AVALIAÇÃO DA INCIDÊNCIA E A RELAÇÃO ENTRE O DESEQUILÍBRIO BIOMECÂNICO DE FORÇA E ENCURTAMENTO NOS PACIENTES COM SÍNDROME FÊMORO-PATELAR

Autores

  • F. B. Oliveira Centro Universitário do Planalto de Araxá, Araxá, Brasil, Universidade Trás os Montes e Alto Douro, Portugal, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil.
  • R. E. C. D. Gabriel Universidade Trás os Montes e Alto Douro, Portugal
  • A. P. N. T. Trindade Centro Universitário do Planalto de Araxá
  • A. C. Shimano Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto

Resumo

A Síndrome Fêmoro Patelar (SFP) é caracterizada por dor periarticular ou retropatelar seu desenvolvimento tem relação com o desalinhamento biomecânico que leva a uma sobrecarga nessa articulação. O objetivo foi comparar a eficácia de exercícios de fortalecimento e alongamento muscular na recuperação funcional de SFP em pacientes adultas jovens. A pesquisa foi aprovada pela comissão de ética em pesquisa do UNIARAXA (Protocolo N°031552/90), caracterizado como quantitativo e transversal, composto por pacientes, com idade entre 16 a 30 anos, portadoras de SFP, diagnosticada clinicamente e radiograficamente. As participantes da pesquisa foram divididas aleatoriamente em 5 grupos de tratamento com 8 participantes cada um. Os tratamentos estabelecidos para a pesquisa nos respectivos grupos experimentais foram: o alongamento segmentar, o fortalecimento muscular, e ainda a associação do alongamento e o fortalecimento com a presença de eletroestimulação. Foram avaliados e comparados os dados antropométricos dos pacientes, a análise radiográfica da altura patelar, funcionalidade, a flexibilidade, o quadro álgico e avaliação postural. Os principais resultados evidenciaram a importância do tratamento conservador para a SFP. A intervenção fisioterapêutica promoveu ganho de funcionalidade e qualidade de vida, a flexibilidade dos músculos isquiotibiais, evidenciando que a relação entre o desequilíbrio biomecânico de força e encurtamento muscular é extremamente relevante e importante no tratamento da SFP. Foram evidenciadas alterações posturais de membros inferiores correlatas e relevantes frente aos pacientes portadores de SFP. Os resultados encontrados sugerem que o protocolo de tratamento utilizado com este delineamento metodológico apresentou significativa importância na recuperação funcional dos pacientes portadores de SFP. 

Downloads

Publicado

2019-05-25