NÍVEL DE CONHECIMENTO EM DOR, ATITUDES E CRENÇAS ENTRE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA EM RELAÇÃO A PACIENTES COM DOR LOMBAR CRÔNICA: ESTUDO TRANSVERSAL DESCRITIVO
Resumo
Introdução: A Dor Lombar (DL) é a principal causa de incapacidade em 160 países. A DL que persiste por mais de três meses é considerada crônica. A Dor Lombar Crônica (DLC) atinge entre 4,2% e 14,7% da população brasileira. A maioria dos casos de DL (90%) não pode ser atribuída a uma causa específica. Recomenda-se o uso de um modelo biopsicossocial para avaliar e tratar a dor, considerando fatores comportamentais, psicológicos e sociais. Fisioterapeutas desempenham um papel importante no manejo da dor e são parte da primeira linha de tratamento não farmacológico. O conhecimento em neurociência da dor melhora a classificação e o tratamento da dor, bem como atitudes e comportamentos relacionados a ela. Sendo assim, um conhecimento completo da dor é essencial para estudantes de Fisioterapia, visando a qualidade do tratamento e abordagens holísticas considerando as crenças, estilo de vida e auto eficácia dos pacientes. Objetivos: Diagnosticar o conhecimento em neurofisiologia da dor, atitudes e crenças dos estudantes do curso de Fisioterapia da graduação de uma instituição de ensino superior no estado de Alagoas. Métodos: Estudo transversal descritivo, realizado com estudantes do curso de Fisioterapia de uma instituição de ensino superior, utilizando os questionários: Questionário Neurofisiológico da Dor Revisado (QNDr) e Escala de Atitudes e Crenças para Fisioterapeutas (PABS-PT), com critérios de inclusão: 1) estudantes matriculados regularmente no curso de Fisioterapia, e os critérios de exclusão: 1) estudantes menores que 18 anos; 2) estudantes que não aceitassem em participar do estudo após leitura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A coleta de dados ocorreu após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sob parecer 6.000.423. Os estudantes responderam os questionários via Google Forms, as respostas foram registrados no Google Sheets e analisadas pelo SPSS® 20. A ANOVA de uma via foi utilizada para comparar as médias das pontuações entre os anos da graduação, o Teste T de Student de Amostras independentes para comparar as médias das pontuações entre os sexos e a Correlação de Pearson para analisar a correlação entre as subescalas do PABS-PT. Resultados: Participaram 52 estudantes (32%) do curso de Fisioterapia, sendo 13 homens e 39 mulheres. Não houve diferença significativa nas médias das pontuações entre os anos no QNDr. No PABS-PT, houve uma média decrescente na pontuação da subescala biomédica com o avançar da graduação, ainda assim, todos os anos apresentaram maior pontuação na subescala biomédica quando comparada com a subescala biopsicossocial. Conclusão: Os estudantes do curso de Fisioterapia apresentaram baixo conhecimento em neurofisiologia da dor. Todos apresentaram uma maior atitude e crença na abordagem biomédica, mas que foi decrescente com o avançar da graduação. É encorajado a inclusão de uma disciplina em educação de dor visando desenvolver habilidades no tratamento de pacientes no contexto da DLC.