Minicontistas - uma proposta em sala multimídia whatsapp - Desmitificando métodos de ensino de literatura com tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v11i1.6192

Palavras-chave:

Escrita criativa, Whatsapp, Miniconto Infográfico, Ensino de literatura

Resumo

O contexto pandêmico (2020-2021) trouxe a experimentação das múltiplas possibilidades da escrita criativa, com os avanços teóricos, metodológicos e tecnológicos, configurando, neste sentido, um novo quadro para refletir o ensino e a aprendizagem da literatura. Para tanto, realizamos estudos de diversos autores, como: Carla Coscarelli (2016); Chartier (2002); Marcelo Buzato (2006; 2007); Mikhail Bakhtin (2013); Perrone-Moisés (2016); Pierre Lévy (2010); e Roxane Rojo e Moura (2019), que nos ajudaram amadurecer a proposta didática realizada em sala multimídia WhatsApp. A pesquisa qualitativa foi realizada no final do ano de 2020 e início de 2021 em duas escolas Estaduais do Estado do Pará. O produto educacional foi projetado a partir da observação do contexto remoto de ensino e tem a intenção de contribuir para experimentação literária através da prática da escrita de minicontos infográficos. Os resultados, entretanto, assinalaram que a sequência didática, com base no letramento digital e literário, não demonstrou efeito quanto à percepção da linguagem estética literária e, mais ainda, indicou a necessidade de uma prática textual para além do conhecimento mecânico de metodo-logias e técnicas de ensino de literatura.

Biografia do Autor

Tisa Cardoso Ferreira, Uepa-Universidade do Estado do Pará

Mestra em letras - Em ensino da Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas - UEPA -PA. Integrante dos Grupos: Grupo de Pesquisa em Linguagens Artísticas e Estilos Poéticos - LAESP coordenado pelo Prof. Dr. Raphael Bessa Ferreira, atuando em pesquisas na área da Linguística, Letras e Artes. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, Graduada em Letras com habilitação em língua portuguesa. - UFPA. Graduada em Pedagogia.(FAEL). Atuei na Educação Básica nos Municípios de Ourilândia do Norte, Tucumã e Paragominas e como Professora/Tutora dos cursos de Pós-Graduação da Faculdade Estratego.

Raphael Bessa Ferreira, Universidade do Estado do Pará

Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Mestre em Literatura Brasileira pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2010). Graduado em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade da Amazônia (2008). Professor Adjunto I (TIDE) da área de Literatura do Departamento de Língua e Literatura da Universidade do Estado do Pará, atuando na Graduação em Letras - Língua Portuguesa - e no Programa de Pós-graduação em Letras - Mestrado Profissional em Ensino de Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas. Líder do Grupo de Pesquisa em Linguagens Artísticas e Estilos Poéticos (LAESP/CNPQ). Membro do Núcleo de Estudos Linguísticos e Literários (NELL) da UEPA, atuando na Linha de Pesquisa em Estudos Literários e suas Práxis Educativas. Membro do Grupo de Pesquisa "Estudos do Léxico no Discurso Literário", da USP. Membro (Annuaire) da Association Internationale de Stylistique (AIS). Membro-Sócio da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC). 

Referências

AGUIAR, André Ricardo. João e o pé de feijão. 13 de abril de 2021. Instagram @andrericardoaguiar. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CNm0qPuJymi/?utm_medium=copy_link. Acesso: 13/04/21.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de estilística no ensino de língua. São Paulo: Editora 34, 2013.

BUZATO, Marcelo El Khouri. Letramentos Digitais e Formação de Professores. In: São Pau-lo. III Congresso Ibero-Americano EducaRede, 3, 2006. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2021.

BUZATO, Marcelo El Khouri. Letramentos multimodais críticos: contornos e possibilida-des. Revista Crop- revista do programa de estudos linguísticos e literários em inglês-12/2007p. 108-144Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2021.

CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. Tradução de Fulvia M. L. Moretto. São Paulo: Edito-ra Unesp, 2002.

COSCARELLI, Carla Viana. Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

DILL, Luís. Aventura. In: CHAFFE, Laís (org.). Contos de Bolso. Porto Alegre: Casa Verde, 2005. p. 96.

FERREIRA, Maria Cristina. Bentinho. Canoinhas, 11 de janeiro de 2021. Instagram @microcontando. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CJ7TnWgDAYV/?utm_medium=copy_link. Acesso: 11 abr. 2021.

FREIRE, Marcelino (org.). Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século. Cotia: Ateliê Edi-torial, 2004. 2 ed.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6 ed. São Paulo: Ática, 2010.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 2010a.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010b.

PEREZ, Marcelo Spalding. Os cem menores contos brasileiros do século e a reinvenção do miniconto na literatura brasileira contemporânea. Porto Alegre: UFRGS, 2008. Disserta-ção (Mestrado em Letras), Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de pós-graduação em letras, 2009.

PERRONE-MOISÉS, Leila. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das letras, 2016.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Cardoso Ferreira, T., & Ferreira, R. B. (2022). Minicontistas - uma proposta em sala multimídia whatsapp - Desmitificando métodos de ensino de literatura com tecnologia. Revista Do Sell, 11(1), 39–58. https://doi.org/10.18554/rs.v11i1.6192