A ESCRITA NARRATIVA NO PENSAR E DESENVOLVER UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA SOBRE O ESTUDO DAS SOLUÇÕES

Alessandra Gomes da Costa, Aline Machado Dorneles, Cezar Soares Motta

Resumo


O desenvolvimento da escrita narrativa, da leitura e da experimentação potencializa o construir e (re)significar a linguagem científica no ensino de Química. Nesse sentido, apresenta-se uma atividade centrada nos processos investigativos frente a temática soluções. A leitura de uma narrativa sobre o uso de sucos artificiais em pó foi realizada na sala de aula, como convite aos estudantes a investigar os diferentes tipos de soluções (saturada, saturada com precipitado e insaturada) e construir sua narrativa englobando as aulas e discussões realizadas. A proposta foi desenvolvida em uma turma de segundo ano do Ensino Médio da rede pública da cidade de Rio Grande - RS, e, planejada coletivamente nos encontros formativos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/Química, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Entende-se que o uso de outras linguagens, como a narrativa, promove no ensino de Química o desejo de investigar a situação narrada, nas quais foram reunidas, e, utilizadas como material empírico de pesquisa, com a reflexão dos docentes e futuros docentes, bem como, a percepção dos estudantes sobre a prática pedagógica desenvolvida. Neste movimento de pesquisa-ação, as narrativas foram unitarizadas, categorizadas e discutidas pela criação de metatextos.

Palavras-chave


Trabalho Coletivo; Escrita Narrativa; Ensino de Química

Texto completo:

PDF

Referências


CLANDININ, Jean; CONNELLY,Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história de pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. Revista da Faeeba: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p.145-454, jul/dez, 2013.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A prática como componente curricular na formação de professores. Educação. Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 203-218, maio/ago. 2011.

DORNELES, Aline. Rodas de Investigação Narrativa na Formação de Professores de Química: pontos bordados na partilha de experiências. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.

DORNELES, Aline; GALIAZZI, Maria do Carmo; ALTENHOFEN, Suélen. As histórias de sala de aula na formação acadêmico-profissional de professores no PIBID/FURG. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p.100-116, out.- jan, 2016.

GALIAZZI, Maria do Carmo. et al. Objetivos das atividades experimentais no ensino médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências. Ciência & Educação, v.7, n.2, p.249-263,2001.

GALIAZZI, Maria do Carmo.; PAULITSCH, Vivian. (orgs). Álbum do PIBID/FURG. Rio Grande: Editora da FURG: 2011.

GALIAZZI, Maria do Carmo.; PAULITSCH, Vivian.; COLARES, Ioni (orgs). Álbum do PIBID/ FURG. Rio Grande: Editora da FURG, v.2, 2012.

GALIAZZI, Maria do Carmo.; PAULITSCH, Vivian; COLARES, Ioni (orgs). Álbum do PIBID/ FURG. Rio Grande: Editora da FURG, v.3, 2013.

GALIAZZI, Maria do Carmo.; PAULITSCH, Vivian; COLARES, Ioni (orgs). Álbum do PIBID/ FURG. Rio Grande: Editora da FURG, v.4, 2015.

GALIAZZI, Maria do Carmo; PAULITSCH, Vivian.; COLARES, Ioni (orgs). Álbum do PIBID/ FURG. Rio Grande: Editora da FURG, v.5, 2016.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação (bauru), [s.l.], v. 9, n. 2, p.191-211, 2003.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijui: Unijui, 2016. 224 p.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo; RAMOS, Maurivan G. Pesquisa em Sala de Aula: tendências para a Educação em novos Tempos Pesquisa em Sala de Aula: Fundamentos e Pressupostos. 2. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2004.

SUÁREZ, Daniel. A documentação narrativa de experiências pedagógicas como estratégia de pesquisa – ação - formação de docentes. In: PASSEGGI, M.C. (org.); BARBOSA, T.(org.). Narrativas de formação e saberes biográficos. São Paulo: Ed. Paulus, 2008.




DOI: https://doi.org/10.18554/i&fd.v5i1.2747

Apontamentos

  • Não há apontamentos.