Efeitos da Educação nos desfechos psicológicos de pacientes com fibromialgia: Revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados
Resumo
CONTEXTUALIZAÇÃO: A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dor difusa e manifestações como depressão, ansiedade, catastrofismo e cinesiofobia. Essas alterações impactam negativamente a qualidade de vida e o manejo da condição. Intervenções não farmacológicas, como a educação em dor, têm sido recomendadas por diretrizes internacionais, mas seus efeitos isolados sobre desfechos psicológicos ainda são pouco explorados. OBJETIVOS: Investigar os efeitos de intervenções educativas, aplicadas isoladamente, nos desfechos psicológicos de adultos com fibromialgia, incluindo ansiedade, depressão, catastrofismo e cinesiofobia. MÉTODOS: Foi realizada uma revisão sistemática, registrada no PROSPERO (CRD42023387745) e conduzida conforme as diretrizes PRISMA. As buscas foram realizadas em novembro de 2022 nas bases Web of Science, PubMed, EMBASE, SCOPUS, Cochrane e EBSCO. Foram incluídos apenas ensaios clínicos randomizados com intervenções exclusivamente educativas. A seleção e extração de dados foram feitas por avaliadores independentes, e o risco de viés foi avaliado com a ferramenta RoB 2. A busca foi realizada sem restrição de data, abrangendo todas as publicações disponíveis até o momento da pesquisa. RESULTADOS: Treze estudos preencheram os critérios de elegibilidade, totalizando 1381 participantes. Quanto à qualidade metodológica, de acordo com a ferramenta RoB 2, quatro estudos apresentaram baixo risco de viés, cinco apresentaram alguma preocupação e quatro foram classificados como de alto risco. As intervenções incluíram principalmente a educação em neurofisiologia da dor e educação em saúde, com ampla variabilidade nos conteúdos, durações e formatos de aplicação. Oito estudos demonstraram efeitos positivos nas análises intragrupo, especialmente para depressão e catastrofismo. No entanto, apenas dois estudos evidenciaram superioridade em relação aos grupos controle. A cinesiofobia foi avaliada em apenas um estudo, sem resultados significativos. CONCLUSÕES: As intervenções educativas demonstram potencial para melhorar desfechos psicológicos em pessoas com fibromialgia, particularmente nos sintomas de depressão e catastrofismo. Entretanto, a heterogeneidade dos protocolos e as limitações metodológicas de parte dos estudos dificultam conclusões definitivas. IMPLICAÇÕES: A educação pode ser uma ferramenta promissora no cuidado fisioterapêutico, contribuindo para a abordagem biopsicossocial e para o empoderamento dos pacientes. Sua inclusão em programas interdisciplinares pode favorecer o enfrentamento da dor e a melhoria na qualidade de vida. Ensaios clínicos mais robustos são necessários para validar essas evidências.Publicado
2025-09-11
Como Citar
DOS REIS MAIER, C., MACEDO, N., CRISTINA DE SOUZA, L., VILLARINO, G., ANDRADE, A., & ARAÚJO DA LUZ KOERICH, M. H. (2025). Efeitos da Educação nos desfechos psicológicos de pacientes com fibromialgia: Revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados. Anais Do Congresso Brasileiro Da Associação Brasileira De Fisioterapia Traumato-Ortopédica - ABRAFITO, 5(1). Recuperado de https://seer.uftm.edu.br/anaisuftm/index.php/abrafito/article/view/2697
Edição
Seção
Resumo