Tecnologias de Reabilitação na Prática Clínica e na Formação Acadêmica em Fisioterapia: Um Estudo Delphi com Graduandos

Autores

  • TARCIANO BATISTA E SIQUEIRA Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • JOSÉ ALBERTO PARRAÇA Universidade de Évora (UE)
  • JOÃO PAULO SOUSA Universidade de Évora (UE)
  • MAURÍCIO LARANJA SOBRINHO Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

CONTEXTUALIZAÇÃO: Embora evidências apontem para a eficácia do uso de tecnologias digitais e assistivas na reabilitação física, ainda são escassos os estudos que abordam a percepção dos estudantes de Fisioterapia sobre esse fenômeno. Entender como os futuros profissionais visualizam a inserção tecnológica em sua prática é essencial para orientar mudanças curriculares alinhadas às demandas do mercado. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi conhecer a perspectiva de graduandos em Fisioterapia sobre o impacto das tecnologias na prática clínica contemporânea e verificar se percebem a necessidade de ajustes formativos diante dessa realidade. MÉTODOS: Foi conduzido um estudo descritivo com abordagem Delphi, estruturado em duas rodadas. Utilizou-se um questionário eletrônico contendo perguntas objetivas e de múltipla escolha, enviado a estudantes finalistas de cursos de Fisioterapia de instituições da Península Ibérica. RESULTADOS: Na primeira rodada, 60% dos respondentes relataram não ter tido qualquer contato prático com tecnologias de reabilitação durante sua formação. Já na segunda rodada, 86% dos participantes concordaram que é fundamental incluir, de forma sistemática, conteúdos sobre tecnologias de reabilitação nos currículos dos cursos de Fisioterapia. CONCLUSÕES: Os resultados revelam um descompasso entre o avanço tecnológico na prática clínica e a formação atual oferecida aos estudantes de Fisioterapia. A percepção dos formandos aponta para a necessidade urgente de revisões curriculares que incluam competências digitais e tecnológicas, garantindo uma formação mais alinhada às exigências contemporâneas do campo da reabilitação. IMPLICAÇÕES: Este estudo oferece subsídios relevantes para instituições de ensino superior, órgãos reguladores e formuladores de políticas educacionais que visam a modernização da formação em Fisioterapia, incluindo habilidades relacionadas à inovação tecnológica.

Publicado

2025-09-11

Como Citar

BATISTA E SIQUEIRA, T., ALBERTO PARRAÇA, J., PAULO SOUSA, J., & LARANJA SOBRINHO, M. (2025). Tecnologias de Reabilitação na Prática Clínica e na Formação Acadêmica em Fisioterapia: Um Estudo Delphi com Graduandos. Anais Do Congresso Brasileiro Da Associação Brasileira De Fisioterapia Traumato-Ortopédica - ABRAFITO, 5(1). Recuperado de https://seer.uftm.edu.br/anaisuftm/index.php/abrafito/article/view/2598