Discursividades em O cometa é um sol que não deu certo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v11i1.6314

Palavras-chave:

Enunciado concreto, narrativa juvenil, Análise do Discurso, Refugiados

Resumo

A teoria postulada por Bakhtin e o Círculo assenta-se na linguagem concreta, viva e valorada por sujeitos historicamente situados. Em oposição à abstração universalizante e ao tratamento linguístico na imanência da língua, a perspectiva bakhtiniana aponta para estudos e análises de enunciados concretos e relativamente estáveis em que a voz do outro e a retomada de outros discursos são elementos constitutivos que não podem ser negligenciados. Nesse constructo discursivo, propomos a análise de trechos da obra juvenil, O cometa é um sol que não deu certo (2017) de Tadeu Sarmento. Ajustamos as lentes para o protagonista – Emanuel, garoto sírio, que se encontra em um campo de refugiados, espaço marcado pela dor e pelo sofrimento. Apoiados nos conceitos de enunciado concreto (BAKHTIN, 2016) e signo ideológico (VOLÓCHINOV, 2017), temos como foco analisar trechos da obra que materializam a retomada de outros enunciados e o posicionamento valorativo e responsivo. Os resultados da análise mostram que a retomada de enunciados contribui com o posicionamento axiológico do autor, reforçando o embate linguístico proposto pelos integrantes do Círculo que ampliaram o debate sobre a língua para além da abstração linguística, apontando-a como constitutiva da vida vivida e, por isso, reflete e refrata a dor e os conflitos humanos.

Biografia do Autor

Viviane Mendes Leite, Universidade de São Paulo

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (PPGFLP/USP), sob orientação da Profª Drª Maria Inês Batista Campos Noel Ribeiro. Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional (PROFLETRAS) da Universidade de São Paulo. Integra o grupo de pesquisa "Linguagens, discurso e ensino". Professora da rede pública municipal, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. As pesquisas possuem como foco a Análise Dialógica do Discurso com ênfase nas narrativas juvenis contemporâneas. Trabalha com projeto de leitura interdisciplinar, voltado para o Ensino Fundamental – anos finais da rede pública.

Referências

BAKHTIN, Mikhail M. Os gêneros do discurso. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016. p. 11-69. BAKHTIN, Mikhail M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução: Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. p.41-144.

BAKHTIN, Mikhail M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas Paulo Bezerra. Notas da edição russa Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2017.

CLARK, Katerina; HOLQUIST, Michael. Mikhail Bakhtin. Trad. J. Ginsburg. São Paulo: Perspectiva, 2008.

EMEDIATO, Wander. Os enquadres discursivos do acontecimento migratório: narrativização, banalização e estigmatização. In: Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, vol. 28, p. 597-618, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/15575. Acesso em 03/jul. / 2022. SARMENTO, Tadeu, O cometa é um sol que não deu certo. Ilustrações Apo Fousek. São Paulo: Edições SM, 2017.

TONUS, Leonardo José. Migrantes e refugiados: à (a) espera de uma narrativa? In: Letras de Hoje, v. 53, n. 4, p. 479-483, out-dez. 2018.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. Ensaio introdutório Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017.

VOLÓCHINOV, Valentin. “O que é língua/linguagem?”. In: A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Tradução: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2019, p.234-265.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Mendes Leite, V. (2022). Discursividades em O cometa é um sol que não deu certo. Revista Do Sell, 11(1), 76–91. https://doi.org/10.18554/rs.v11i1.6314