Entrada pela porta estreita para uma alegria sem redenção: relação objetal com a barata em A paixão segundo G.H, de Clarice Lispector

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v11i1.6289

Palavras-chave:

Clarice Lispector., A paixão segundo G.H, Relação objetal, Barata, Psicanálise, Literatura

Resumo

Discuto um fragmento da travessia de G.H., personagem de Clarice Lispector, a fim de evidenciar como se estabelece a relação objetal com a barata, seu duplo. Movida pelo desejo fáustico, a heroína adentra a porta estreita da barata para viver uma alegria sem redenção. Nesse encontro com o Outro que a confronta com a sua própria castração, ela descobre, num grande retorno, a sua glória de cair. Aceita as portas abertas e vazias de sua trajetória e afirma a vida como bem maior nesse encontro de faltas. Trata-se de um trabalho de natureza comparativa em que se entrecruzam os discursos literário e psicanalítico. Por meio do aporte teórico da Psicanálise, faço uma leitura do livro, focalizando nos conceitos de relação objetal, Coisa, Outro, pulsão de morte, compulsão à repetição e gozo.

Biografia do Autor

Gilson Antunes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBAIANO Valença

Possui graduação em Filosofia (Bacharelado) pela Universidade Católica do Salvador (2004) e em Letras Vernáculas (Licenciatura) pela Universidade do Estado da Bahia (2009). É especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (2007) pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia , em Ensino de Língua e Literaturas de Língua Portuguesa (2017) pela Universidade Metropolitana de Santos e em Teoria da Psicanálise de Orientação Lacaniana (Instituto de Psicanálise da Bahia/ Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública). Mestre em Letras e doutor em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. Estuda a obra de Clarice Lispector sob uma perspectiva interdiscursiva, entrelaçando Literatura, Psicanálise e Filosofia. Debruça-se sob os seguintes aspectos: representação, desejo, falta, retorno, repetição e devir. Participa do Grupo de Pesquisa Literaturas, Culturas e Ambientes (GLICAM) no Instituto Federal Baiano (Valença) e atua na linha de pesquisa Literatura e Cultura do Baixo Sul da Bahia, investigando as produções literárias dos autores dos municípios que integram essa região. Atualmente, desenvolve projetos de pesquisa voltados para o mapeamento das Literaturas do Baixo Sul da Bahia, com o intuito de escrever uma História Crítica das literaturas desse território de identidade.

Referências

BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2012.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 20. ed. Rio de janeiro: José Olympio, 2006.

FREUD, Sigmund. Os instintos e suas vicissitudes. In: FREUD, Sigmund. A história do movimento psicanalítico, Artigos sobre a metapsicologia e outros trabalhos (1914-1916). Rio de Janeiro: Imago, 1996, vol. XVI, p. 281-92.

HERRERA, Antonia Torreão. O sentido e a lei: A paixão segundo G.H. Qvinto Império: Revista de Cultura e Literaturas de Língua Portuguesa, Salvador, nº 11, vol. 1, p. 47-56, ag. 1999.

JORGE, Marco Antonio Coutinho. Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan: as bases conceituais. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2005, vol. 1.

KEHL, Maria Rita. Masculino/feminino: o olhar da sedução. In: NOVAES, Adauto (Org.). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, p. 411-23.

LACAN, Jacques. O Seminário, Livro 7: a ética da psicanálise. Trad. Antônio Quinet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1997.

LACAN, Jacques. O seminário, Livro 8: A transferência. Trad. Dulce Duque Estrada. Rio de Janeiro: Zahar, 1992.

LACAN, Jacques. O seminário, Livro 4: A relação de objeto. Trad. Dulce Duque Estrada. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.

LAPLANCHE e PONTALIS. Vocabulário da Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

LÉON-DUFOUR, Xavier (Dir.) et al. Vocabulário de teologia bíblica. Tradução de Frei Simão Voigt. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. 2. ed. Rio de Janeiro: Sabiá, 1964.

MEZAN, Renato. A Medusa e o telescópio ou Vergasse 19. In: NOVAES, Adauto (Org.). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, p. 445-77.

NUNES, Benedito. O drama da linguagem: uma leitura de Clarice Lispector. 2. ed. São Paulo: Ática, 1989.

ROSEMBAUM, Yudith. Metamorfoses do mal: uma leitura de Clarice Lispector. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Fapesp, 2006. (Estudos de Cultura; 17).

ROUDINESCO, Elisabeth; PLON, Michel. Dicionário de psicanálise. Trad. Vera Ribeiro e Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

SILVA, Gilson Antunes da. Cantilenas afirmativas: a poética da repetição de Clarice Lispector. 2015. Tese (Doutorado) – Literatura e Cultura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

SOUZA, Ronaldes de Melo e. A poética dionisíaca de Clarice Lispector. Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n.130/131, p.123-43, 1997.

VERNANT, Jean-Pierre. Com a morte nos olhos: figurações do outro na Grécia antiga Ártemis, Gorgó. Trad. de Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Antunes da Silva, G. (2022). Entrada pela porta estreita para uma alegria sem redenção: relação objetal com a barata em A paixão segundo G.H, de Clarice Lispector. Revista Do Sell, 11(1), 59–75. https://doi.org/10.18554/rs.v11i1.6289