COMPARAÇÃO ENTRE O USO DO SERIOUS GAME E EXERCITADORES NO GANHO DA FORÇA SUSTENTADA DA MÃO DE MULHERES ASSINTOMÁTICAS

Autores

  • R. G. Jeronimo Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • M. J. O. Gracioli Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • L. F. R. M. Fernandes Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Resumo

Objetivo: comparar se o treinamento de força da preensão palmar com uso de serious game é mais eficaz que o treinamento com exercitadores para a redução da perda de força sustentada. Metodologia: as participantes (n=12) foram aleatorizadas em o grupo exercitador (GE) com n=7 e o grupo serious game (GS) com n=5 e realizaram o fortalecimento seguindo o protocolo Oxford.  O GE utilizou exercitadores da marca digiflex, e as do GS utilizaram os jogos do Kit E- link da marca Biometrics.A força sustentada é o principal objeto de estudo e ela é obtida por meio da avaliação da força de preensão palmar pelo dinamômetro computadorizado do Kit E-link. Para este estudo extraímos duas variáveis: o pico de força e a média da força dos últimos 60%. O pico é o maior valor da força que a voluntária realiza no primeiro segundo e a média dos últimos 60% é a média dos valores e força nos últimos 60% do tempo. Um terceira variável foi calculada pela diferença entre o pico e a media dos últimos 60%. Quanto menor o valor dessa diferença, menor foi a perda de força no tempo. Resultados e discussão: podemos observar que no grupo do serious game houve menor diferença entre o pico e os últimos 60% e comprada ao grupo do exercitador essa diferença foi significativa menor. Conclusão: o treinamento com o serious game foi mais eficaz na redução da perda de força de sustentação de força palmar. 

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Publicado

2019-05-25

Como Citar

Jeronimo, R. G., Gracioli, M. J. O., & Fernandes, L. F. R. M. (2019). COMPARAÇÃO ENTRE O USO DO SERIOUS GAME E EXERCITADORES NO GANHO DA FORÇA SUSTENTADA DA MÃO DE MULHERES ASSINTOMÁTICAS. Anais Do Congresso Brasileiro Da Associação Brasileira De Fisioterapia Traumato-Ortopédica - ABRAFITO, 3(1). Recuperado de https://seer.uftm.edu.br/anaisuftm/index.php/abrafito/article/view/2185