Khouri. Letramentos Digitais e Formação de Professores. In: São Pau-lo. III Congresso Ibero-Americano EducaRede, 3, 2006. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2021.
BUZATO, Marcelo El Khouri. Letramentos multimodais críticos: contornos e possibilida-des. Revista Crop- revista do programa de estudos linguísticos e literários em inglês-12/2007p. 108-144Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2021.
CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. Tradução de Fulvia M. L. Moretto. São Paulo: Edito-ra Unesp, 2002.
COSCARELLI, Carla Viana. Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
DILL, Luís. Aventura. In: CHAFFE, Laís (org.). Contos de Bolso. Porto Alegre: Casa Verde, 2005. p. 96.
FERREIRA, Maria Cristina. Bentinho. Canoinhas, 11 de janeiro de 2021. Instagram @microcontando. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CJ7TnWgDAYV/?utm_medium=copy_link. Acesso: 11 abr. 2021.
FREIRE, Marcelino (org.). Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século. Cotia: Ateliê Edi-torial, 2004. 2 ed.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6 ed. São Paulo: Ática, 2010.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 2010a.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010b.
PEREZ, Marcelo Spalding. Os cem menores contos brasileiros do século e a reinvenção do miniconto na literatura brasileira contemporânea. Porto Alegre: UFRGS, 2008. Disserta-ção (Mestrado em Letras), Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de pós-graduação em letras, 2009.
PERRONE-MOISÉS, Leila. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das letras, 2016.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista SELL da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/index