Treinamento de Habilidades Interpessoais para a Entrevista Clínica: Um Estudo de Simulação com o ChatGPT

Autores

  • LORRANE MENDES DE FIGUEIREDO INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)
  • GABRIELA DE ASSIS NEVES INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)
  • ANAMARIA SIRIANI DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - CAMPUS RIBEIRÃO PRETO
  • YASMIN CARVALHO HEIDERICK INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)
  • FELIPE JOSE JANDRE DOS REIS INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)

Resumo

CONTEXTUALIZAÇÃO: A integração de habilidades interpessoais, como comunicação, empatia e tomada de decisão clínica, é essencial na formação de fisioterapeutas. Essas habilidades, que são frequentemente negligenciadas em currículos tradicionais, desempenham um papel crucial no atendimento dos pacientes. Com os avanços e a popularização da inteligência artificial (IA), em especial os Modelos de Linguagem em Grande Escala, como o ChatGPT, surgem novas oportunidades para aprimorar essas competências e desenvolver métodos de ensino como as simulações baseadas em IA. OBJETIVOS: Este estudo teve como objetivo descrever o uso do ChatGPT como ferramenta para a simulação de entrevistas clínicas e o treinamento de habilidades interpessoais em estudantes de fisioterapia. Os objetivos específicos incluíram: (1) detalhar a metodologia de utilização do ChatGPT em simulações de entrevistas clínicas para treinar habilidades não técnicas (soft skills); (2) analisar o feedback formativo gerado pelo ChatGPT sobre o desempenho dos estudantes; e (3) identificar os pontos fortes, limitações e desafios do uso do ChatGPT como ferramenta pedagógica no ensino de habilidades clínicas. MÉTODOS: Foi realizado um estudo de simulação de cenários clínicos utilizando o ChatGPT. Foram desenvolvidos três casos clínicos, abordando situações de dor musculoesquelética: (i) um paciente com dor crônica no pescoço e uma bandeira vermelha, (ii) um paciente com dor lombar e uma bandeira amarela, e (iii) um paciente com dor crônica no ombro caracterizada por um fenótipo de dor nociceptiva. Esses cenários e os prompts foram criados por um fisioterapeuta, docente, pesquisador e expert na área de dor e validado por um fisioterapeuta, docente, pesquisador e também expert na área de dor e uma aluna da graduação. Dois estudantes do quarto ano de fisioterapia e que não tiveram acesso aos casos clínicos antes da simulação, participaram das entrevistas simuladas. Após a condução das entrevistas, os dois alunos foram orientados a solicitar feedbacks específicos, que avaliava habilidades de comunicação, empatia e tomada de decisões. O feedback foi analisado para determinar os pontos fortes, as fraquezas e as áreas de melhoria. RESULTADOS: Os estudantes demonstraram boa comunicação empática, entrevistas estruturadas e engajamento eficaz com os pacientes simulados, alinhando-se com o modelo biopsicossocial. No entanto, áreas para melhoria foram identificadas, incluindo maior exploração dos fatores psicossociais, melhor identificação de bandeiras vermelhas e uso de questionamentos mais estruturados. O ChatGPT forneceu feedback preciso e estruturado, destacando pontos fortes e oferecendo sugestões práticas para aprimorar tanto as habilidades técnicas quanto interpessoais.   CONCLUSÕES: As simulações baseadas em IA, como as realizadas com o ChatGPT, podem complementar o treinamento clínico tradicional, oferecendo feedback formativo personalizado. Embora os estudantes tenham demonstrado proficiência nas habilidades interpessoais essenciais, áreas como o questionamento estruturado e a avaliação psicossocial requerem maior ênfase. IMPLICAÇÕES: Este estudo destaca o potencial da IA como recurso em potencial para o treinamento de alunos do curso de fisioterapia, oferecendo um método escalável e interativo para treinar habilidades essenciais. Os resultados do presente estudo podem auxiliar os docentes a treinar seus estudantes ainda no início da formação permitindo que o aluno desenvolva habilidades interpessoais antes de ter contato com pacientes reais.

Publicado

2025-08-31

Como Citar

Treinamento de Habilidades Interpessoais para a Entrevista Clínica: Um Estudo de Simulação com o ChatGPT. (2025). Anais Do Congresso Brasileiro Da Associação Brasileira De Fisioterapia Traumato-Ortopédica - ABRAFITO, 5(1). https://seer.uftm.edu.br/anaisuftm/index.php/abrafito/article/view/2677