AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO MUSCULAR ISOCINÉTICO DO QUADRIL DE INDIVÍDUOS COM E SEM DOR LOMBAR CRÔNICA INESPECÍFICA.

Autores

  • C. V. Silva Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • M. F. Silva Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • M. F. Vidmar Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • B. M. Baroni Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Resumo

Objetivo: Descrever e comparar o desempenho muscular isocinético dos músculos do quadril de indivíduos com e sem dor lombar crônica inespecífica.
Metodologia:  Trata-se de um estudo transversal caso-contole. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da UFCSPA sob o parecer número 1.693.729. Participaram do estudo 15 indivíduos com dor lombar crônica inespecífica (DLCI) (>3 meses) e 15 indivíduos saudáveis. Foram aplicados o Tampa Scale for Kinesiophobia (TSK), Escala Visual Análoga de Dor (EVA), mensurados Pico de Torque Isocinético (PTQ) dos músculos do quadril (60o/s e 120o/s), resistência dos extensores de tronco e resistência dos músculos flexores e flexores laterais de tronco.
Resultados: De acordo com a TSK e a EVA os indivíduos do grupo DLCI apresentaram maior nível de cinesiofobia (p = 0,001) e maiores níveis de dor pré (p = 0,000) e pós (p = 0,000) avaliação isocinética, do que o grupo controle. O grupo DLCI apresentou redução do PTQ de extensores de quadril tanto do lado dominante (p = 0,021) quanto do lado não dominante (p =0,045) em relação ao grupo controle. O grupo DLCI apresentou menor resistência muscular de flexores de tronco (p = 0,000), flexores laterais esquerdos de tronco (p = 0,001) e flexores laterais direitos de tronco (p = 0,013) em relação ao grupo controle.
Conclusões: Os indivíduos com DLCI apresentam redução da força muscular de extensores de quadril, redução da resistência muscular dos músculos abdominais e flexores laterais de tronco e apresentam maiores graus de cinesiofobia, comparados a sujeitos saudáveis.

Downloads

Publicado

2019-05-25