Análise dos clusters dos verbos haver e ter em textos dos séculos XIV, XV e XVI

Autores

  • Gabriele Cristine Carvalho UFMG/IFMG - campus Congonhas

DOI:

https://doi.org/10.18554/rs.v4i1.417

Resumo

Neste trabalho, foram analisados os clusters dos verbos haver e ter em textos dos séculos XIV, XV e XVI. Foram utilizados o modelo teórico da Gramática Baseada no Uso, proposto por Bybee (2006, 2010), o modelo teórico-metodológico variacionista, para a análise dos dados, os estudos diacrônicos de Mattos e Silva (1992) sobre os verbos haver e ter e as discussões sobre verbos leves desenvolvidas por Perini (ms.). Obtiveram-se 386 dados que foram separados e analisados manualmente. Os resultados da análise quantitativa mostraram que o verbo haver predomina sobre o verbo ter, mas há um aumento progressivo do verbo ter. A análise descritiva dos clusters mostrou que, no período analisado, haver e ter apresentam muitos clusters em comum e podem ser analisados como verbos leves.

Biografia do Autor

Gabriele Cristine Carvalho, UFMG/IFMG - campus Congonhas

Graduação em Letras, licenciada em Língua Portuguesa (2005) e em Língua Espanhola (2010), na Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Estudos Linguísticos (2008) e doutorado em Estudos Linguísticos, em andamento, na Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha como professora efetiva de Língua Portuguesa e Língua Espanhola no Instituto Federal de Minas Gerais - campus Congonhas. Áreas de foco: Língua Portuguesa (Sociolinguística e Semântica) e Língua Espanhola.

Downloads

Publicado

2014-07-23

Como Citar

Carvalho, G. C. (2014). Análise dos clusters dos verbos haver e ter em textos dos séculos XIV, XV e XVI. Revista Do Sell, 4(1). https://doi.org/10.18554/rs.v4i1.417