TREINAMENTO POR REALIDADE VIRTUAL MELHORA O DESEMPENHO FUNCIONAL NO SHUTTLE RUN

Autores

  • V. A. Teixeira Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM
  • I. Froes Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM
  • M. A. Donzeli Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM
  • D. F. M. Lobato Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM
  • D. Bertoncello Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM

Resumo

Introdução: O uso da realidade virtual na reabilitação parece promissor para a melhora da funcionalidade. Entretanto, seus resultados necessitam de melhor documentação. Objetivo: Investigar o efeito de um protocolo de treinamento virtual no desempenho funcional no teste shuttle run. Métodos: Participaram deste estudo 37 mulheres saudáveis e ativas, sem disfunção musculoesquelética nos membros inferiores, divididas aleatoriamente em dois grupos: 1) submetido ao treinamento virtual utilizando o jogo Your Body Shape Fitness Evolved 2012TM - XBOX360/KineticTM (GV, n=20, 21,95±2,72 anos; 61,45±10,15 kg; 1,61±0,05 m; 23,53±3,31 kg/m2) e 2) não submetido a qualquer intervenção - grupo controle (GC, n=17, 21,18±2,35 anos; 58,96±5,98 kg; 1,62±0,07 m; 22,55±2,52 kg/m2). Os grupos foram avaliados e reavaliados após 8 semanas quanto ao desempenho funcional em agilidade no teste shuttle run, comparando a média de tempo de 3 tentativas válidas. Os dados antropométricos e demográficos foram comparados por meio do teste t-Student para amostras independentes. Os resultados pré-intervenção e pós-intervenção foram submetidos à análise de variância com dois fatores (GRUPO e PERÍODO) e, quando necessário, comparados pelo teste post-hoc de Tukey (?=5%). Resultados: Não houve diferenças entre os grupos quanto a à idade (p=0,37), massa corporal (p=0,37), estatura (p=0,79) e índice de massa corporal (p=0,32). Foram observados efeitos significativos para os dois fatores (p<0,001) e interação GRUPO X PERÍODO significativa (p<0,001). Houve melhora do desempenho funcional tanto no GV (p<0,01) quanto no GC (p<0,05), com efeito da intervenção significativamente superior no GV (p<=0,01). Conclusão: O treinamento virtual foi efetivo para a melhora do desempenho funcional em agilidade.

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Publicado

2019-05-25