ANÁLISE DO EQUILÍBRIO POSTURAL EM ADOLESCENTES COM ESCOLIOSE IDIOPÁTICA SOB INFLUÊNCIA DA REALIDADE VIRTUAL

Autores

  • F. A. Campos Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • L. C. P Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • A. L. P. Gasparini Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Resumo

Introdução: O equilíbrio corporal é um processo automático e inconsciente que possibilita ao indivíduo resistir às influencias de desestabilização da gravidade e se mover livremente no meio ambiente. A tríade responsável por esse equilíbrio corporal é composta por sistema visual, somatossensorial e vestibular. Objetivo: avaliar a influência do uso da realidade virtual, como estratégia de intervenção fisioterapêutica, sobre mudanças no equilíbrio postural de adolescentes diagnosticadas com escoliose idiopática. Metodologia: Participaram do estudo duas voluntárias triadas no Ambulatório de Especialidades de um Hospital Público. Ambos do sexo feminino com idade média de 19 anos (±1,41), com mesmo período de início da menarca, ângulo de Coob de 83,1° e 31,2° e Risser cinco para ambas.O equilíbrio foi avaliado pelo Teste do Balancim Eletrônico. A intervenção fisioterapêutica foi realizada durante 12 semanas sendo duas vezes por semana com duração de 60 minutos, utilizando o Wii® Reabilitação.  Resultados e Discussão: Registrou que houve diminuição da frequência de oscilação em todas as posições, recebendo destaque na posição unipodal de olho aberto e olho fechado nas duas voluntárias. A realidade virtual mostrou ser auxiliador no processo de reabilitação, pois gerou alterações anteroposteriores e latero-laterais. Conclusão: A realidade virtual representa uma forte estratégia no processo de intervenção fisioterapêutica de adolescentes com Escoliose Idiopática, de moderado grau, com incentivo, de maneira interativa e eficiente, para correções anteroposterior e latero-lateral, do tronco, com consequente aquisição de equilíbrio.

 

 

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Publicado

2019-05-25