Melhoria da Compreensão e Potencial Adesão ao Tratamento em Adolescentes com EIA através de Intervenção Educacional Visual

Autores

  • LAURA CECILIA AFONSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM)
  • CAMILLA PERES ALMEIDA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM)
  • ANDERSON ALVES DIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM)
  • ANDRÉA LICRE PESSINA GASPARINI UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM)

Resumo

CONTEXTUALIZAÇÃO: A Escoliose Idiopática do Adolescente (EIA) acomete entre 1% e 3% dos indivíduos com idades entre 10 e 16 anos, apresentando-se frequentemente de forma assintomática, o que contribui para o atraso no diagnóstico e no início do tratamento. A identificação precoce é fundamental para a melhora dos desfechos clínicos e para a prevenção de deformidades no tronco, que comprometem a biomecânica torácica e a qualidade de vida. Contudo, o conhecimento restrito sobre a condição e a ausência de materiais educacionais acessíveis limitam a compreensão e a adesão ao tratamento por parte dos adolescentes e de seus familiares. OBJETIVOS: Desenvolver e avaliar a efetividade de um recurso educacional visualmente atrativo na ampliação do conhecimento e da adesão ao tratamento entre adolescentes diagnosticados com EIA. MÉTODOS: Trata-se de um estudo observacional, transversal, não controlado, com amostragem intencional e abordagem qualitativa. Uma revisão abrangente da literatura, aliada a entrevistas com adolescentes, familiares e profissionais de saúde, orientou a elaboração de um vídeo animado e de um livreto educativo. Participaram voluntariamente adolescentes do sexo feminino com diagnóstico de EIA, acompanhadas no serviço de coluna de um hospital terciário localizado em uma macrorregião composta por 27 municípios do Triângulo Mineiro. Os dados qualitativos foram coletados por meio de sessões individuais com o vídeo (n=10) e o livreto. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer número 4.650.238, com termo de assentimento dos responsáveis obtido por todos os participantes. RESULTADOS: A exibição do vídeo educativo resultou em melhora na compreensão dos adolescentes e de seus familiares acerca da EIA, conforme evidenciado nas avaliações realizadas antes e após a exibição, com base em três questionamentos: “O que é escoliose?”, “Como podemos identificar?” e “Como é o tratamento?”. A análise qualitativa por meio de Nuvem de Palavras revelou alinhamento entre os conceitos-chave retidos pelas adolescentes e as principais mensagens veiculadas no vídeo. As participantes relataram aumento da consciência e da confiança em relação à sua condição. Resultados preliminares sugerem que exposições repetidas ao vídeo podem contribuir para uma maior retenção do conhecimento e um maior engajamento com os protocolos de tratamento. CONCLUSÕES: A utilização de um recurso educacional visual, com fundamentação científica e apelo estético visual, demonstrou efetividade na ampliação do conhecimento e potencial adesão ao tratamento entre adolescentes com EIA. Estudos futuros, são necessários para investigar os principais desfechos relacionados à contenção da curva escoliótica em longo prazo e explorar estratégias educacionais complementares para apoiar ainda mais o engajamento e adesão desses pacientes. IMPLICAÇÕES: O estudo propõe um modelo de desenvolvimento de recursos educacionais com base em evidências, contudo com a  participação ativa de adolescentes, familiares e profissionais de saúde, fortalecendo a abordagem centrada no paciente e nos envolvidos no processo de tratamento. O aumento da compreensão sobre a EIA favorece o engajamento dos adolescentes e familiares com o tratamento específico, o que pode contribuir para melhores desfechos clínicos. Ao facilitar o entendimento da condição e do tratamento, o material educativo promove maior autonomia e segurança por parte dos adolescentes e suas famílias.

Publicado

2025-09-11

Como Citar

AFONSO, L. C., PERES ALMEIDA, C., ALVES DIAS, A., & LICRE PESSINA GASPARINI, A. (2025). Melhoria da Compreensão e Potencial Adesão ao Tratamento em Adolescentes com EIA através de Intervenção Educacional Visual. Anais Do Congresso Brasileiro Da Associação Brasileira De Fisioterapia Traumato-Ortopédica - ABRAFITO, 5(1). Recuperado de https://seer.uftm.edu.br/anaisuftm/index.php/abrafito/article/view/2760