Uma análise discursiva dos memes “nego isso, nego aquilo”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v7i1.2306

Resumo

Vinculada ao projeto “Da margem ao centro: discurso sobre as minorias nas mídias sociais”, a presente pesquisa visa analisar um conjunto de memes conhecidos como ‘nego isso, nego aquilo’, veiculados nas redes virtuais no ano de 2015.  Eram compostos pela imagem de um ou mais indivíduos negros e um enunciado no qual a palavra nego funciona como sujeito da frase. Essas publicações causaram polêmica: Eram de cunho racista ou tinham apenas propósito humorístico? A Análise do Discurso (AD) é a perspectiva teórica utilizada neste estudo, pois oferece um arcabouço teórico e metodológico que possibilita uma leitura aprofundada com o fim de analisar como os sujeitos produtores dos memes, a partir de determinadas condições de produção e afetados pela memória discursiva, produziram certos efeitos de sentidos. Apesar de na atualidade o termo nego poder ser usado tanto em situações de escárnio quanto em situações relacionadas à amizade e à intimidade carinhosa, por meio desta investigação pôde-se concluir que os sujeitos que elaboraram os referidos memes favoreceram a circulação de efeitos de sentido preconceituosos e racistas.

 

Biografia do Autor

Raquel Costa Guimarães Nascimento, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

GRADUANDA EM LETRAS - PORTUGUÊS- INGLÊS

PARTICIPAÃO NOS PROJETOS:

Da margem ao centro: discursos sobre as minorias nas mídias sociais

DO FANTÁSTICO AOS FANTÁSTICOS: FACETAS DO INSÓLITO NA CONTEMPORANEIDADE

Erislane Rodrigues Ribeiro, UFG- RC

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestre em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia e graduada em Letras pela Universidade Federal de Goiás, é professora adjunta 4 da Universidade Federal de Goiás, atuando nos cursos de Letras - Português e Letras - Português e Inglês e no curso de Mestrado em Estudos da Linguagem. Tem experiência na área dos Estudos linguísticos, com ênfase, tanto no ensino como na pesquisa, nos estudos sobre o texto e o discurso desenvolvidos sob as perspectivas teóricas do Círculo de Bakhtin e da Análise do discurso de linha francesa. Orienta alunos em nível de Graduação e Pós-graduação. É líder do GPEL - Grupo de Pesquisa em Escrita e Leitura, coordenadora da Rede Goiana de Pesquisa em Leitura, Discurso e Mídia, coordenadora do LADFFON (Laboratório de Análise do Discurso, Fonética e Fonologia) e membro do Grupo de Estudos da Linguagem: Análise, Descrição e Ensino.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Guimarães Nascimento, R. C., & Ribeiro, E. R. (2018). Uma análise discursiva dos memes “nego isso, nego aquilo”. Revista Do Sell, 7(1). https://doi.org/10.18554/rs.v7i1.2306