PROPOSTA DE ENSINO DA CONDICIONALIDADE EXPRESSA PELO CONECTOR SE: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA

Autores

  • Rosangela Rodrigues Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v6i3.2257

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar o tratamento dispensado pela gramática normativa em contraponto às gramaticas propostas pela sociolinguística varicionista sobre a condicionalidade expressa pelo conector SE. O presente trabalho busca investigar correlações entre aspectos formais da condicional SE no Português do Brasil e aspectos da interpretação dessas construções determinados contextualmente.

O que se propõe neste artigo é além de analisar o que prescrevem as gramáticas e as pesquisas, aproximar os conceitos da condicionalidade expressos pelo conector SE e evidenciar o seu uso em textos próximos ao aluno por meio de uma proposta de atividade que tem o objetivo de enfatizar a língua em uso e suas relações de sentido.

Palavras-chave: Construções condicionais; Conector SE; Proposta de ensino.

Biografia do Autor

Rosangela Rodrigues, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestranda em Letras - turma 2016 pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Agência fomentadora: Capes. E-mail da autora: ro_rodrigues@com4.com.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/6005538600239294

Orientadora: Profª. Drª. Juliana Bertucci Barbosa 

 

Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal de Orlândia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Rodrigues, R. (2017). PROPOSTA DE ENSINO DA CONDICIONALIDADE EXPRESSA PELO CONECTOR SE: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA. Revista Do Sell, 6(3). https://doi.org/10.18554/rs.v6i3.2257